
Mulher em movimento
Liderança feminina de destaque e empresária de sucesso, Vera Naves compartilha experiência transformadora com projetos sociais
Texto: Marina Aranha
Vice-presidente de um dos maiores grupos de transporte do país, Vera Naves sabe bem o que é liderar. Com mais de 30 anos de trajetória, Vera também é conselheira consultiva do Grupo Rodonaves — que engloba sete empresas: RTE Rodonaves, Rodonaves Corretora de Seguros, Rodonaves Caminhões Iveco, Rodonaves Caminhões Seminovos, Rodonaves Restauradora Multimarcas, Rodonaves Locação de Veículos e RTE Agro.
Frente a tanta responsabilidade, ela se transformou em referência como liderança feminina e decidiu passar adiante seu conhecimento e sua versatilidade, encabeçando projetos sociais como o Mulheres em Movimento, programa que objetiva a capacitação, a inspiração e o empoderamento de mulheres por meio de encontros com diversos temas.
Desenvolver o capital humano e a responsabilidade social estão entre as prioridades da empresária, que já realizava ações sociais individualmente. Com o respaldo do Grupo Rodonaves, contudo, ela pode ampliar essa vocação. “Hoje, faz parte do DNA da Rodonaves e de todas as empresas do Grupo atuar no apoio de comunidades por meio de projetos que geram impacto positivo na vida das pessoas”, pontua Vera Naves.
Ainda segundo ela, a iniciativa privada deve ser um importante agente de transformação social. “Por meio das causas sociais, as empresas podem proporcionar mais saúde, bem-estar e educação, principalmente para as comunidades mais carentes. Ao apoiar iniciativas humanitárias, as empresas também reiteram a preocupação com a sociedade”, destaca a empresária.
Na entrevista a seguir, Vera Naves compartilha alguns dos projetos que tem liderado e ressalta o quanto essa prática pode ser transformadora. “Ter a oportunidade de atuar no segmento social reforça vários valores que, para mim, são fundamentais e realizadores. Fazer o bem faz bem”, conclui.
Com mais de três décadas atuando junto à Rodonaves, quais as principais transformações pelas quais passou, pessoalmente, enquanto mulher e líder?
As principais transformações à frente da Rodonaves, sem dúvidas, resumem-se ao crescimento pessoal e profissional. A Vera de anos atrás, que começou na empresa em um box na rodoviária, certamente é muito diferente da Vera atual. Com muito trabalho, esforço, dedicação e fé chegamos aonde estamos hoje. Mas nunca parei de ouvir pessoas, de buscar aprender e tentar ser melhor a cada dia. Esses anos de dedicação me trouxeram conhecimento, muita experiência e segurança, o que possibilita que eu contribua, de formas diferentes, com vários temas dentro da empresa, por meio de projetos de empoderamento feminino e projetos sociais.
A Rodonaves tem se envolvido, cada vez mais, em tais projetos sociais, como Colaboradores do Bem, o Mulheres em Movimento e, agora, parceria com a Childhood Brasil. Como se deu essa sua aproximação com as iniciativas humanitárias e sociais?
Eu sempre acreditei que ajudar o próximo era uma forma de retribuir todas as bençãos e oportunidades que recebi, pois, quando a gente doa algo ou se doa a algo, quem mais ganha somos nós. Então, os projetos sociais nasceram de ações que eu já fazia individualmente como pessoa. Percebemos na empresa a possibilidade de realizar muito mais projetos, tanto internos quanto os externos. Hoje, faz parte do DNA da Rodonaves e de todas as empresas do Grupo atuar no apoio de comunidades por meio de projetos que geram impacto positivo na vida das pessoas. Como o projeto mais recente que acabamos de abraçar, em parceria com a instituição Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa, uma iniciativa que objetiva combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras.
Como funcionará essa parceria com a Childhood Brasil?
A realidade de exploração de crianças e adolescentes ainda é, infelizmente, muito presente nas estradas do nosso país e acreditamos que podemos contribuir para que essa prática termine. Com o programa, estimulamos motoristas e colaboradores a se tornarem agentes de proteção de crianças e adolescentes, além de incentivar a denúncia de qualquer suspeita de exploração sexual. O Grupo Rodonaves realizará diversas ações até dezembro, entre elas a revisão de materiais educativos aos motoristas e produção de vídeos, workshops e webinars. A primeira atividade da empresa com o Programa foi o Cine Na Mão Certa, realizado no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que apresentou em todas as unidades da empresa o filme “Um Crime Entre Nós”, de Adriana Yañes.
Atuar no segmento social afetou, de alguma maneira, sua postura profissional?
Qualquer tipo de trabalho social é grandioso e sempre traz aprendizados distintos. São histórias inspiradoras que se transformam em energia diária para engajar meu time e me conectar com o outro. É muito enriquecedor se colocar no lugar do próximo, é uma troca de amor que preenche qualquer coração. Ter a oportunidade de atuar no segmento social reforça vários valores que, para mim, são fundamentais e realizadores. Fazer o bem faz bem.
Qual a importância de as empresas privadas, no Brasil, especialmente, envolverem-se com causas sociais e apoiarem iniciativas humanitárias?
O setor privado deve ser um importante agente de transformação social. Por meio das causas sociais, as empresas podem proporcionar mais saúde, bem-estar e educação, principalmente para as comunidades mais carentes. Ao apoiar iniciativas humanitárias, as empresas também reiteram a preocupação com a sociedade. Além disso, desenvolvem dentro do ciclo de colaboradores uma sensação de pertencimento, onde eles enxergam que a organização está preocupada com o bem-estar das pessoas e engajada com a comunidade, e não apenas com o próprio desenvolvimento.
Para quem busca se envolver com ações sociais, quais as sugestões que você daria?
Eu diria que as ações sociais precisam ir ao encontro com o propósito e a cultura da empresa. Essa identificação é multiplicada por seus stakeholders, que apoiam e abraçam as causas, e se dedicam ao sucesso delas.
No programa Mulheres em Movimento, o objetivo é capacitar e inspirar mulheres em liderança e empoderamento, por exemplo. Como você tem visto a participação feminina no mercado, ao longo dessas três décadas?
Este é um programa feito por mulheres e para as mulheres, com o objetivo de educar, desenvolver e trazer mais força e empoderamento para as colaboradoras das empresas do grupo. Por meio de encontros mensais (que, durante a pandemia, têm sido realizados de maneira virtual), são abordados diversos temas, como liderança, gestão financeira, saúde, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, gestão de tempo e carreira. Com o programa, queremos, cada vez mais, possibilitar que cada mulher em nossa empresa seja protagonista de sua própria história e inspiração para tantas outras que ainda virão para o universo do transporte. Durante anos, a mulher vem marcando a sociedade com sua perseverança a fim de conquistar seu lugar no mercado de trabalho. Temos passado por grandes obstáculos e, com muita luta, buscamos garantir nossos direitos, nos inserindo em mercados de trabalho que, até então, eram preponderantemente masculinos. Mesmo com os avanços, ainda há muitos desafios para serem superados, por isso é necessário nutrir o debate e a desconstrução dos papéis sociais de gênero, a fim de construir um mercado de trabalho e uma sociedade mais igualitários em condições, ambiente e oportunidades para homens e mulheres.
Qual o seu desejo para o Brasil para os próximos anos?
Desejo um Brasil que tenha como principal pilar de sustentação o respeito. Respeito pelo cidadão e seus direitos, respeito com nosso país e meio ambiente. Respeito com as nossas crianças, que merecem educação e saúde, com os idosos, os trabalhadores. Respeito pelo nosso voto. Em um país regido com respeito, ser justo e ético é motivo de orgulho, é consequência.