Missão cumprida
Depois de cinco dias de trabalho intenso em Irecê, no interior da Bahia, a 17ª edição do projeto Voluntários do Sertão chega ao fim com resultados expressivos
Fazer o bem sem olhar a quem e, com isso, ter a chance de transformar vidas. Essa é a proposta do Voluntários do Sertão. Idealizado pelo empresário Doreedson Pereira, conhecido como Dorinho, o projeto chegou, este ano, a 17ª edição, levando mais de 350 profissionais até Irecê, na Bahia, para prestar assistência médica, odontológica e social a uma população extremamente carente. Ao retornarem a Ribeirão Preto em um avião cedido pela Forca Aérea Brasileira (FAB), no dia 22 de abril, os participantes emanavam uma alegria contagiante que evidenciava, claramente, a satisfação por terem cumprido a missão proposta.
Em cinco dias de trabalho — de 17 a 21 de abril — o grupo realizou 46.508 atendimentos. Esse número é, aproximadamente, 15% maior do que o estimado pela organização. “Essa edição foi maravilhosa. Superamos todas as nossas expectativas, não só pela quantidade, mas pela qualidade dos profissionais. Gostaria de agradecer a cada um dos envolvidos, que, ao unirem forças, formaram uma equipe completa, coesa e comprometida”, ressalta Dorinho, que contou, ainda, com o apoio dos governos federal, estadual e municipal para viabilizar o mutirão.
As consultas e os procedimentos ficaram divididos em 14 pontos da cidade e foram estendidos para os moradores de 20 municípios da região, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Para cerca de 90% das pessoas que nos procuraram, o auxílio que estávamos oferecendo era uma oportunidade única. Por isso, participar dessa ação foi tão gratificante”, conta Cristiane Dalvo de Matos, especialista em Odontologia, área responsável por restaurar sorrisos, como o da dona Nair Alves de Araújo que, com falhas nos dentes, mantinha os lábios serrados há 20 anos. “Trabalho na roça, plantando milho, feijão e mamona. Não tinha dinheiro para a cirurgia”, explica Nair. Agora, ela não se esconde mais e faz questão de exibir o resultado do tratamento.
Telma Rodrigues foi outra beneficiada pelo projeto. Após a cirurgia para retirar uma catarata agressiva, a paciente pode realizar o sonho de ver, novamente, as filhas, Susana e Tamires. “Quando crescer, quero ser médica para ajudar as pessoas do mesmo jeito que fizeram com a minha mãe. Eu nunca vou esquecer esse dia”, afirma a pequena Susana, de oito anos. Messias Fernandes de Souza também recuperou a visão, comprometida pela catarata, graças à intervenção dos voluntários. “Achava que não ia enxergar nunca mais, mas, aí, eles vieram, trazendo esperança. Estou muito feliz”, revela Messias.
Histórias como as citadas acima motivam os profissionais a se juntarem a essa causa. “A doação é intensa, mas recebemos de volta uma energia revigorante. Nós, de fato, mudamos a vida das pessoas para melhor. O projeto nos convida a reavaliar os nossos valores ao retornamos para a nossa cidade”, destaca a médica, Agnes Watanabe. Segundo a médica Rosângela Buck, voluntária há sete anos, em cada município, as experiências são muito diferentes. “Engana-se quem pensa que nossa atuação se resume ao tratamento de patologias. Temos que dar um norte para a população. Muitas vezes, eles não têm acesso a informações básicas”, salienta a pediatra.
Questão previdenciária
Além dos cuidados e da promoção à saúde, o Voluntários do Sertão ainda disponibiliza orientação jurídica à população. Nesta edição, teve até casamento. “Moramos juntos há 30 anos. Sempre tivemos vontade de oficializar a nossa união e, finalmente, através desse projeto, conseguimos”, comemoram Carla Andréa Lima da Silva e Joasir Pereira Lima. Há, ainda, uma alta demanda relacionada a questões previdenciárias, já que a maioria dos moradores da região nunca contribuiu com o Sistema Previdenciário. Essas pessoas, que lidam com a lavoura, em regime de economia familiar, têm direito aos benefícios da Previdência, mesmo sem pagar. São os segurados especiais.
Geralmente, por falta de conhecimento, esses trabalhadores passam necessidade, não solicitam salário maternidade, afastamento, auxílio reclusão e aposentadoria, por exemplo. “O nosso trabalho é intervir nesse meio, fazendo reuniões e palestras informativas, para identificar cada caso. Em um segundo momento, preenchemos os requerimentos, agendamos consultas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e montamos o processo para que todos possam requerer seus direitos. Essa ação visa, não só a distribuição de renda, para diminuir a desigualdade social, mas, também, ao resgate da cidadania”, comenta o advogado Hilário Bocchi Júnior. Os profissionais ainda capacitam pessoas da cidade, para dar continuidade ao serviço. “Disponibilizamos um aplicativo, o Aposente Fácil, para que eles recebam nossos treinamentos, gratuitamente, em tempo real, pela internet, e possam seguir, por conta própria, com os procedimentos”, finaliza o voluntário.
Visita ilustre
Em 2016, o Voluntários do Sertão realizou atendimentos gratuitos de Odontologia e de Oftalmologia para famílias atendidas pela Fundação Xuxa Meneghel, no Rio de Janeiro. Um ano depois, a apresentadora foi até a Bahia para prestigiar a ação. Xuxa visitou a fazenda Canaã, onde parte da estrutura estava montada, e surpreendeu os participantes. “É necessária a cooperação de muita gente para que essa iniciativa, realmente, aconteça. Tudo é doado, então, o apoio de patrocinadores é fundamental”, destacou a apresentadora. A médica Mestre e Doutora em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Daniela Felipe, fez questão de registar o momento ao lado de Xuxa. “Foi legal conhecê-la, principalmente em uma fase de divulgação de ações do terceiro setor. A nossa causa é forte, porém, para que ela sobreviva, é muito importante o envolvimento do maior número de pessoas possível. Se cada um fizer um pouquinho, o resultado será grandioso”, enfatiza Daniela, que integra o projeto há dez anos. “Ainda me lembro da primeira vez que desci de um mono motor em uma cidadezinha do interior da Bahia. A sensação de fazer o bem àquelas pessoas, há tanto tempo desamparadas, é algo indescritível. Atendi, incessantemente, mais de 150 pacientes por dia. Vê-los tão confiantes por recuperarem a visão, através de uma cirurgia ou do óculos, é sempre uma experiência única, transformadora”, recorda a especialista.
Números parciais da 17ª edição
Atendimentos
4.126 - Clínica Médica e especialidades
1.040 - Pediatria
646 - Unidade Móvel Bairros
4.042 - Enfermagem
1.335 - Ginecologia
1.535 - Odontologia
4.508 - Oftalmologia
Exames
1.766 - Análises Clínicas
1272 - Ultrassonografia
524 - Mamografia
454 - Eletrocardiograma
63 - Endoscopia
49 - Colposcopia
7 - Vulvoscopia
Distribuição de produtos
14.000 - Preservativos
7.000 - Kits de higiene bucal
2.000 - Kits de higiene pessoal
1.000 - Brinquedos
800 - Multimistura
Diversos
11.576 - Procedimentos Odontológicos
4.475 - Saúde Bucal e promoção da saúde
3.170 - Atendimentos na Farmácia
2.263 - Óculos de Grau
1.561 - Cirurgia Oftalmológica
1.049 - Previdência Social
607 - Cirurgia Geral
325 - Conecta Saúde
115 - Prótese Dentária
Total geral
46.508