Movimente-se com cuidado

Movimente-se com cuidado

Exagerar nos exercícios físicos para estar com o corpo malhado no verão pode causar lesões graves

Com a proximidade do verão, muitas pessoas estão procurando as academias para iniciar algum exercício físico, na expectativa de estar em forma quando a estação mais quente do ano chegar.

A musculação é um dos exercícios mais procurados, pois trabalha diretamente nos músculos eliminando a gordura e definindo-os. Além disso, acelera o metabolismo, fortalece as articulações, melhora o sistema respiratório, auxilia na circulação sanguínea e possui gasto calórico considerável.

Apesar dos inúmeros benefícios a musculação feita em grande intensidade pode provocar lesões ou problemas mais sérios. “A maioria dos atendimentos são consequências de atividade física malfeita ou em excesso”, comenta o fisioterapeuta Marcelo Neves Nicoleti.

Segundo o professor de educação física, Luis Francisco Dechandt Junior, falta de aquecimento, alimentação inadequada, vestimenta impropria para prática de atividade física, treino em excesso e movimentos incorretos são os erros mais comuns vistos nas academias. “Geralmente esses erros ocorrem, pois as pessoas ao iniciar alguma atividade física já vivenciaram em algum determinado momento de sua vida alguma pratica esportiva, e acham que os exercícios não têm uma metodologia ou uma rotina a ser seguida”, explica.

Contratura muscular, tendinite, distensão muscular e problemas de coluna são alguns dos problemas ocasionados. O exagero na realização de exercícios físicos e a falta de acompanhamento do profissional também são motivos do aparecimento de lesões durante a prática dos exercícios.

“O exagero na prática do exercício físico pode ocasionar vários problemas, desde dores musculares, lesões musculares e articulares e o famoso “overtraining” que nada mais é que o excesso de treino sem possibilitar que a musculatura se recupere e se adapte ao próximo treino”, ressalta Junior.

As articulações, principalmente os joelhos, são as que mais sofrem com o peso excessivo e as séries de exercícios constantes e de impacto. Outra causa de incidência de lesões é a má postura na realização dos exercícios. “Além dos cuidados básicos ao praticar um exercício, deve-se levar em consideração a faixa etária e a individualidade biológica para que a atividade seja dosada de acordo com a condição física de cada um”, frisa Marcelo.

Não é necessário correr riscos para garantir um corpo saudável para o verão, hábitos simples podem auxiliar na perda de peso e consequentemente no ganho da massa muscular. “Independente do exercício a ser praticado é necessário que no inicio a pessoa realize um bom aquecimento preparando a musculatura e as articulações para a pratica do exercício. Realize a parte principal do treino e no final um alongamento ou mesmo uma caminhada em ritmo moderado”, finaliza o professor de educação física.

Confira as dicas para quem vai iniciar uma atividade física
Por Luis Francisco Dechandt Junior

- Realize exames médicos antes do inicio de qualquer atividade física
- Procure sempre a orientação de profissionais capacitados, professores registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF), para orientação da prática da atividade física.
- Hidrate-se bem
- Alimente-se a cada três horas
- Comece com exercícios que você goste ou que tenha mais aptidão.
- Respeite os limites do seu corpo, você o conhece melhor do que ninguém.

Revide On-line
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Julio Sian

Compartilhar: