Paisagem Cultural do Café

Paisagem Cultural do Café

Lançamento acontecerá nesta sexta-feira, no Estúdio Kaiser de Cinema

Um passeio por 34 pontos da cidade compõe o roteiro da paisagem cultural do café estudada pelos pesquisadores da Rede de Cooperação Identidades Culturais. O trabalho ganhou o apoio do Instituto Paulista de Cidades Criativa e Identidades Culturais (IPCCIC) e, organizado em livro, vídeo e mapa, será lançado no dia 16 de agosto, nesta sexta-feira, às 19 horas, no Estúdio Kaiser de Cinema. “A data foi escolhida para comemorar o dia do Patrimônio Cultural”, explica Mônica de Oliveira, proponente no projeto junto ao Programa de Apoio à Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Proac.

Mais de 20 profissionais de diversas áreas; história, arquitetura, sociologia, arte, música, turismo, comunicação, entre outras, participaram da pesquisa que seguiu a metodologia disponibilizada pelo  Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (Iphan). O mapa que segue encartado no livro, guia o visitante pelo centro da cidade, com passagem pelos bairros Vila Virgínia, Vila Tibério, Ipiranga, Campos Elíseos e pelo distrito de Bonfim Paulista. A obra revela informações históricas e arquitetônicas sobre os bens referenciados e busca chamar a atenção para as belezas ocultas ao longo do tempo. “Os materiais produzidos tem o objetivo de difundir todo o conhecimento adquirido pelo grupo de maneira a propiciar que as pessoas da cidade se apropriem de toda a informação”, explica Adriana Silva, presidente do IPCCIC. “A preservação passa pelo conhecimento, por isso nossa meta, nesta fase do Instituto, é criar meios de difusão da história da cidade”, completa Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, vice-presidente do Instituto.

Após ao lançamento, os mil exemplares produzidos serão distribuídos criteriosamente para pessoas e entidades que atuam na área de educação, cultura e turismo. Na sequência, o livro e o vídeo estarão disponíveis para download no site do IPCCIC, www.ipccic.com.br. O projeto foi realizado com o apoio do Proac e teve o patrocínio das empresas Sasazaki e Usina Moreno.

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