
O carro da família
De cara nova, com lanternas redesenhadas, interior mais sofisticado e opção de câmbio automatizado, o SpaceFox assume a nova identidade visual da Volkswagen
Ela chegou renovada às concessionárias no segundo semestre. Disponível nas versões Plus, I-Motion e Sportline, a perua SpaceFox se adapta às necessidades dos proprietários e foi desenvolvida pela Volkswagen tendo como princípios segurança, design, tecnologia e conforto. Todos os modelos são oferecidos com o motor 1.6 de 104 cavalos de potência a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm.
As versões básicas saem de fábrica com trio elétrico, direção hidráulica e ar-condicionado, a partir de R$ 48.790. O modelo intermediário chamado I-Motion tem preço sugerido de
R$ 51.460 e sai de fábrica também com a transmissão automatizada (ASG). Já a versão topo de linha, Sportline, é oferecida com computador de bordo, airbag duplo, freios ABS, rodas de liga leve de aro 15”, espelhos retrovisores autorrebatíveis, sensor de chuva e mesas atrás dos bancos dianteiros por R$ 55.190, com câmbio manual, ou R$ 57.860, com o sistema ASG.
Segurança
Para garantir a segurança do motorista e dos passageiros, a nova SpaceFox foi equipada com cintos de segurança automáticos de 3 pontos nos bancos dianteiros e traseiros externos, imobilizador eletrônico com alarme antifurto e dispositivo de vigilância do interior do veículo, além de travamento central com controle remoto por radiofrequência e acionamento interno.
Design
Adotando a nova identidade visual da marca Volkswagen, que substitui as linhas arredondadas por traços mais horizontais, a perua SpaceFox ganhou um aspecto mais sério e elegante. A dianteira tem uma nova grade com filetes cromados e faróis retangulares. A traseira foi completamente redesenhada, trazendo novo parachoque e lanternas mais quadradas. A carroceria incorpora repetidores de setas nos retrovisores e refletores no parachoque traseiro de série.
As alterações estéticas reduziram em 6% o coeficiente aerodinâmico do carro, influenciando diretamente no consumo de combustível, que, segundo a fabricante, é de 9.3 km/l de álcool em uso misto e 13.8 km/l de gasolina. Para completar: revestimento de melhor qualidade, pintura de peças na cor do veículo e detalhes cromados.
Tecnologia
Além da transmissão automatizada ASG e da troca manual de marchas por meio de borboletas atrás do volante multifuncional, o carro da família também possui ar condicionado com regulagem mecânica, auxílio de estacionamento, instrumento combinado com conta-giros e hodômetro parcial, lavador/limpador do vidro traseiro com temporizador, luz de neblina traseira, luz interna com interruptores de contato nas portas, rádio com CD-MP3, tampa do porta-luvas iluminada, temporizador do limpador do parabrisa e vidro traseiro aquecível.
Conforto
Os assentos da fileira de trás do veículo são corrediços, o que permite aumentar a capacidade do porta-malas de 430 litros para 527 litros, um ganho de
97 litros de bagagem. Com 2,46 m de entre-eixos, o espaço para os cinco ocupantes é bom e o motorista conta ainda com regulagem de altura do banco. Além do acabamento e da ergonomia, o conforto na SpaceFox também é garantido pela nova calibragem dos amortecedores, que deixaram a perua ainda mais macia.
Para o diretor do Grupo Santa Emília, Dado Guião, as vantagens da compra estão no fato de ser um carro moderno, confortável, espaçoso e, acima de tudo, um Volkswagen. “É um veículo que agrada a homens e a mulheres entre 25 e 45 anos. São pessoas contemporâneas e versáteis, que levam uma vida agitada, valorizam design, funcionalidade, dirigibilidade, espaço interno e conforto para o dia a dia e para entretenimento. Líder de vendas em seu segmento, é também o modelo mais espaçoso da categoria. Nossa expectativa com a nova SpaceFox é vender em torno de 11 unidades por mês”, avalia Dado.