O estilo único de Gianni Versace

O estilo único de Gianni Versace

Nascido em Reggio, na Calábria, o estilista aprendeu com a mãe, que era costureira, os primeiros passos da confecção de roupa

Dono de um estilo exótico,  Gianni Versace usava em suas criações todos os tipos de inspiração, dos ornamentos de recorte renascentista até os motivos do oeste selvagem, passando por influências orientais. Por isso, não é de se estranhar ao ver em suas peças a união de correntes com arabescos e animal print. Versace fundou a sua própria marca em 1978, depois de ter trabalhado para a Callaghan, a Genny e a Complice, erguendo umas das maiores e mais importantes casas de moda do século XX. 

Nascido em Reggio, na Calábria, o estilista aprendeu com a mãe, que era costureira, os primeiros passos da confecção de roupa e, aos nove anos, fez um vestido comprido de veludo. Apesar de inicialmente ter estudado arquitetura, mudou rápido para o mundo da criação de moda. Em 1972, foi viver em Milão e começou a conquistar o mundo. Assim que convenceu o irmão Santo a abrir o seu primeiro negócio de moda, começou a fazer sucesso. Em apenas quatro anos após a criação de sua grife, Versace já estava famoso. 

Em 1982, ganhou o primeiro de muitos prêmios de sua carreira, o Occhio d’Oro, designando-o como melhor estilista da coleção feminina daquela temporada. Naquele mesmo ano, iniciou uma colaboração com o Teatro Scalla de Milão, tendo criado o guarda-roupa para uma peça de balé de Richard Strauss. Ao longo da carreira, manteve uma duradoura e proveitosa colaboração com o mundo artístico.

Sua irmã, Donatella, que era também sua musa inspiradora,  trabalhava com Gianni e, a partir de 1989, passou a ser imprescindível para a casa Versace, ao lançar a linha Versus, dedicada aos que gostam de roupas mais arrojadas. Em 1991, Versus também virou um perfume da marca, ganhando a versão feminina no ano seguinte. O primeiro perfume da grife, Versace l’Homme, foi lançado em 1984. 

O estilista era um grande admirador das top models que desfilavam as suas criações e passava a vida a elogiá-las e a enchê-las de presentes. Ao mesmo tempo, fazia questão de promover a imagem dessas belas mulheres nos anúncios das suas criações. No decorrer da trajetória, o estilista recebeu muitas honrarias: foi nomeado Comendador da República Italiana pelo presidente italiano, Francesco Cossiga, e recebeu a Grande Medalha de Paris de Jacques Chirac. Além disso, o Conselho de Estilistas da América concedeu a Versace o Prêmio da Moda.

As criações de Gianni Versace refletiam a sua personalidade e o seu modo de vida: cometia muitos excessos nas inúmeras festas que dava nas lojas que tinha espalhadas pelo mundo. O próprio estilista afirmava que excesso era entretenimento. Assim, sem espanto, era um criador solicitado por excêntricos artistas como Elton John, Prince, Madonna e Courtney Love. Elton John inclusive o convidou para desenhar o guarda-roupa para uma turnê mundial.

Em 1997, Gianni Versace foi assassinado. Depois da sua morte, as rédeas da empresa foram tomadas por Donatella Versace, auxiliada pela sobrinha Allegra Versace Beck. Atualmente, o império Versace inclui vestuário feminino e masculino, vestuário esportivo, roupa íntima, óculos, uma coleção de jeans, perfumes e uma linha de decoração. também foi lançada uma linha de maquiagem da marca Versace e inaugurados os primeiros hotéis da empresa, Palazzo Versace, localizados na Costa Dourada australiana e em Dubai. Outros 13 resorts de alto padrão estão programados para os próximos anos. 

Fotos: Júlio Sian
Produção de Moda: Pamella Turatti e Marcela Versiani
Convidada:  Bianca Sitta Redfern, empresária
Make up/hair: Werner Coiffure(16) 3623.7875

Compartilhar: