
O poder do autoconhecimento
Com o objetivo de promover o bem-estar pessoal e social, a logosofia tem conquistado adeptos de todas as idades
Ainda desconhecida por parte da população a logosofia, palavra de origem grega, que significa “ciência da razão”, vem conquistando interessados em conhecer a ciência e cultura logosófica.
Fundada em 1930, pelo escritor e pensador argentino Carlos Bernardo González Pecotche, a logosofia leva o homem a refletir inúmeras questões cotidianas e promove o bem-estar individual e da sociedade, através do autoconhecimento.
Segundo Carlos Stechhahn, arquiteto e diretor da Fundação Logosófica de Ribeirão Preto, existem muitas maneiras de se definir a logosofia, e todas adquirem sentido no interior de cada um. “Posso dizer que é uma ciência que permite a comprovação de tudo que se ensina que se ajusta a cada psicologia, que permite comprovar a realidade dos pensamentos como entidades autônomas e que atuam independente da própria vontade, que permite comprovar as causas que influenciam a vida física”, avalia.
Carlos explica que a logosofia é uma ciência experimental, onde é permitido a cada um desenvolver suas virtudes e eliminar suas deficiências psicológicas, aplicando o método logosófico de forma consciente. “O objetivo da logosofia é propiciar que as gerações futuras sejam mais felizes do que a nossa, através da evolução consciente do individuo. É substituir a personalidade pela individualidade. É conhecer o próprio espírito e sua missão nesta etapa da vida”, enfatiza.
Percorrendo os campos do autoconhecimento, a logosofia surgiu para focar o individuo na seleção de seus próprios pensamentos. “A principal característica de quem quer estudar logosofia é ter inquietudes, mas é necessário também ter tempo disponível para participar dos grupos de estudo, ter vontade de se dedicar a um conhecimento fundamental para a evolução da própria vida. Ter interesse e esforço para modificar tudo que pode e deve ser modificado na própria vida”, ressalta o diretor da Fundação.
Completando 30 anos em Ribeirão Preto, a Fundação Logosófica atrai adeptos que buscam satisfazer as inquietudes espirituais e evoluir como pessoas. Os cursos oferecidos pela instituição são gratuitos e abertos a todos que queiram conhecer esta ciência.
A artista plástica Maria Tereza Pereira revela que buscou a logosofia para preencher o vazio que estava sentindo e, desde então, tem notado diversas mudanças em sua rotina. “Eu sempre busquei algo mais para minha vida, mas nada me satisfazia, foi neste momento que iniciei os estudos da logosofia. Desde então, trabalho e acompanho a Fundação e vejo nitidamente em minha vida uma mudança maravilhosa”, conta.
Carlos lembra que as palestras e os cursos oferecidos pela instituição são a porta de entrada para ingressar na Fundação. Além disso, ao estudar essa ciência com persistência os estudantes da logosofia irão reconhecer as mudanças logo no inicio do curso. “Em geral as pessoas querem que os outros mudem, na logosofia aprendi que eu posso mudar minha vida e ser mais feliz. E quando isso ocorre todos que estão no meu círculo de atuação se beneficiam”, comenta.
Além dos cursos, a Editora Logosófica disponibiliza livros para todos que querem conhecer a origem da logosofia. “É possível inclusive baixar estas obras em PDF acessando o site www.logosofia.org.br”, acrescenta.
De acordo com os praticantes da logosofia, esta ciência pode ser entendida como algo que apresenta sua própria linguagem, podendo ser compreendida através dos intercâmbios realizados nas reuniões.
A Fundação Logosófica esta localizada na Rua Nélio Guimarães – 276 - Alto da Boa Vista em Ribeirão Preto.
Revide On-line
Texto: Pâmela Silva
Fotos: Carolina Alves