O verdadeiro sentido da Páscoa

O verdadeiro sentido da Páscoa

Celebração vai muito além dos coelhinhos e dos ovos de chocolate

É difícil não se deixar levar pelos estímulos que chegam por todos os lados. As campanhas que associam a Páscoa aos coelhinhos e aos ovos de chocolate são envolventes, criadas sob medida para mexer com os nossos sentidos e fixar na nossa mente. Acima de tudo, elas são numerosas. Estão na televisão, nas redes sociais, no outdoor, nas docerias e nos supermercados, entre outros. Esses elementos, sem dúvida, deixam a celebração mais lúdica e saborosa. Já fazem, inclusive, parte da tradição e não há nada de errado em curtir esse clima, mas, é preciso ficar atento para que essa perspectiva comercial, que cresce ano após ano, não acabe ofuscando a verdadeira essência dessa data, que tem sua origem na religiosidade, especialmente entre os mais jovens. 

 


A Páscoa é uma das festas mais importantes do calendário cristão. A preparação para celebrá-la é a Quaresma, que começa no dia seguinte ao Carnaval, na Quarta-feira de Cinzas. Nesse período litúrgico de cerca de 40 dias, todos são convidados à reflexão e à oração em busca de uma transformação profunda de vida, normalmente, com o incentivo à prática de jejuns, da penitência e da caridade. A imprecisão em torno da quantidade de dias na frase acima é proposital. Alguns consideram que a Quaresma tem duração de 46 dias. Nesse caso, ela se estende da Quarta-feira de Cinzas até o Sábado de Aleluia. Outros, como o papa Paulo VI, entendiam-na como um período de 44 dias, com o encerramento na Quinta-feira Santa. 

 


A última semana desse tempo, chamada de Semana Santa, é iniciada pelo Domingo de Ramos, que marca a entrada solene de Cristo em Jerusalém, onde é recebido com ramos e exclamações de alegria pelo povo; passa pela Sexta-feira da Paixão, que faz referência ao sacrifício e à morte na cruz pela salvação da humanidade; e é finalizada no Domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição. “O verdadeiro significado da Páscoa está fundamentado na ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Páscoa é o momento de reavivar a fé cristã, na certeza de que a vida nova trazida pelo Cristo Ressuscitado renova a esperança da humanidade”, explica a Irmã Denize Salvador. 

 


Manter o significado vivo nas novas gerações, dando continuidade a esses valores para que perdurem, é sempre um desafio. “Essa crença passa de uma geração a outra por meio da fé, da aprendizagem e da vivência dos valores cristãos, do amor, da solidariedade e da compaixão pelo próximo. A Igreja e a Família continuam o legado cristão ensinado por Jesus Cristo, que é amar e servir ao próximo, como Ele mesmo fez e nos deixou o seu exemplo”, acrescenta a Irmã, que é coordenadora de Pastoral do Colégio Auxiliadora. Nesse caso, a escola, que faz parte da Rede Salesiana Brasil (RSB) e tem princípios cristãos, também desempenha um papel importante nessa missão. “No Colégio Auxiliadora, juntamente com as famílias, oportunizamos momentos significativos de vivências para os jovens, como, por exemplo, a Páscoa Jovem, promovida recentemente em Araras. Na ocasião, realizamos visitas missionárias e bênçãos nas casas, levando a Palavra de Deus e compartilhando experiências que marcam a vida e as gerações”, ressalta.

 


Luisa Teixeira Francisco está no 5º ano do Ensino Fundamental I. Junto à família, costuma participar de todas as celebrações da Semana Santa. “Começamos na missa do Domingo de Ramos, cantando com os ramos. Na Sexta-feira, ficamos apenas em casa, refletindo sobre a morte de Jesus. Às vezes, assistimos ao filme sobre a Sua história. Também fazemos sacrifícios simbólicos, como não comer algo que gostamos muito. Já no Domingo de Páscoa, nos reunimos na casa dos meus avós, com toda a família. Participamos de momentos de oração, mas também brincamos de caça aos ovos. Sabemos que as pessoas pensam mais em consumir chocolates nesse dia, assim como também há o ‘coelhinho da Páscoa’. Tudo isso ajuda para as vendas no comércio. Por exemplo, eu tenho uma irmã de seis anos, a Bianca. Ela gosta muito de chocolate, mas minha família sempre explica que, neste dia, ela ganhará os esperados ovos, mas que também estaremos juntos para comemorar o retorno de Jesus Cristo. Acho importante que as gerações conheçam o significado real de datas religiosas, como a Páscoa e o Natal”, declara. Questionada sobre qual seria esse significado real, ela responde: “Eu aprendi que a Páscoa é quando Jesus Cristo ressuscita. Então, para mim, ela significa renovação, a celebração dessa vida nova. E não uma vida nova só para Jesus, mas sim para todos nós. É quando refletimos sobre nossas atitudes e pensamentos e firmamos um compromisso de sermos pessoas melhores a partir daquele momento, com mais amor no coração”, finaliza.

 


Mateus Osório Vicentini, estudante da 3ª série do Ensino Médio, também compartilha seu ponto de vista. “Para mim e para minha família, a Páscoa significa mudança de vida, conversão de valores, modo de viver e de se relacionar, seja espiritualmente ou com as pessoas no dia-a-dia. Esses ensinamentos têm início com meus avós maternos e são enraizados em cada um de nós, sendo transmitidos a cada geração. Participamos ativamente das celebrações, com início no Domingo de Ramos, seguido do Tríduo Pascal (Lava-pés, Sexta-feira da Paixão e Vigília Pascal) e encerrando com o Domingo da Ressurreição. Quando os valores cristãos são estruturados desde a infância, eles acabam sendo fortificados a cada Páscoa que passa”, pontua. 

 

 

Além da data

 


Segundo a pastora da Igreja Missionária e professora do Colégio Eleve (que também trabalha de acordo com os princípios cristãos), Maristela da Rosa e Silva, o primeiro passo para dar continuidade à essa tradição nas próximas gerações é que os pais estejam genuinamente convencidos da importância desses valores. “Mesmo que a criança esteja encantada com os chocolates, eles precisam mostrar qual verdadeiro significado da Páscoa. Podem começar falando sobre o dia em que foi comemorada a primeira Páscoa, que foi no Egito, quando todos os hebreus sacrificaram um cordeiro para passar o sangue nas portas e, assim, evitar que a morte entrasse, e associar com o sacrifício de Jesus na cruz, o Cordeiro perfeito de Deus, que nos livra da morte eterna. Isso pode ser feito através de atividades lúdicas, com confecção de cenários e uma das coisas mais importantes: a leitura da Bíblia para os filhos. Deus nos amou de tal maneira que deu Seu Único Filho para morrer na cruz por nós. Então, eu preciso me perguntar: o que Jesus significa para mim, sendo que eu fui tão importante para ele a ponto dele se entregar a morte por mim”, questiona. Maristela ainda lembra que o cristianismo é um estilo de vida. Não está associado somente a uma data específica e sim a um comportamento. “Devemos sempre dar um bom testemunho, ter uma vida de oração e de leitura da Palavra de Deus”, enfatiza. 

Compartilhar: