O negócio é personalizar
Os serviços personalizados vêm conquistando cada vez mais adeptos
Os teóricos da Administração têm conceitos elaborados e bem fundamentados para justificar o fenômeno dos serviços personalizados — e do quanto eles têm obtido resultados positivos e satisfatórios —, porém, dois fatores simples resumem o que agrada tanto aos clientes nesse tipo de atendimento: exclusividade e economia de tempo. Se o primeiro item pressupõe uma certa dose de glamour, já que o que é exclusivo carrega essa aura totalmente ligada à emoção, o segundo fator indica praticidade e está diretamente ligado à razão. Talvez por unir essas duas vertentes, opostas e complementares, tenha conquistado tantos adeptos nas mais diversas áreas.
Saindo na frente
O pioneiro nesse tipo de abordagem é o serviço de personal trainer, um acompanhamento individual na prática de exercícios físicos. Surgido nos anos 2000, o atendimento logo se popularizou, tornando os programas de treinamento mais eficientes, com resultados específicos, e mais seguros, proporcionando atenção e cuidados especiais durante a prática. Esses são alguns benefícios que a advogada Isabela Navarro Moço Castro está sentido no corpo. Há um ano, ela foi presenteada pela amiga Anelise Laguna Gironi com duas aulas personalizadas. Acontece que Anelise é personal trainer na Clínica Corpore e resolveu presentear Isabela por saber exatamente quais benefícios estaria garantindo à amiga. “Com a orientação individualizada, o resultado é direcionado e atingido mais rapidamente”, destaca a profissional.
Isabela, que antes não frequentava academia, hoje vai duas vezes por semana e ainda se exercita no fim de semana. “O corpo muda e a autoestima melhora”, considera a advogada, que diz compensar a relação custo-benefício de um serviço personalizado porque o profissional está focado exclusivamente naquele aluno, no seu corpo, nos seus exercícios. Para que esta relação tenha os efeitos desejados, o cliente passa primeiro por uma avaliação física e, através de um questionário, são definidos o seu perfil e os seus objetivos. A partir daí, o personal trainer desenvolve o seu plano de ação. Anelise, que cursou Educação Física já com a intenção de oferecer o serviço personalizado, tem como meta principal fazer com que seus alunos saiam da inércia e tenham uma vida mais saudável.
Muito além da imagem
Outro serviço personalizado muito bem aceito é o de personal stylist, aquele em que o profissional presta uma consultoria de estilo personalizada ao cliente. Em um primeiro momento, esse serviço consiste em encontrar sua imagem ideal, descobrindo quais roupas, formas e cores que caem bem em cada pessoa. Porém, com o tempo, novas atribuições foram agregadas ao personal stylist e, com o atendimento mais pluralizado, o número e o perfil de clientes também aumentou.
A gestora social Marilda Moreno contratou Heloise Rocha, no início do ano passado, para organizar o armário. “Queria me desfazer das peças em desuso, organizar o que realmente ficava bem em mim e coordenar esses itens”, explica Marilda. O resultado foi tão gratificante que o serviço, que era para ser esporádico, tornou-se frequente. Hoje, além de orientar a cliente sobre as peças que são tendência, as que combinam com seu estilo e biotipo, e coordenar looks, Heloise também acompanha Marilda na compra de roupas, sapatos e acessórios. Seus vestidos de festa, por exemplo, são assinados pelo estilista Mauro D’Biazzi, mas também são aprovados por Heloise, que é formada em Moda e começou a prestar o serviço de consultoria de imagem depois que voltou de Paris, onde cursou Consultoria de Imagem no Istituto Marangoni.
Montar as malas da cliente é outra tarefa desempenhada pela personal stylist. De acordo com o destino, ela analisa as peças disponíveis, verifica a necessidade de novas aquisições, coordena as produções e prova todas as combinações na cliente para garantir que tudo sairá como o planejado. “Quando viajo, uso exatamente o que a Helô propõe. A mala que ela monta é feita na medida certa”, pontua a cliente.
No caso de Marilda, a atividade de Heloise vai ainda além. A relação entre as duas ficou tão afinada que virou amizade. “Acabei ficando dependente dela e sempre peço conselhos na hora de comprar porque é uma relação baseada na sinceridade”, confessa Marilda. Ao que Heloise devolve: “Se ela está confiando a imagem dela a mim, tenho que ser sincera”. E é baseada na verdade que esta ligação se estabelece e tem bons resultados, tanto que Marilda é adepta a outros atendimentos personalizados, como o de personal trainer e de personal home. “Não coloco um quadro na parede sem que meu consultor nesta área aprove”, diz.
Ordem na casa
Ana Cláudia Mói também optou por contratar um serviço de decoração personalizado quando decidiu dar um novo visual ao seu escritório e à sua sala. “Como não entendo muito de decoração, acabei comprando várias peças sem função. Então, preferi um serviço que atendesse às minhas necessidades”, conta a biomédica de formação, que há 15 anos também aderiu ao atendimento personalizado na sua carreira e atua como personal stylist.
Os dois ambientes da casa de Ana foram transformados por Valéria Wadhy Rebehy, que oferece esse serviço através da Dona Flor e da Casa de Família. “Primeiro, fazemos uma avaliação do que o cliente tem, do que ele está querendo e, então, desenvolvemos a criação de estilo”, define. Na casa de Ana Cláudia, Valéria usou muito do que já tinha na sala e apenas complementou com algumas peças. Já no escritório, tudo é novo. A empresária e decoradora ainda destaca que é primordial identificar quais são as reais necessidades do cliente para obter êxito no final do processo. “Às vezes, o cliente chega procurando um produto e nós percebemos que não é exatamente aquilo que ele precisa”, analisa.
A situação de Ana Cláudia exemplifica bem o que Valéria afirma. Quando a profissional visitou a casa da cliente, percebeu que não eram necessárias grandes mudanças para atingir o seu objetivo. A inversão de dois ambientes e a aquisição de alguns objetos de decoração foram suficientes para refletir o estilo da família na decoração da casa. Segundo Valéria, há muitos produtos disponíveis no mercado, o que diferencia seu uso é justamente a criação de estilo realizada pelo atendimento personalizado. Nas suas lojas, uma outra frente oferecida nesse tipo de serviço personalizado é a orientação na montagem de mesas. “Com as louças e objetos da cliente, a ensinamos a colocar a mesa. Esse serviço é oferecido tanto na loja, quanto na casa de quem nos contrata”, salienta.
Mais sabor aos eventos
A administradora hospitalar Aparecida Féres também tem preferência pelos serviços personalizados. Hoje, mantém quatro personal trainers, um para cada atividade específica. Ela ainda conta com frequência com o talento do personal chef André Ferreira, que vai até a sua casa para preparar jantares para seus convidados. “Na minha casa, temos muito gosto pela gastronomia, tanto que temos espaço gourmet, adega subterrânea, ambientes ideais para receber os amigos. Quando contratamos o André, os nossos convidados se sentem prestigiados”, afirma.
Na área da gastronomia há 25 anos, André Ferreira oferece o serviço de personal chef desde o início da carreira, quando esse termo ainda nem era propagado. “Aliás, esta era a ideia inicial do meu buffet, mas depois o negócio ficou maior em volume e necessidade, então a empresa ficou maior. Mas, hoje, posso atender de forma personalizada também”, explica o empresário. Segundo ele, a vantagem de contratar um personal chef é que o cliente ganha em praticidade. Grupos de 10 a 40 pessoas se reúnem e o profissional cuida de tudo: desde a elaboração do cardápio, acompanhada pelo cliente, até a harmonização de bebidas. André acrescenta que o cliente ainda pode optar pelos eventos com workshop, assim aproveita a oportunidade para aprender também.
Sempre que o chef realiza um evento em sua casa, Aparecida aproveita para assimilar alguns truques. Para ela, o custo para ter um serviço personalizado é compensador. “Além da praticidade dele cuidar de tudo, a comida feita por um profissional é mais requintada. Gosto que meus convidados se sintam especiais”, considera. Os resultados têm sido tão satisfatórios que a parceria entre eles já dura quase quatro anos.