Na contramão da crise

Na contramão da crise

Empenho do produtor e desenvolvimento de pesquisas em parceria com institutos e universidades eleva em 8,5% a safra e a qualidade do amendoim

Com previsão de receber 2,6 milhões de sacos de amendoim em casca, a Cooperativa Agroindustrial (Coplana) comemora os resultados e a mais alta classificação da norma internacional British Retail Consortium (BRC).  O volume previsto é 8,5% maior do que o da safra passada (2,383 milhões de sacos) e equivale a 65 mil toneladas (ton.) dos grãos, limpos e secos.



Os 120 produtores cooperados cultivam cerca de 14 mil hectares da semente, que segue sendo colhida até o início de abril. O presidente da Coplana, José Antonio Rossato Junior credita o mérito deste cenário ao empenho do produtor, somado ao desenvolvimento de pesquisas em parceria com institutos e universidades, o que, segundo ele, vai na contramão da crise econômica.

Além das plantações já existentes, segundo Rossato, a terra ocupada pela cana-de-açúcar, que ficava ociosa por meses, hoje produz essa cultura, que representa mais de 50% da renda da Cooperativa. Entre os maiores produtores do país, a Coplana é a maior exportadora nacional de amendoim para a União Europeia e deve comercializar 25 mil ton. do produto para o exterior, ou 23% do volume do Estado, que estima exportar 109 mil toneladas. 

Fotos: Ewerton Alves/Neomarc.

Compartilhar: