Mercado diversificado

Mercado diversificado

Cada dia mais exigente, os consumidores são rigorosos na hora de escolher a moradia

O mercado imobiliário de Ribeirão Preto impressiona não só pelo alto número de lançamentos, que continua aumentando a cada ano, mas, especialmente, pela variedade. O público é o grande responsável por essa característica mais generalista do setor. Cada dia mais exigente, os consumidores são rigorosos na hora de escolher a moradia. Adquirir uma residência, na maioria dos casos, é um grande sonho e, por isso, o comprador quer todas as suas expectativas completamente atendidas. Algumas pessoas preferem as casas. Outras famílias são adeptas da modernidade e do conforto dos edifícios. Para quem tem uma vida agitada e mora sozinho, ou está começando a vida a dois, o desejo é obter o máximo de praticidade através de um residencial compacto.

É justamente esse cenário abrangente que as construtoras da cidade consideram em seus empreendimentos. Antes de lançar um novo projeto, há um completo estudo para traçar as características do empreendimento. “Na etapa de planejamento, fazemos uma análise do mercado, constatamos a demanda e, a partir daí, imaginamos o perfil do morador. Todos os elementos inseridos na planta das unidades, nas áreas comuns e nos espaços de lazer são cuidadosamente pensados, formando um conjunto ideal para contemplar as necessidades desse público específico, sempre primando pela qualidade”, explica Eduardo Nogueira, diretor da Stéfani Nogueira Engenharia.

Um dos projetos do portfólio da Stéfani Nogueira que segue essa linha é o Santorini Club Residence. Instalado em uma área de quase 48 mil m², o condomínio é uma ótima alternativa para quem gosta de um estilo de vida mais tradicional e não abre mão de uma casa como moradia.

O empreendimento é formado por sobrados de 165,40 m². Para englobar o maior número possível de clientes, a construtora investiu na versatilidade. O futuro morador teve oito modelos de fachadas para a sua escolha, além de opções de número de dormitórios e cômodo extra, que pode ser aproveitado como home cinema, home office ou quarto de empregada, dependendo da planta.

Romeu Balardin, diretor da Habiarte Vendas, ressalta outro recurso fundamental para suprir o desejo dos consumidores de forma eficiente. “Com certeza, as pesquisas direcionadas são interessantes. Porém, o mais importante para seguir o caminho correto é ouvir o cliente. Ele apontará os pontos positivos e negativos, dará sugestões e fará críticas que ajudarão no planejamento do novo empreendimento. Com isso, atingimos a precisão estratégica naquele imóvel, ou seja, assim que chegar ao mercado, o produto causará uma pronta identificação com o consumidor. Através desse processo, no fim, cada imóvel acaba tendo uma personalidade específica”, indica. Mesmo que cada residencial seja único, o diretor destaca que algumas características devem constar em todos os condomínios. “Qualidade em todos os detalhes, localização privilegiada e infraestrutura completa são pontos essenciais para a aceitação do público”, ressalta Romeo.

A Habiarte segue essa filosofia em todos os seus empreendimentos. A construtora atua em diversas áreas da construção civil, em especial, nos edifícios residenciais de alto padrão, como o Cidade de Madrid. O prédio está sendo construído em um terreno de 3 mil m² no Mirante Morro do Ypê, na Alta Fiusa. Serão 48 apartamentos, sendo 44 tipo, de 302 m² de área privativa, dois dúplex, 451 m² e duas coberturas tríplex, de 598 m². “O Edifício Cidade de Madrid segue o conceito e o alto padrão de um apartamento por andar, porém com as vantagens condominiais de ter duas unidades por pavimento”, aponta o diretor. Segundo Romeu, o condomínio é muito procurado por famílias que querem um lugar tranquilo para morar, com espaços amplos e confortáveis, com área de lazer, segurança e infraestrutura.
Para o arquiteto Carlos Trocca, essa ampliação na gama de produtos oferecidos aos consumidores mostra um amadurecimento do mercado. “A construção civil constata as mudanças que ocorrem no estilo de vida das pessoas. Essas alterações interferem na concepção de bem viver delas e, consequentemente, nos projetos residenciais. Agora, as empresas têm condições de oferecer nichos de produtos específicos a cada uso. Isso é uma evolução”, argumenta o arquiteto, que dá um exemplo ilustrando esse cenário. “As famílias formatadas tempos atrás não existem mais como regra: os filhos saem de casa para morar sozinhos ou com amigos, os casais se separam, as pessoas têm que morar em outra cidade por causa do trabalho. Criam-se, portanto, novas maneiras de viver. Nesse caso, necessita-se de espaços cada vez mais individualizados”, comenta.

Foi pensando nesse público que o arquiteto desenvolveu o TheONE. Localizado na zona sul, próximo ao RibeirãoShopping, a palavra-chave desse residencial é praticidade, já que hoje o tempo é considerado um grande patrimônio. O condomínio conta com 80 suítes personalizadas, com 60 m² cada, e também quatro apartamentos dúplex com área aproximada de 115 m². O morador ainda tem à sua disposição uma área de lazer, serviços de pay-per-use, ou seja, paga o que usa, e uma série de lojas de conveniência. É formatado para um cliente contemporâneo, que precisa de agilidade e de conforto no dia a dia. “Cada um tem um estilo de vida e, hoje, o mercado de Ribeirão Preto está preparado para atender a essa demanda”, finaliza.

Fotos: Divulgação e arquivo

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