O conforto de um castelo
Pertinho de Ribeirão, o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá oferece aos visitantes a tranquilidade perto da natureza
Um lugar aprazível onde o contato com a natureza e a tranquilidade do ambiente provocam uma sensação de bem-estar, difícil de ser encontrada em uma época em que os desgastes e as tensões fazem parte da rotina das grandes cidades e até mesmo dos pequenos municípios do interior.
A arquitetura complementa o visual e o hóspede se sente como se estivesse em um legítimo castelo medieval com grandes corredores, salas imensas com acessos facilitados por rampas e por elevadores. Tombado pelo patrimônio histórico, com aproximadamente 43.000 m² de área construída, o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá impressiona já na entrada, quando o visitante cruza o portão de acesso e se depara com a magnitude do conjunto arquitetônico. Na parte interna encontra requintados e enormes salões revestidos em mármore de carrara, decorados com fino mobiliário e os afrescos nas paredes. 
Esse requinte atraiu o Promotor de Justiça, Cleber Defina, e a advogada, Lara Galvão Defina, que escolheram o Hotel para comemorar uma data muito especial. “O Grande Hotel de Araxá realmente nos proporcionou entretenimento e descanso que deram excelência ao nosso fim de semana e marcou, para sempre, nosso primeiro aniversário de casamento”, afirmam Cleber e Lara. Além das várias opções de lazer, caminhadas, passeios de bicicleta e de charrete, o casal elogiou o atendimento dos funcionários. “Parece que até os hóspedes são especialmente agradáveis, influenciados pela simpatia típica dos mineiros. O edifício imponente, salões glamourosos e os móveis todos de época fizeram-nos respirar a atmosfera da primeira metade do século XX. A cozinha mineira dispensa comentários e os doces são verdadeiramente incomparáveis”, avaliam Cleber e Lara.
O casal de Ribeirão Preto não precisou viajar muito para chegar ao Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. O Hotel fica a apenas 250 km de Ribeirão, uma viagem curta em que no caminho o turista revisita as belas paisagens do noroeste de São Paulo e do Sul de Minas Gerais. Com 283 apartamentos e suítes, o Hotel ainda guarda uma parte da história de Minas Gerais e do Brasil. As termas do Grande Hotel de Araxá foram inauguradas, em 1944, pelo então presidente Getúlio Vargas e o ex-governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, que durante muitos anos desfrutaram do conforto das instalações. Em uma visita monitorada de 30 minutos ao segundo andar, os visitantes podem conhecer a suíte presidencial e as acomodações do governador. Lara cresceu ouvindo histórias de seus pais e de seus avós a respeito das férias que passavam no Grande Hotel em Araxá. Desde aquela época, o Hotel passou por reformas que preservaram os aspectos históricos. “Como as histórias sempre falavam muito bem, exaltando a arquitetura, a beleza do lugar e os benefícios das águas, resolvemos conferir e valeu a pena”, comenta Lara. 
A gastronomia merece ser apreciada com atenção. Em cada refeição, as ilhas espalhadas pelo restaurante apresentam uma comida variada com peixes, massas e carnes, sem falar das típicas sobremesas mineiras onde não faltam o doce de leite, o queijo e a goiabada.
Mas também não faltam atividades para quem quer perder algumas calorias. Estão à disposição do hóspede 50 mil m² de área que convidam para boas caminhadas à beira do lago que tem o desenho do mapa do Brasil. Nas cercanias do hotel, há um bosque projetado por Burle Marx. Os hóspedes podem desfrutar das piscinas, academia de ginástica, aluguel de cavalos, charrete, pedalinho e circuito de arvorismo. O Hotel também disponibiliza bicicletas, organiza passeios de caiaque e sessões de cinema. À noite, acontecem as atividades culturais com shows de MPB e as apresentações musicais. Uma boa dica é tomar um drinque no bar decorado com móveis rústicos e assistir ao show do pianista.
As termas
O projeto arquitetônico foi concebido sob os auspícios do número “oito” que representa os ensinamentos do Buda, o número do infinito, com representações em todos os ambientes: são oito entradas de banho, oito afrescos, oito vitrais, oito painéis, oito colunas e oito pontas na mandala. A beleza do teto merece ser admirada por alguns minutos.

As termas naturais do Tauá Grande Hotel de Araxá também presenteiam o visitante com tratamentos medicinais, energizantes e estéticos. Entre as muitas opções — massoterapia, terapias estéticas, terapias relaxantes, terapias de lama, terapias infantis — recomenda-se uma pausa para tomar um banho de piscina com a água morna a 37º C. Apenas quinze minutos são suficientes para desarmar qualquer ponto de tensão que o visitante possa estar carregando no corpo. Se no meio desse relax todo, de repente, surgir uma leve sonolência não há problema algum. Camas estão estrategicamente distribuídas pelo ambiente para que o hóspede se acomode confortavelmente como se estivesse em casa.
Quem está interessado em cuidar da beleza também tem ótimas opções com as oficinas de automassagem e as aulas de ioga, além dos tradicionais tratamentos para a pele, como o banho de lama, banho de pérolas, banho de vinho, as águas sulforosas e os spas faciais. O hotel ainda oferece ducha escocesa, sauna, salão de beleza e acupuntura, mas a melhor dica é para o sexo feminino. Diz a lenda que as mulheres que beberem a água da fonte da Dona Beija dentro do complexo do Hotel ficarão belas jovens para sempre. Mais informações podem ser encontradas no site www.taua.com.br
Murilo Pinheiro