Luta pela conscientização
Ao lado da filha, Ana Carolina conta como nasceu a ideia do TEABraço

Luta pela conscientização

Idealizadora da Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista, Ana Carolina Felício conta história de superação que resultou na iniciativa; quarta edição do evento é realizada de 1º a 7 de abril

A luta incessante de Ana Carolina Felício pela busca do tratamento da filha começou há 19 anos, em uma época em que as informações sobre autismo eram escassas. Aos seis meses, a criança começou a ter convulsões e logo foi diagnosticada com um tipo de epilepsia maligna. A partir desse momento, a empresária foi atrás de informações que pudessem ajudar no tratamento de Júlia. Aos três anos, a garota parou de falar e apresentou outros comportamentos, com quadro diagnosticado como Transtorno do Espectro Autista (TEA), que tem como principal sintoma a dificuldade de interação social e a comunicação. 
Júlia gosta tanto de animais que quer ser veterinária
Na tentativa de buscar soluções para o problema da filha, Ana Carolina conheceu o neuropediatra Carlos Gadia — referência em autismo no mundo e diretor do Nicklaus Children's Hospital na Flórida (EUA). Juntos, criaram o projeto TEAbraço (Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista), que pertence ao Instituto Jujuba, atuante em projetos de capacitação para familiares e profissionais do TEA, além de promover iniciativas de inclusão de autistas na sociedade. “Eu abri mão de tudo. Mas, se me perguntassem se eu mudaria, eu diria que não. Hoje, sou uma pessoa muito melhor e a cada dia aprendo com ela. Sofri muito, mudei de cidade, país, meu primeiro casamento acabou, perdi amigos, mas com certeza ganhei muitos outros também. Dou valor a coisas extremamente pequenas, como lavar as mãos. Eu vibro com situações assim, isso traz sentido para minha vida”, diz.

Atualmente, Júlia já consegue se expressar melhor, desenvolver atividades, passeia quase todos os dias no shopping, gosta muito de cinema, comida japonesa e adora animais. Já deixa claro, também, que quer ser médica veterinária.

O evento

A 4º edição do TEAbraço é realizada de 1º a 7 de abril, no Shopping Iguatemi, com extensa programação que promove a conscientização e a inclusão. O evento envolve diferentes vertentes para a inclusão do público, com presenças do médico Carlos Gadia e do neurocientista Alysson Muotri. Carlos abordará em um Workshop Internacional assuntos recorrentes ao universo do autismo, como genética, avanços da medicina, tratamentos, pesquisas, comorbidades, direitos, canabidiol, entre outras questões. Já o neurocientista comandará a Conferência "Genética e Autismo", realizada pela Tismoo — primeira empresa do mundo voltada exclusivamente à medicina personalizada para o tratamento e diagnóstico do TEA. Jogos, oficinas, pinturas, contação de histórias também farão parte da extensa programação do TEAbraço.

“Há profissionais que vêm dos EUA voluntariamente, pelo carinho que têm com o evento. Esse é um trabalho que faço com muito amor, dedicação e carinho. Aconselho às mães que tenham muita paciência com os filhos, porque o que a gente recebe é mil vezes mais do que ganhamos”, reforça Ana Carolina. Júlia, a filha que hoje se considera muito feliz, é presença confirmada no Espaço Jujuba, local voltado para atividades lúdicas e gratuitas para crianças de todas as idades.

Para saber mais informações sobre a programação da 4ª edição do TEAbraço, acesse: www.teabraco.com.br.

Texto: Bruna Romão | Foto: Julio Sian.

Compartilhar: