Mercado de trabalho em RP

Mercado de trabalho em RP

Ao todo foram 7.590 vagas geradas na economia local serviços e construção civil, isso mostra o maior dinamismo desses setores, em relação aos demais

A análise do mercado de trabalho em Ribeirão Preto realizada pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) apontou os setores que se destacaram na criação de novas vagas de trabalho no período de janeiro a julho de 2011, sendo eles Serviços e Construção Civil. O levantamento aponta a abertura de 3.291 vagas de Serviços e 2.750 no setor de Construção.

Ao todo foram 7.590 vagas geradas na economia local, isso mostra o maior dinamismo desses setores, em relação aos demais.

Para o economista Fred Guimarães, comparando os mesmos períodos dos últimos anos, o setor de Serviços tem se destacado como aquele com maior número de vagas geradas. “Atualmente, verifica-se uma expansão continua nas vagas geradas pelo setor de construção civil, comparando com as vagas geradas pelo Comércio e pela Indústria”, conta.

Em 2010, das 8.219 vagas geradas nos primeiros sete meses, 3.674 foram abertas no setor de serviços, 2.019 na área de construção civil, 1.167 no comércio e 889 na indústria.

Segundo os economistas responsáveis pela análise Fred Guimarães e Vicente Golfeto, esse resultado mostra que o setor de construção civil é o que apresenta maior dinamismo na economia local. O que possibilitou ao setor aumentar sua participação relativa no estoque de empregos formais na economia local. Essas mudanças reduziram a participação do emprego nas áreas do comércio, serviços e na indústria.

“Em análise as estatísticas das empresas de Ribeirão Preto registradas na Junta Comercial de São Paulo, de um grupo de 697 empresas, 129 são incorporadoras e construtoras, o que significa que em relação ao número de empresas abertas, 18,5% pertencem ao setor de Construção Civil”, ressalta Fred Guimarães.

Além disso, considerando as novas vagas geradas na economia, o salário médio de admissão evoluiu de forma distinta nos principais setores da economia em Ribeirão Preto nos últimos anos.  Entre os setores com menor dinamismo na criação de vagas, estão a indústria de calçados e a indústria têxtil.

A análise do mercado de trabalho revelou que os dados do emprego formal em Ribeirão Preto apontam para uma economia aquecida, com aumento dos salários em quase todos os setores, o que resulta num maior poder de compra da população e elevação da massa salarial.

“Apesar de estar menos acelerado do que esteve em 2010 e no primeiro semestre do corrente ano de 2011, o mercado de empregos continua em alta, em nossa região e alguns municípios”, conclui Fred.

Revide On-line
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: