O novo perfil do marketing

O novo perfil do marketing

Tecnologia e mudanças no comportamento, das marcas e dos consumidores, ditam as tendências do mercado, conforme avalia Daniel Malusá Gonçalves

Texto: Paula Zuliani | Fotos: Luan Porto


À frente da 6P Comunicação, Tecnologia e Comportamento, uma das agências de comunicação mais tradicionais de Ribeirão Preto e região, Daniel Malusá Gonçalves conseguiu unir duas paixões: o marketing e o empreendedorismo. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), utilizou o vasto conhecimento, teórico e prático, para compreender melhor a dinâmica do mercado. Ao transformar a agência em uma extensão do marketing das empresas, Daniel tem elaborado, juntamente com a sua equipe, estratégias assertivas para diversas marcas, sempre utilizando múltiplas inteligências. Na entrevista a seguir, o especialista comenta sobre a evolução do setor para se adequar aos tempos atuais.

A comunicação é um mercado que está em constante transformação, certo?

Não há qualquer segmento ou empresa que possa se dizer à parte dos efeitos de uma revolução gigantesca em curso, que tem no desenvolvimento veloz da tecnologia o seu epicentro, mas que se manifesta, em verdade, num outro aspecto, que é a transformação do comportamento e todas as mudanças que isso traz para o ato de consumir. O marketing é a ciência que deve incluir os novos e diversos hábitos comportamentais na conversa com seu target, provocando reflexões na sociedade. Do ponto de vista da comunicação, são absolutamente fantásticas as possibilidades de estratégias, ferramentas, plataformas, recursos e dados para que uma campanha seja entregue. 

Como a agência se mantém sempre atualizada?

Na 6P, temos estudado muito sobre novas técnicas e novas estratégias. Data driven design, marketing de performance, automação de marketing, inbound e outbound, BI, conteúdo e marketing de influência se confundem com o mergulho no conhecimento técnico de plataformas de redes sociais, Google e CRM, entre outras. Este universo técnico e também analítico exige atualização constante das equipes, mas, na verdade, são indissociáveis a uma essência que dominamos e não abrimos mão: a da diferenciação e agregação de valor pela criatividade.

Qual é o segredo para elaborar produtos específicos para segmentos tão distintos?

Uma das maiores habilidades que um profissional ou empresa de comunicação precisa ter é o entendimento sobre o comportamento de seu cliente e o ecossistema de comunicação no qual está inserido. É preciso entendimento sobre a jornada de consumo e os meios de interação deste consumidor com as marcas. Obviamente que cada segmento tem o seu ‘habitat’ de comunicação e, muitas vezes, emprestamos conhecimento de um segmento para o outro. Mas cada setor é único e é preciso conhecê-lo a fundo, para que a estratégia possa ser realmente vencedora. Desenvolvemos um método que denominamos ‘Método Diamante 6P’ no qual desenhamos esta trilha de comunicação exclusiva para cada cliente. Construímos isto sobre um tripé de soluções que versam sobre os temas da criatividade, do comportamento e da tecnologia, fatores que consideramos imprescindíveis e que correspondem a um diferencial para a entrega bem-sucedida de nossos serviços.

Então, a tecnologia tem sido uma poderosa aliada, ainda mais nessa realidade de pandemia em que vivemos?

Sim. Durante este período de pandemia, a agência adotou o sistema de home office (e, agora, migramos para o híbrido), o que foi um grande desafio, pois exigiu uma capacidade grande de adaptação de todos. A essência do método da 6P é o trabalho multidisciplinar — com equipes mistas trabalhando por projeto, e grande contato com o cliente e o estudo em profundidade de seu mercado. A pandemia nos obrigou a compensar o tempo de trabalho junto, para uma orquestração do trabalho com base em metodologias ágeis, e pontos de checking e validação virtuais. Aprendemos bastante e a roda girou. Parte disto, com certeza, será um legado da pandemia que permanecerá em nossa dinâmica de trabalho quando tudo isso passar por definitivo. 

Criatividade é essencial?

Acreditamos em um serviço personalíssimo. Para nós, a criatividade não é um produto de prateleira. Ferramentas e plataformas, sim. Então, hoje, construímos um cenário em que acreditamos que o domínio do uso das plataformas é uma condição básica e necessária, mas o diferencial virá da capacidade analítica dos dados, do entendimento dos comportamentos, e, sobretudo, da expressão criativa única para tudo o que produzimos.

Poderia citar alguns cases que tiveram resultados surpreendentes?

Campanha boa é campanha na rua. E digo isso, pois o que nos movimenta é construir soluções e cuidar para fazê-las acontecer em todos os ambientes reais e virtuais, gerando resultados de branding e vendas, no tempo e no orçamento pretendido. Atender clientes de expressão nacional em setores da educação, agronegócio, imobiliário, logístico, varejo, nos fazem bastante seguros a respeito de nossas entregas. Conduzimos cases diários para clientes como o Grupo Barão de Mauá, a RTE Rodonaves, a Algar Telecom, Algar Tech, Nutrien, Agrichem, Loveland, Stéfani Nogueira, Top Life, entre outros. 

 

Compartilhar: