Os hits do verão

Os hits do verão

Temperaturas elevadas, dias mais longos, ruas movimentadas, pessoas mais agitadas. Assim é o verão, uma estação cheia de referências e que tem tudo a ver com o perfil dos brasileiros

É o auge do verão. Muitas pessoas estão na praia, outras estão trabalhando ou estudando, mas, independente de onde estejam, grande parte está aderindo a pelo menos uma das influências que a estação está ditando. São muitas as referências, nos mais diversos segmentos, que acabam influenciando de uma forma ou de outra a vida das pessoas. De acordo com Myrna Coelho Matos, psicóloga clínica e coordenadora do Instituto de Análise do Comportamento em Estudos e Psicoterapia (IACEP) de Ribeirão Preto, as atitudes sofrem forte influência cultural, ou seja, as pessoas fazem parte de uma cultura onde influenciam e são influenciadas por ela. “Seguir uma tendência leva a um reforço social, ou seja, consequências sociais positivas. As pessoas tendem a buscar aprovação social e seguir uma tendência contribui para este objetivo”, afirma a psicóloga.

A especialista em comunicação corporativa Dani Ramos reforça essa afirmação ressaltando que as pessoas reagem de uma forma individualmente e de outra maneira em grupo. “É necessário pertencer. É por isso que se criam padrões, tendências e elas são repetidas”, esclarece. Porém, o processo de criação de influências não é tão simples assim, já que é incontrolável. “Tudo é emoção e, portanto, baseado nela. As pessoas só compram aquilo que faz bem emocionalmente. Por isso, o sucesso de um produto acontece sempre por acaso”, explica a especialista, citando o livro “O ponto da virada”, de Malcolm Gladwell, que aborda justamente o momento em que pequenas mudanças entram em ebulição, fazendo com que uma tendência ou um comportamento dê uma guinada e se alastre.

Há várias formas de influência: as que acontecem por acaso, as que o marketing cria através de pesquisas e as que o mercado impõe. Neste cenário, alguns personagens se destacam, como os influenciadores, por exemplo. Dani ressalta que, como estamos na era da indicação, essas figuras são fundamentais. Podem ser artistas, comunicólogos, fashionistas ou profissionais de qualquer outra área, mas sempre com uma característica comum: eles têm uma confiança acima dos outros e se expressam de forma diferente. Além dos influenciadores, há os “cool hunters”, aqueles que saem às ruas buscando o que pode virar uma tendência. Myrna reforça que há influenciadores que ficam registrados na história por terem conseguido personificar a representação de certas tendências que marcaram determinada época.

A psicóloga explica que, apesar de algumas influências não possuírem valor social ou cultural, visando apenas ao lucro, não há nenhum problema se uma pessoa curtir moda, por exemplo, e buscar estar sempre atualizada com as últimas novidades. O problema é quando essa pessoa atrela ao seu valor como indivíduo as marcas das roupas que usa ou que deseja possuir. A questão é que seus valores, seus princípios de vida e sua essência pessoal precisam estar preservados de modismos, que são sempre efêmeros. “Claro que uma pessoa com maturidade emocional não vai mudar o que pensa e como vê o mundo de acordo com o que está na moda. Se isso estiver acontecendo, sinaliza um grau de imaturidade e alienação preocupantes”, avalia a psicóloga.

Dani lembra que alguns profissionais estão no mercado justamente para fazer com que as pessoas se interessem por seus produtos. A reação pode ser de amor, de ódio ou de neutralidade. Os que amam dão credibilidade ao produto e os que odeiam geram opinião. Essas duas informações provocam a contaminação, o que é extremamente positivo para que as tendências ganhem continuidade e se tornem influências. Isso aconteceu com os itens que são apresentados a seguir, que já conquistaram o status de “influentes”. São 12 hits que estão norteando o comportamento, a atitude e o consumo dos brasileiros neste verão.



TOM OSÓRIO, gerente técnico da Acahdre Estrutura Fitness, afirma que há uma lista de modalidades que são tendência nas academias em 2015, como os treinamentos de força, funcional, em circuito, CORE, específico para esportes, em estilo militar, além do tratamento e prevenção para obesidade infantil. Porém, o treinamento intervalado de alta intensidade, que combina períodos de atividades muito intensas com períodos leves, deve se destacar. Na prática, o consumo de oxigênio pós-atividade é muito maior que no treinamento contínuo. Portanto, requer um tempo de atividade bem menor e proporciona um gasto calórico mais elevado. Outros benefícios são o aumento no nível de condicionamento, o aumento da força muscular, maior ativação de fibras rápidas e menor volume de treinamento, o que ocasiona prejuízos menores para os tendões, as articulações e os ligamentos.



Apesar da sua aparição não ser novidade nas praias e piscinas brasileiras, foi neste verão que o ripple pegou para valer. Ripple é o modelo que tem um franzido na parte de trás da calcinha, um recurso que ajuda a dar uma levantada no bumbum. As brasileiras, que geralmente são privilegiadas nesse quesito, lançaram mão deste benefício e estão fazendo bonito por aí. “A Vix lançou o ripple e, depois, outras marcas seguiram esse caminho, mas os modelos da etiqueta original ainda são os mais vendidos. Neste verão, eles viraram febre. Tive até que pedir reposição porque as vendas continuam aquecidas”, conta ANGÉLICA LEONARDELI, proprietária da Banana & Banana.



CECÍLIA NOGUEIRA, proprietária da Mínimo Detalhe, aponta que, assim como na moda, as estampas tropicais também estão em alta na decoração. A união de frutas, flores e folhagens em cores vivas e intensas garante um tom alegre e refrescante às refeições. Acompanhando essa influência, ela sugere este jogo de jantar completo assinado pela L’Hermitage, marca nacional que produz suas peças na maior indústria de porcelana do mundo, a Akemi, localizada na Indonésia. São 34 peças — entre pratos rasos, pratos fundos, pratos de sobremesa, xícaras, pires e travessas — que possibilitam servir em diferentes ocasiões, mas sempre com muita brasilidade.


A referência mais imediata do verão são as praias ensolaradas. Segundo ALEXANDRE CLEMENTE NETO, da Infinite Turismo, dois lugares estão bombando nesta época. No Brasil, Trancoso se destaca pelo clima perfeito, águas quentes, pessoas interessantes e boa infraestrutura. Muitos estrangeiros frequentam a região mais famosa, conhecida como Quadrado, onde ficam as melhores pousadas, como a Espelho D’Água, ou até mesmo o Club Med. “Outro ponto são as badaladas barracas de praia onde também acontecem as festas, como no Café De La Musique”, afirma. Fora daqui, a francesa St. Barth chama a atenção. A ilha mais chique do Caribe tem acesso mais restrito, praias belíssimas, restaurantes e serviços especiais. A gastronomia também é ponto forte. “Para quem quer unir belas praias com serviços especiais, é a melhor opção hoje. Indico os hotéis Eden Rock e Le Ganahani”, finaliza Alexandre.


O cabeleireiro RODRIGO CINTRA, que mensalmente vem ao Maison Cabeleireiros para atender às clientes de Ribeirão Preto e região, adiantou que os supercurtos seriam tendência e acertou em cheio. “Uma boa referência dessa moda é a atriz Sophie Charlotte, que está com um corte bem atual”, disse Rodrigo, em agosto de 2014. As famosas aderiram e as não-famosas também; elas não tiveram medo das tesouras e se renderam aos cortes e desfiados que estão dominando a temporada. Para os homens, o cabeleireiro disse que a barba estaria entre as tendências, em uma medida além da famosa “barba por fazer”. Está aí o homem lumbersexual, com aparência e comportamento rústico, para comprovar que as barbas estão com tudo.


“Blame”, do escocês Calvin Harris, é a música que o DJ DIEGO FALEIROS indica como o hit deste verão. Lançada em setembro do ano passado, em menos de dez dias “Blame”, que tem a voz do cantor John Newman, alcançou a posição número um no UK Singles Chart. Desde então, chegou ao primeiro lugar na Holanda, ficou entre as top 5 na Irlanda e se manteve entre as dez primeiras em outros países europeus, como a República Tcheca, a Eslováquia, a Itália e a Suécia. No Brasil, a música está tocando em todas as rádios e, como não poderia deixar de ser, faz parte do set de Diego. Calvin Harris é produtor, músico, letrista, cantor, compositor, DJ e, agora, o novo garoto-propaganda da grife italiana Emporio Armani.


Os pratos à base de frutos do mar fazem sucesso o ano todo, mas no verão eles ganham um gostinho especial porque têm tudo a ver com a estação. No Coco Bambu, restaurante especialista no assunto, é difícil listar as melhores opções, já que são mais de 200 itens no cardápio. Porém, o sócio-proprietário ADRIANO LOUTZ indica um prato bem leve e refrescante: Camarões em Crosta. A grande atração são os camarões em crosta de pão e alho, acompanhados de risoto de limão siciliano e salada verde. O prato serve duas pessoas e pode ser apreciado junto com os diversos sucos de frutas da estação que a casa oferece. As famosas caips também merecem ser degustadas.


Quando o assunto é tecnologia, a imagem de diversos aplicativos vem à mente. Para FELIPE MENDES, diretor executivo da Rebellion, alguns deles merecem destaque, como o Camera+, um aplicativo de fotos para iOS que coloca recursos profissionais de captura e edição no celular ou tablet com o sistema operacional. O Facetune e  o Afterligt também entram na lista como bons aliados na edição de imagens. Para quem gosta de música, a dica é o Shazam, que identifica o que está tocando. O Deezer também permite descobrir e ouvir músicas de maneira bem divertida e interativa, através de um serviço de streaming. As pessoas antenadas com a qualidade de vida contam com o auxílio do Runkeeper, que utiliza a tecnologia GPS encontrada no iPhone para rastrear as atividades fitness, e do Daily Water, que ajuda a controlar a quantidade de água ingerida por dia. Perfeito para a hidratação do verão.


Diante de um cenário econômico desfavorável, é preciso redobrar os cuidados na hora de comprar. Por isso, os descontos concedidos pelas lojas em períodos próximos às trocas de coleção se tornam grandes atrativos. “Por vivermos em uma região de clima quente, as promoções de verão são muito interessantes. Durante cinco meses, praticamos os preços cheios e, em outros dois meses, concedemos descontos”, diz TOMIE SAKAMOTO, franqueada das quatro lojas Arezzo em Ribeirão Preto. A empresária ainda explica que, na Arezzo, é a franqueadora quem determina as datas e as quantidades de desconto para todas as lojas e, nos 15 últimos dias antes do lançamento da nova coleção, a franqueada é liberada para fazer a promoção da forma que preferir. Desde o último dia 10, suas lojas estão com descontos de 20% a 30% de desconto.


A leitura é prazerosa — e enriquecedora — em qualquer época do ano. E há livros para todos os gostos. De acordo com o empresário EDUARDO BARACHINI, o ranking dos mais vendidos da Paraler neste mês são: “Se eu ficar”, de Gayle Forman, “Para onde ela foi”, também de Gayle Forman, “A culpa é das estrelas”, de John Green, “O mapa da felicidade”, de Heloísa Capelas, “A arte de ser leve”, de Leila Ferreira, e “A teoria de tudo”, de Jana Hawking. O êxito de alguns deles foi tão grande que ganharam adaptação para o cinema, como é o caso de “A teoria de tudo”, baseado na vida do astrofísico Stephen Hawking e no seu romance com a aluna Jane Wide. O filme está com quatro indicações ao Oscar 2015: melhor filme, melhor ator, melhor atriz e melhor roteiro adaptado.


Impossível pensar em verão e não imaginar uma bebida refrescante. Nesta temporada, essa imagem tem nome e sobrenome: Moscow Mule. Criado em 1941, em Manhattan, Nova Iorque, sua composição original era à base de vodka, cerveja de gengibre e suco de limão siciliano. Com o passar do tempo, a bebida acabou sendo esquecida, porém, há poucos anos, ganhou algumas releituras. Cada casa fez a sua receita e o pessoal da Flairs Bartenders não poderia deixar de fazer sua versão desse ícone. “Nossa receita é feita com vokda, licor de grapefruit, infusão artesanal de limão siciliano/gengibre e espuma de gengibre”, conta ZECA DE OLIVEIRA, da Flairs Bartenders.


Os usuários das redes sociais já estão íntimos delas. As selfies são o que há de mais usado em fotografia no momento. Apesar da maioria das pessoas usarem celulares e tablets para registrarem suas selfies, o fotógrafo RAFAEL CAUTELLA, que está sempre com seu equipamento por perto, faz seus selfies com máquina profissional. “Não sou de tirar fotos de mim mesmo, mas enquanto trabalho muitas pessoas pedem para tirar selfie junto comigo, e eu tiro”, diz. Para isso, ele usa uma lente olho de peixe, que é uma super grande angular, com velocidade baixa e efeito de iluminação. Isso garante fotos com uma qualidade superior. Para quem prefere o celular, Rafael indica o uso do bastão para ganhar uma distância maior da foto, além do uso de um aplicativo para edição de fotos.

Texto: Máisa Valochi
Fotos: Júlio Sian, Ibraim Leão e arquivo
Produção: Marcela Versiani
Diagramação: Lucas Chaibub

 

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