Os patronos da Feira do Livro
O patrono atual, Chalim Savegnago, e outros cinco de edições anteriores, prestigiaram a abertura da Feira do Livro
A abertura da 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão, realizada no último dia 14, contou com uma homenagem ao patrono desta edição, Chalim Savegnago da qual participaram também alguns ex-patronos do evento, como Galeno Amorim, Brasil Salomão, Melhem Adas; Marylene Barachini e Lucília Junqueira de Almeida Prado, além do jornalista Saulo Gomes, que já foi um dos escritores homenageados. Juntos, eles assistiram a um vídeo com depoimentos de familiares do patrono e também ao documentário “Quem Viveu Pode Contar: 15 Anos de Feira do Livro de Ribeirão Preto”.
Para Chalim, que sempre apoiou as edições anteriores, está sendo uma enorme satisfação participar como patrono. “Não esperava receber esse convite e me sinto honrado. Este é um projeto cultural do qual nos orgulhamos, feito com muita seriedade, com o compromisso de disseminar o conhecimento, incentivar a leitura e formar cidadãos. A salvação do Brasil está na Educação e acho que a Feira do Livro cumpre seu papel para que isso aconteça”, afirma.
Marco no cenário nacional
“Muito me honrou o convite para ser patrono da 6ª edição. Foi muito precioso para minha vida, uma homenagem muito grande de Ribeirão Preto que, imagino, esteja sendo compartilhada por Chalim, afinal, a Feira já é um marco no cenário nacional, além de uma oportunidade de levar o livro para pessoas sem oportunidade e de elevar o hábito da leitura, que é transformador.” Melhem Adas
Grande honraria
“Ser patrono da 12ª Edição da Feira foi uma das grandes honrarias que recebi. Foi inesperado porque não sou escritor como os que me antecederam, o que agregou muita emoção. A Feira é sinônimo de sucesso, de vitória, de dedicação e de sonho tornado realidade pela coragem, força e ousadia de seus gestores. Eleger o Chalim Savegnago como patrono da 15ª edição foi uma justíssima homenagem a um grande mecenas em todos campos das artes, da cultura e dos esportes.”
Brasil Salomão
Entre livros
“Embora assustada ao ser convidada, fiquei muito à vontade como patrona da Feira por estar no mundo que sempre vivi e amo: entre livros. Para o atual patrono, Chalim Savegnago, só posso dizer que creio que temos muito a aprender com ele, pois é um ser humano muito especial. Só podemos agradecer tê-lo como patrono da nossa 15ª Feira Nacional do Livro.”
Marylene Barrachini
Revide Online