Ópera em 3D

A ópera em 3D conquistou estreantes e fãs da música clássica

Carmen é uma produção deslumbrante da ópera de Charles Bizet, gravado com a tecnologia 3D no Royal Opera House de Londres, e apresentada com exclusividade nas redes Cinemark. A peça traz algumas das melhores músicas escritas por Bizet e apresentada por atores conhecidos mundialmente.

Legendado em português esse evento conquistou estreantes e fãs da música clássica. “Foi uma experiência nova e emocionante acompanhar uma ópera em uma sala de cinema. O mais curioso foi o fato de “Carmen 3D” ter sido gravada na Royal Opera House de Londres e não em um estúdio, o que nos deu a sensação de estarmos dentro do teatro assistindo a obra ao vivo. As legendas em português também transformaram a obra de uma maneira especial, o que seria diferente ter assistido tudo em um teatro de verdade onde muitas pessoas poderiam não entender o que a história quer contar. Tenho certeza que a ópera conseguiu agradar, e muito, aos seus admiradores, assim como conquistou os estreantes nessa grande viagem. Com certeza deveria acontecer mais vezes, porém com mais divulgação e mais dias de exibição, para que mais pessoas tenham acesso”, avalia o publicitário, Fernando Asmar Dias.

Nas três exibições exclusivas de Carmen 3D, o Cinemark atingiu a marca de mais de 10,2 mil espectadores, sendo a primeira ópera captada e exibida com a tecnologia 3D, Carmen superou as expectativas do público e também das pessoas ligadas à rede Cinemark. Para a diretora de marketing do Cinemark Brasil, Bettina Boklis, o número de pessoas que assistiram a ópera surpreendeu com mais de 50% de ocupação das salas. “Por conta desse ótimo resultado, já começamos a avaliar outros conteúdos alternativos para serem exibidos em breve”, antecipa.

Em Ribeirão Preto a ópera foi sucesso de bilheteria, e mostrou que a cidade está avançando culturalmente, trazendo diferentes eventos para teatros, cinemas e espaços culturais. “A exibição da Ópera Carmen em 3D pelo Cinemark, no Novo Shopping, simultaneamente às salas das grandes metrópoles, mostra que estamos conectados culturalmente, oferecendo ao público de Ribeirão Preto e região o que existe de melhor em entretenimento de qualidade. Durante os três dias em cartaz, centenas de pessoas se encantaram com essa maravilha de Georges Bizet”, conta o gerente de marketing do Novo Shopping, Márcio Almeida.

O publicitário, Marcel Carnier ressalta a necessidade de Ribeirão Preto trazer mais eventos diferenciados como a ópera Carmen 3D. “Realmente fiquei surpreendido com tudo o que assisti: a composição da peça, as coreografias, as músicas, sem contar as vozes dos cantores da ópera, esse tipo de evento tem que acontecer mais vezes na cidade com uma maior divulgação para dar a oportunidade de que mais pessoas conheçam melhor a cultura mundial”, enfatiza.

Ópera Carmen em 3D
Gravado em junho de 2010, o espetáculo tem três horas de duração e contou com a produção de palco de Zambello e filmagens de Julian Napier, que usou câmeras fixas e móveis para dar movimento às cenas, o que resultou em um espetáculo contagiante. Sob a direção de Francesca Zambello e acompanhados pelo maestro Constantinos Carydis, a montagem traz grandes nomes da música clássica como a soprano, Christine Rice (Carmen), o tenor Bryab Hymel (Don José), o barítono Aris Argiris (Escamillo) e a soprano Maija Kovalevsja (Micaela), que em cena ganham novas dimensões quando projetados na tela em 3D.

Texto: Pâmela Silva
Fotos: arquivo Revide

*Matéria publicada em 04/04/2011

Compartilhar: