Muitas páginas de vida

Muitas páginas de vida

Comemorando 37 anos de atuação ininterrupta — 1.180 edições depois da primeira —, a Revide celebra contar a história de Ribeirão Preto e de sua gente

Uma história sendo escrita por quase quatro décadas. De maneira ininterrupta, a Revide chega aos 37 anos com seu lugar de relevância na imprensa de Ribeirão Preto consolidado. Da primeira edição, que circulou em 14 de julho de 1986, até os dias de hoje, são mais de 1.180 edições da Revide — entre impressas e digitais (nos últimos anos) —, que contam a história de Ribeirão Preto e de sua gente, de forma criativa, idônea e independente.
Há mais de 30 anos, quando a Revide surgiu, a cidade de Ribeirão Preto contava com cerca de 500 mil habitantes. O país passava por turbulências econômicas como a adoção de uma nova moeda, o Cruzado, e acontecia a 13ª Copa do Mundo, que teve a Argentina como a grande campeã. Passados 37 anos, Ribeirão Preto conta hoje com quase setecentos mil habitantes — 698 mil segundo o último Censo do IBGE —, o país vive uma estabilidade econômica, após a adoção de uma nova moeda, o Real, e a Argentina ocupa, novamente, o posto de campeã da Copa do Mundo. 


Ao longo de todo este período, a Revide sempre esteve nas mãos dos leitores, mantendo uma linha editorial pautada por assuntos de relevância local e regional que fortaleceu o vínculo com o seu público-alvo. Assim a revista tornou-se a mais antiga publicação impressa, em seu segmento, em circulação na cidade e a única revista semanal. “O nosso foco sempre foi falar das coisas daqui para as pessoas daqui, criando essa identificação. Abrimos espaço para que pessoas de relevância regional pudessem mostrar seu trabalho, sua atuação social ou profissional, algo que, de alguma maneira, impactasse na vida das pessoas”, observa Isabel de Farias, idealizadora da Revide, que segue à frente da publicação como diretora comercial até os dias de hoje. 


Murilo Pinheiro, diretor de Redação da revista há 34 anos, destaca que a mídia impressa tem como característica particular criar com o formador de opinião uma identificação importante, e, a partir daí tornar-se um canal de comunicação longevo. “A Revide é um produto difusor de informação do ponto de vista jornalístico e, também, comercial. O que norteia o nosso trabalho é oferecer um conteúdo consistente para pessoas que buscam informação de qualidade, que fale do seu universo, do seu mundo. Somos uma marca consolidada do jornalismo local e regional e seguimos com nosso propósito, de cobrir nossa ‘aldeia’ da melhor maneira possível”, enfatiza.
Consolidar-se há quase quatro décadas como uma referência de veículo de comunicação impressa no interior, em uma cidade do porte de Ribeirão Preto, para a editora da Revide, Yara Racy, é motivo de celebração não apenas para toda a equipe, mas para todos os ribeirão-pretanos. “Considero a Revide um patrimônio de Ribeirão Preto. Quantas cidades podem orgulha-se de possuir um veículo impresso tão longevo e com uma história de credibilidade, de versatilidade e de utilidade pública como a Revide? As páginas da revista já fizeram denúncia, já compartilharam memórias e já projetaram o futuro, em um exercício que persiste, semanalmente, dar voz às pessoas e vez aos fatos. A entrega da revista à cidade é enorme, algo que muitas localidades ao nosso redor, que não possuem uma publicação semelhante, reconhecem”, enfatiza a editora. 

 

O valor da periodicidade


A proposta inicial dos fundadores da Revide era que a revista fosse mensal, e assim ela permaneceu até 1997, quando passou a ser semanal, mantendo essa periodicidade por cinco anos. Em 2001, a Revide voltou a ser lançada mensalmente. No ano de 2005, já amadurecida editorialmente e mais consolidada junto aos leitores e ao mercado publicitário, a revista voltou a ser publicada semanalmente e redirecionou seu foco para públicos A e B, formato que permanece até hoje, com edições quinzenais impressas e semanais digitais. “Acreditamos que esse modelo não cria um hiato muito grande entre os acontecimentos e fatos da cidade e que as notícias acabam chegando até as pessoas”, enfatiza Isabel de Farias.


Um dos diferenciais da Revide está na distribuição gratuita, em bancas e locais estratégicos de Ribeirão Preto como empresas, condomínios, lojas e escritórios, entre outros. A intenção, segundo Murilo Pinheiro, é chegar a um público multiplicador de informações e formador de opinião. “Queremos que essa informação alcance um número maior de pessoas e que essas notícias, fatos e acontecimentos criem uma identificação com o leitor. Por isso, o foco é falar das coisas daqui para as pessoas e tornar esse conteúdo acessível”, complementa o diretor de Redação.


A Revide é a única revista semanal da região de Ribeirão Preto, com 50 edições anuais — são 26 edições impressas e 24 edições apenas na versão digital. A revista impressa quinzenal tem tiragem de 25 mil exemplares, que são distribuídos gratuitamente em Ribeirão Preto — 18 mil revistas em 892 condomínios verticais e horizontais; 4 mil revistas em 1.200 pontos estratégicos como consultórios médicos, escritórios, lojas e restaurantes e 3 mil revistas são deixadas em bancas —, e as edições impressas são publicadas com média de 68 páginas. Considerando que cada exemplar da revista passa, em média, nas mãos de no mínimo cinco pessoas, o impacto das edições impressas é estimado em cerca de 125 mil leitores.


A distribuição da Revide é um ponto forte da marca também na versão digital, que chega em formato PDF, diretamente no whatsapp, a um público formador de opinião e altamente consumidor de 12.800 pessoas. Além disso, tanto a revista digital como a impressa são disponibilizadas gratuitamente para mais de 380 mil usuários únicos do Portal da Revide e nas redes sociais da revista: Facebook (79K), Instagram (42k), X (antigo Twitter) (3K) e LinkedIn (1.5K).


A convergência digital ganhou força em 2010 com a criação do Portal Revide, que não apenas disponibiliza o conteúdo da revista, mas também divulga matérias diárias de interesse do ribeirãopretano. 

 

Conteúdo atual e essencial


A primeira edição da Revide, em 1986, abordou um fato polêmico para a época em Ribeirão Preto:  a derrubada do casarão dos Junqueira Lobato para dar espaço à construção do edifício Center Plaza. Uma postura adotada até hoje em sua linha editorial — a de observar a cidade, os comportamentos, os acontecimentos e as transformações da sociedade sem receio das polêmicas —, pautando-se sempre pelos princípios do bom jornalismo: ética, coerência e imparcialidade.
 

Ao longo dos anos, os assuntos foram se diversificando e o conteúdo editorial foi sendo adaptado às mudanças da sociedade, atendendo a novas demandas e sendo atualizando sempre. Hoje, pode-se dizer que a Revide conta a História por meio de sua própria história. “A Revide sempre foi um tecido amplo, sem preconceitos e com abordagem séria de assuntos como a Aids, por exemplo, que era um tabu nos anos 80. Por não termos vínculos políticos, conquistamos uma importante independência editorial”, salienta Murilo. A Aids foi capa da edição nº 42, publicada em março de 1992, quando a doença se tornou universal uma década após o seu surgimento. 

 

“É importante ter um conteúdo que esteja antenado com a sociedade, que leve para dentro da revista as discussões que pautam conversas nas famílias e no ambiente de trabalho. Sempre mantivemos essa percepção, o que nos motivou também a pensar em projetos específicos, mais segmentados, para atender a uma demanda constante por conteúdos atualizados, tratados de maneira isenta, sem preconceitos ou pré-julgamentos. Isto é manter-se aberto ao novo, contemporâneo e atual”, enfatiza Isabel, completando que para a manutenção da qualidade dos materiais apresentados nas páginas da Revide semanalmente, também são essenciais os feedbacks dos leitores, anunciantes e fontes.

 

Segmentação e diversidade


“Sempre pensei na revista como um produto com conteúdo consistente, que chega na casa das pessoas e pode ser aproveitado por toda a família, pois oferece informação e entretenimento de qualidade para todas a gerações”, diz Isabel. 


Com esse propósito, a Revide diversificou o portfólio impresso, criando produtos segmentados, sempre em consonância com as tendências da sociedade e do mercado editorial. Daí surgiram ideias que se transformaram em projetos especiais que, por sua vez, viraram revistas com temas específicos como moda, saúde, decoração, educação, imóveis, agronegócio, saúde mental, comportamento, gastronomia, universo jovem e sênior, veículos e sociedade, entre outros.


“Esse é um nicho que existe e não pode ser ignorado. É também uma oportunidade de parceria entre o comercial e o editorial. Temos o público interessado em saber mais sobre determinado assunto e anunciantes interessados em colocar sua marca em destaque. Os projetos são pontuais para aprofundar discussões sobre temas que estão em voga em determinado momento”, lembra Murilo Pinheiro.

 

Presente e futuro


Dois produtos especiais em circulação em 2023, marcam as edições impressas da Revide: o “Personalidades que mudaram nosso tempo” e o “Nosso Bairro – Nossa História”.


Com previsão de publicação até maio do próximo ano, o “Personalidades que mudaram nosso tempo” conta nas páginas da revista a história de pessoas relevantes e em plena atividade, que fazem a diferença na vida da cidade. A intenção, segundo Isabel de Farias, é reunir esses perfis em um livro a ser lançado em junho de 2024, em comemoração ao aniversário de Ribeirão Preto.


Já o “Nosso Bairro – Nossa História”, oferece um panorama dos bairros de Ribeirão Preto, com o objetivo de fazer com que a população se reconheça e valorize mais o local onde vive. “Muita gente não conhece a cidade onde mora. Queremos mostrar a história desses bairros, como surgiram, onde estão localizados e quais seus atrativos”, explica Isabel de Farias. O projeto vai até dezembro deste ano, mas deve ter continuidade em 2024, com uma abordagem mais ampla dos municípios que formam a região metropolitana. 


No escopo de projetos futuros estão ainda cadernos especiais voltados ao universo jovem e ao sênior (acima de 60 anos), dois nichos editoriais com amplo conteúdo a ser abordado. “Um dos grandes desafios do jornalismo é a reinvenção e temos que ter criatividade sempre”, salienta Murilo.


“A Revide é uma marca que se manteve, apesar de todas as crises pelas quais passamos, em momentos diversos. Conseguimos criar e consolidar um vínculo com a sociedade de Ribeirão Preto, resultado de todo esse trabalho e dedicação, o que nos fortalece e nos impulsiona para a frente”, finaliza Isabel. 

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