Líderes & Negócios - Sebrae - SP

Líderes & Negócios - Sebrae - SP

Liderança em favor do agro e dos pequenos negócios; A força do associativismo em apoio à competência e resiliência de quem trabalha muito pelo Brasil

Economista, pós-graduado em Administração e em Políticas Públicas, Tirso de Salles Meirelles exerce liderança voltada à defesa e fomento de duas atividades decisivas para o País: o agro e os pequenos negócios. É vice-presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SP) e, desde 2018, preside o SEBRAE-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). 


O SEBRAE-SP realiza em torno de 13 mil atendimentos por dia em seus canais presenciais e digitais. Para Tirso, é necessário estar cada vez mais próximo dos pequenos negócios, 24 horas por dia, sete dias por semana, com qualidade. “Para isso investimos na expansão da rede física, na transformação digital e no desenvolvimento de equipes. Atuamos também nos Arranjos Produtivos Locais, fortalecendo as vocações municipais. É um trabalho integrado entre o Conselho Deliberativo, a Presidência e a Diretoria Executiva, exercida por Marcos Vinholi e Ivan Hussni”, aponta.


Sob a orientação do presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP/Sindicatos Rurais, Dr. Fábio de Salles Meirelles (ver BOX), o trabalho de Tirso na proposição e operacionalização de projetos tem sido relevante para que os produtores enfrentem, desde 2020, os impactos da pandemia e das incertezas do Brasil e do mundo. Neste período coordenou, em parceria com Sindicatos Rurais, a produção de mais de 4 milhões de máscaras e a realização de mais de 500 mil testes de COVID-19 através de acordo de cooperação com o Ministério da Saúde, seguindo as orientações do presidente Jair Bolsonaro. Outra ação firme foi o posicionamento contra os ataques internacionais à agropecuária brasileira, sempre em congruência com a segurança alimentar, que se destaca na agenda da entidade, que também tem atuado de modo amplo na governança ambiental, social e corporativa (ESG). “A agropecuária paulista trabalha hoje com altos níveis de sustentabilidade. Prova disso é que está habilitada a exportar para os mercados mais rigorosos do mundo. 61% da cobertura vegetal nativa do Brasil estão preservados, sendo que 11% do total encontram-se nas 5,07 milhões de propriedades rurais do País”, ressalta Tirso.


 Por outro lado, cabe acentuar que a tecnologia está cada vez mais presente na agropecuária. As agrotechs e startups na área estão ocupando um espaço importantíssimo. “Estamos criando o “Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo”, uma parceria entre Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, FAESP, SENAR/SP E SEBRAE-SP, integrando as regiões tecnológicas de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e Botucatu”.


Tirso tem fomentado a tecnologia também em outros setores como o da saúde (healthtechs), em ações como a proposição, conjuntamente com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim e o Presidente do Hospital do Amor, Henrique Prata, de se constituir também uma grande região tecnológica entre Barretos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. 


Há, ainda, em sua atuação, várias ações de inovação, como demonstram projetos como o Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar, em parceria com a CNA e que funcionará em Ribeirão Preto, o Centro Avançado de Tecnologia Digital para o Campo, que será implementado em São Roque e a nacionalização da Faculdade SEBRAE, com modernas metodologias de ensino de educação empreendedora.


 Além de parcerias nacionais, há excelentes resultados com os “Projetos Integrados” da FAESP/SENAR-SP, SEBRAE-SP e Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, com apoio do Governador Rodrigo Garcia. “Os projetos integrados trouxeram soluções para problemas de décadas, como a aprovação da nova lei do SISP artesanal, que possibilitou a inclusão dos pequenos produtores paulistas no regime de inspeções. Produtores de queijos, embutidos, mel, pescados etc. poderão comercializar legalmente seus produtos”, comenta Tirso.


“Tivemos, ainda, conquistas tributárias. Depois de grande esforço em reuniões com o governo e a idealização do tratoraço, conseguimos a redução do ICMS em São Paulo para produtos agropecuários e a renovação do Convênio 100/97 pelo Confaz, até 31 de dezembro de 2025, garantindo a isenção desse imposto para insumos”, frisa Tirso. “Nosso trabalho faz justiça e responde à capacidade de superação e resiliência dos produtores rurais e dos empresários de pequenos negócios. São pessoas valorosas, que, até nos momentos mais difíceis, trabalham incansavelmente pela economia e pela população brasileira”, conclui o líder setorial. 

 

Protagonismo em defesa do campo

 

À frente da FAESP/SENAR, Fábio de Salles Meirelles também presidiu a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o SEBRAE-SP. Deputado federal na década de 90, foi ferrenho defensor e líder político do setor. Dedica sua vida ao campo, buscando sempre a união das entidades nacionais, estaduais e sindicais, o avanço da atividade e a valorização dos produtores e trabalhadores rurais.


Foto: Lidia Muradás

Compartilhar: