O tubarão branco

O tubarão branco

A intenção da KIA de criar um sedã ágil e confortável, com estilo ao mesmo tempo sofisticado e simples, parece ter obtido sucesso

Os 4,97 m de comprimento e 1.575 kg de peso do sedã de luxo Cadenza, lançamento da Kia, impressionam tanto quanto as dimensões do maior predador dos mares, mas o que impõe respeito mesmo, na opinião de quem testou o veículo, são seus 290 cv de potência: força para ninguém botar defeito

Lançado no dia 27 de outubro, no Salão do Automóvel, em São Paulo, o Cadenza é a mais nova aposta da Kia no segmento de sedãs de luxo. Com o modelo, que esbanja beleza, conforto e tecnologia, a marca pretende conquistar um público ainda maior de admiradores de suas vantagens e qualidade.

Feito para rivalizar com pesos-pesados do segmento de luxo, o Cadenza leva a assinatura de uma das estrelas atuais do design, o alemão Peter Schreyer, contratado justamente para tornar a marca uma referência em design.

A intenção de criar um sedã ágil e confortável, com estilo ao mesmo tempo sofisticado e simples, parece ter obtido sucesso. O veículo, recém-chegado à Matriz Kia, em Ribeirão Preto, foi testado a convite da Revide pelos diretores da Passaredo Linhas Aéreas, José Luiz Felício Filho e Ricardo Magalhães Cagno, e superou as expectativas.

Para ambos, o desempenho dos 290 cavalos do motor V6 de 34.5 quilogramas de torque foi surpreendente. No trecho de autoestrada onde o Cadenza foi testado, a marca de velocidade de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 230 km/h, anunciadas pela Kia, puderam ser testadas com êxito pelos motoristas. O design também foi considerado um ponto forte do veículo e, junto com a qualidade de acabamento, o espaço interno e as tecnologias de última geração oferecidas ao condutor e aos passageiros tornou o test drive uma prazerosa experiência.

Carro completo

“Fazia muito tempo que não entrava em um carro coreano e gostei muito. A qualidade do carro superou minha expectativa. É uma opção interessante, bastante confortável — principalmente para os passageiros traseiros, que têm espaço mais do que suficiente para as pernas. Apesar de ser um carro pesado, o desempenho foi surpreendente. O controle de tração é ótimo, a retomada foi boa, o campo de visão interno é muito bom e o nível de regulagens é completo, não deixando a desejar para nenhum outro modelo, além de ser um carro alto, o que tranquiliza na passagem por valetas e lombadas. É um ‘sedanzão’, pelo tamanho da carroceria, mas dá a sensação de esportividade. Acho que serve bem para o cotidiano de um executivo, pois alia atributos indispensáveis como potência, conforto para quatro pessoas, segurança e desempenho.” José Luiz Felício Filho, diretor presidente da Passaredo

Motor forte

“O carro é muito gostoso. Além de completo em tecnologias e detalhes, possui um motor muito forte. Fiquei surpreso com o desempenho, principalmente em curvas e na opção sport, apesar de ser grande, oferece respaldo. Quando se pensa em um sedã, o que vem à cabeça é que o carro é muito confortável, mas com um desempenho mais lento. Mas pude comprovar que o Cadenza tem um motor forte, que acompanha o tamanho do veículo. Além disso, tem um design muito bonito. É extremamente confortável, o freio é muito bom, reponde legal, dá muita segurança nas curvas e é silencioso. Um carro muito competitivo, vai brigar bem com a concorrência. Os cinco anos de garantia da marca também acredito ser um grande diferencial de mercado.” Ricardo Magalhães Cagno, diretor comercial e de planejamento da Passaredo

FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, longitudinal, V6, 24V, com injeção direta   Cilindrada: 3 500 cm³   Potência: 290 cv   Torque: 34,5 mkgf   Câmbio: automático de seis marchas, tração nas quatro rodas
Carroceria: sedã, quatro portas, cinco lugares   
Dimensões: comprimento, 4,97 m; largura, 1,85 m;
altura, 1,48 m; entre-eixos, 2,85 cm   Peso: 1.575 kg   
Peso/potência: 5,4 kg/cv   Peso/torque: 45,7 kg/mkgf   Porta-malas/caçamba: 451 l   Tanque: 70l   
Suspensão dianteira: McPherson   
Suspensão traseira: multibraços
Freios: discos ventilados nas 4 rodas com ABS e EBD integrado ao ESP   Direção: pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica   Pneus: 225/55 R17
Equipamentos: ar-condicionado de duas zonas, airbags frontais, laterais e de cabeça, bancos de couro com regulagem elétrica, câmera de ré, teto solar, faróis de xenônio e leds

Texto: Yara Racy
Fotos: Juliana Buosi e divulgação

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