Metodologias em princípios ecossistêmicos

Metodologias em princípios ecossistêmicos

À frente de posições importantes, o advogado e biólogo José Roberto Gomes de Paula Jr. atua de forma consultiva em questões ambientais, agrárias e no campo do Direito da Família

Nos últimos meses, dois tipos de notícias têm circulado no mundo todo, despertando o clamor de toda sociedade: a pandemia de Covid-19 e os problemas agroambientais. A pandemia e o meio ambiente interligados produzindo no cotidiano significativas reflexões tanto sobre o conjunto de causas responsáveis, quanto as repercussões na vida de toda a população.

O advogado José Roberto Gomes de Paula Júnior tem como frente de atuação Direito Ambiental, Direito do Agronegócio, Direito a Saúde e Direito da Família, e explica que a este período haverá diversas consequências. “A pandemia chegou para quebrar paradigmas, impactando as relações jurídicas e as sociais, não requerendo apenas novas competências e técnicas avançadas, mas também de revalorização de uma melhor qualidade da vida”, pontua. 

José Roberto também é biólogo, especialista em Educação Ambiental pela UFSCar e pós-graduando em Direito Agrário e Ambiental. Além disso, é membro efetivo da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da 12º Subseção da OAB de Ribeirão Preto, membro da Comissão Estadual de Agronegócios e Relações Agrárias OAB Seção São Paulo e também membro da União Brasileira de Advocacia Ambiental (UBAA) e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). 

O advogado atua de forma consultiva e contenciosa em todo o tipo de questões ambientais, agrárias e no campo do direito de família, com assessoria além do aconselhamento sobre requisitos ou exigências legais. “A atuação se baseia na inovação, na ética e defesa intransigente dos direitos”, destaca. 

José Roberto afirma ser impossível antecipar todas as questões que deverão ser enfrentadas pós pandemia e como elas se relacionarão com o Direito, sobretudo circunscrever estas questões no estrito âmbito das ciências jurídicas. “Não é o momento de confinarmos apenas num discurso jurídico hermético e sem qualquer significado prático. Por isso, faz-se necessário, mais do que nunca, que os debates tenham um caráter de solidariedade, formação e rompimento de barreiras”, argumenta. 

Segundo ele, a pandemia exigiu de forma súbita aos advogados resiliência e flexibilidade no enfrentamento das questões socioambientais, uma maneira de solucionar os conflitos jurídicos através de uma abordagem ecossistêmica. “Os impactos têm comprometido o funcionamento e a regulação naturais do meio ambiente e, consequentemente, a capacidade deste em suprir os serviços ambientais. A formulação e aplicação de metodologias baseadas em princípios ecossistêmicos permite balizar as decisões de agricultores, gestores e cidadãos”, conclui.

DR. JOSÉ ROBERTO GOMES DE PAULA JÚNIOR
Tel.: (16) 99157.1230
 www.gomesdepaulajr.com.br

Compartilhar: