
Nova presidência
Gustavo Assed Ferreira, novo presidente do Botafogo, tomou posse no último dia 7 de maio
Minutos antes de começar a entrevista com o novo presidente do Botafogo, um dos membros da comissão botafoguense entra na sala de troféus, onde seria a entrevista, todo vermelho e esbaforido, dando informações sobre a reunião da qual acabara de sair. Era sobre o destino de um jogador no Clube. Segundo Gustavo Assed, o clima a partir de agora será esse, de muito trabalho para buscar soluções efetivas para os problemas do clube.
O advogado e professor universitário Gustavo Assed Ferreira é o novo presidente do Botafogo. Ele tomou posse no último dia 7 de maio e já iníciou os novos projetos. Em entrevista exclusiva, o novo gerente de futebol do pantera, falou sobre sua paixão pelo clube e os planos para a sua gestão.
Revide On-line - Qual o seu envolvimento com o futebol?
Assed: Minha família acompanha o Botafogo desde a década de 50. Eu acompanho o futebol desde que nasci, venho a este estádio desde que eu tenho um ano de idade. Então, na verdade, o meu envolvimento com o futebol existe por conta do Botafogo. Eu não sou aquele cara que gosta de futebol e torce para um clube. Eu gosto do Botafogo e, por isso, eu assisto futebol. Basicamente o futebol, pra mim, se resume ao Botafogo. Depois da minha família, nada é mais importante pra mim do que o Botafogo. E foi, por isso, que aceitei esse desafio nesse momento tão dificil.
Revide On-line - O dr. Miguel Mauad disse à imprensa que a juventude da presidência dará um novo gás ao clube. Além dessa juventude, o que é importante para ajudar o clube nesse momento?
Assed - Eu acho, na verdade, que tudo é uma questão de projeto. Claro, temos o varejo do dia a dia, acerto de contas, temos problemas financeiros sim, e ninguém nega isso, mas a gente tem de começar a planejar um futuro melhor para o Botafogo. Começamos uma reforma administrativa essa semana. Precisamos ter, urgentemente, um melhor trato com a nossa receita, gastar melhor, porque o Botafogo gasta mal, às vezes o clube gasta duas vezes, sobretudo no departamento profissional de futebol.
Revide On-line - Algum plano para as categorias de base?Assed - Nós vamos reformar as nossas categorias de base, buscar parcerias para investir mais, investir mais nos contatos com determinados olheiros, nós temos de ter uma rede de olheiros. Faz falta isso no interior de São Paulo, temos de organizar isso de maneira mais coerente.
Revide On-line - Melhorias para o Santa Cruz?
Assed - Precisamos cuidar mais dos nossos projetos de infraestrutura. Nós temos um estádio magnifíco, muito bem localizado, mas que precisa de investimento, então nós precisamos trazer esse investimento para o Santa Cruz.
Revide On-line - Esteve em viagem após a sua posse. O que foi fazer em São Paulo?
Assed - Vimos muita coisa, e conversamos com muita gente ligada ao futebol, são esses contatos que precisamos. Uma pessoa de fora me disse há um tempo atrás, e acho que tem razão: ‘o Botafogo precisa sair um pouco de Ribeirão’. Isso no sentido figurado. O Botafogo precisa ser vendido mais fora de Ribeirão. Você tem que conversar mais com a Federação Paulista de Futebol, conversar com empresários, advogados do setor que podem criar oportunidades pra gente.
Revide On-line - E a visita à diretoria do Santos?
Assed - Tem a ver com tudo isso, faz parte desse novo projeto. Temos tido uma grande ajuda do nosso querido ex-presidente Miguel Mauad. Ele tem ajudado demais a mim e ao Barizza nesse momento. E uma coisa importante que eu queria destacar é essa parceria com o Rogério. Ser presidente do Botafogo, se você ficar sozinho, só apagará incêndios e cuidará desse dia a dia dificil que o Botafogo tem. Então, essa nossa gestão, é uma gestão a quatro mãos, uma gestão compartilhada. É uma presidência compartilhada com o Rogério Barizza.
Revide On-line - Quais as maiores dificuldades como presidente do Botafogo?
Assed - A dificuldade financeira é a primeira. Não é culpa da gestão anterior, ou das outras antes dela. É um acumulado, você vai acumulando problemas financeiros que vão se suscedendo gestão após gestão. E isso é sempre um problema sério. Na verdade eu acho que esse é o principal problema: o problema financeiro. O segundo problema, na minha opinião, é a dificuldade organizacional, própriamente dita. Nós somos em poucos aqui. É pouca gente para trabalhar com um clube desse tamanho. Precisamos nos organizar administrativamente, e esse é um grande desafio. O terceiro é a categoria de base. Precisamos readequar essa categoria de base e estamos a caminho. O quarto problema é o clube saber gastar. Gastar melhor dentro do futebol profissional. Conseguir fazer mais com menos e não menos com mais, como em alguns momentos da nossa vida aconteceu.
Revide On-line - Quem é o novo gerente de futebol do Botafogo?
Assed - José Mário Crispim é o nosso novo gerente de futebol.
Revide On-line - Como foi a escolha?
Assed - Foi uma escolha minha e do Rogério. Nós conhecemos o trabalho dele, é um cara que já esteve no Botafogo, entende profundamente de categoria de base, e sabe profissionalizar jovens jogadores. Então é um cara que cai como uma luva, em um momento em que o Botafogo disputará a Copa Paulista só com sua prata da casa.
Revide On-line - Vocês não investiram na Copa Paulista?
Assed - Primeiramente, nossa situação financeira não nos permitiu fazer um investimento para a Copa Paulista. Mesmo porquê, investimento pressupõe retorno, e a Copa Paulista não nos dará um retorno financeiro. Ela é importante pois o nosso torcedor tem um campeonato pra assistir, nós podemos dar rodagem para os nossos atletas, nossos atletas vão adiquirir tempo de jogo, mas ela exige um orçamento baixo e isso é muito importante: manter esse orçamento baixo. E compreender que esse orçamento baixo tem que existir. Por isso, trouxemos um gerente que entende de categorias de base e de jovens valores.
Revide On-line - O que o torcedor pode esperar do novo presidente?
Assed - Muito trabalho, muito empenho, nada é mais importante pra mim, depois da minha família, do que o Botafogo. Darei o meu sangue por esse clube. Eu, juntamente com o Rogério. E o torcedor pode esperar um ano de muita dedicação pelo clube.
Revide On-line - E que esperar do time?
Assed - Um time jovem, com uma diretoria jovem, com muita gana pra vencer.
Revide On-line
Texto: Bruno Silva
Fotos: Carolina Alves