Neurocirurgia

Neurocirurgia

Dr. Ricardo Oliveira explica sobre a Neurocirurgia

Qual é o campo de atuação dessa especialidade?

O foco principal da Neurocirurgia é tratar as doenças que acometem o nosso sistema nervoso, tanto a parte intracraniana (cérebro), quanto a coluna vertebral (medula) e os nervos periféricos. Vários tipos de problemas podem ser resolvidos através de uma neurocirurgia: os congênitos (quando o bebê já nasce com algum tipo de anomalia), as deformidades cranianas ou craniofaciais e as neoplasias (tumores na população pediátrica e adulta) são alguns dos casos mais prevalentes. Há, ainda, as disfunções na coluna, como a hérnia de disco e as urgências, como hemorragias cerebrais e traumas. 

Os pacientes têm sido beneficiados pelo avanço tecnológico?

Sem dúvida, mas diferente do que muitos podem pensar, esse avanço é relativamente recente. Até os anos 50, tínhamos poucos recursos. Com o desenvolvimento pós-segunda guerra, houve um avanço significativo em diversas áreas, inclusive na Neurocirurgia. Para você ter uma ideia, a tomografia de crânio, que hoje é algo comum, surgiu em 1972, nos Estados Unidos. Outro exemplo: a ressonância nuclear magnética surgiu na década de 1990. Com a evolução tecnológica, atualmente contamos com um verdadeiro arsenal de instrumentais e de equipamentos que, aliado à uma boa técnica microcirúrgica, pode mudar, de fato, a vida das pessoas, com diagnóstico mais rápido e preciso e tratamentos mais eficazes.

Ribeirão Preto é uma referência na saúde?

Com toda a certeza. Nossos resultados podem ser comparados àqueles de grandes centros nacionais e internacionais. Temos investimentos, infraestrutura, tecnologia, gestão e bons profissionais para oferecer uma Medicina de alta performance à população de Ribeirão Preto e região.  

Confira a entrevista no Spotify.

Dr. Ricardo Santos de Oliveira
(CRM: 81527)
Prof. Livre Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
Especialista em Neurocirurgia 
Diretor técnico do Centro Integrado de Neurologia (CIN)

Compartilhar: