
Paixão por caminhonetes
Entre as inúmeras opções, Hilux (Toyota), Amarok (Volkswagen) e Ram (Dodge) possuem um público cativo pela tradição das marcas que representam
Robustas, mas delicadas; grandes, porém detalhistas; funcionais e cheias de tecnologias, as caminhonetes encantam e conquistam pessoas de diferentes estilos e perfis. São inúmeros modelos, que esbanjam design, modernidade e tudo o que um bom carro pode oferecer.
Entre as inúmeras opções, Hilux (Toyota), Amarok (Volkswagen) e Ram (Dodge) possuem um público cativo pela tradição das marcas que representam. Os números surpreendem. Na Santa Emília Toyota, a Hilux corresponde a 50% das vendas; na Stecar, a comercialização de caminhonetes RAM 2500 chega a 42% do total de vendas da marca Chrysler; já na Santa Emília Volkswagen, são vendidas mensalmente, em média, 30 unidades da Amarok.
A procura tem uma razão: dificilmente um proprietário de caminhonete abandona esse perfil de veículo. Foi o que aconteceu com Cláudia Leonel. Desde seu primeiro carro, apaixonou-se pelas picapes. “Já tive muitos modelos diferentes e hoje não consigo dirigir um carro baixo. A caminhonete me passa segurança e tem excelente autonomia de combustível, entre outras vantagens que um outro segmento não me oferece”, avalia a dona de uma Dodge Ram 2007. Segundo Marcelo Bekcivanyi, os clientes que optam pela RAM, em geral, são pessoas ligadas ao agronegócio e que utilizam o veículo para atividades de trabalho. “O mais interessante é que esse perfil de cliente se mantém desde o início da trajetória desse produto”, complementa.
A zootecnista explica que o automóvel também ajuda no trabalho e também na hora de fazer longas viagens com a família. “Ao dirigir, é preciso ter cuidado, pois a Ram tem o tamanho de um caminhão. Na cidade, sempre mantenho atenção redobrada. Ela não cabe em qualquer vaga e requer cuidados especiais nas curvas. Para digirir esse modelo, é necessário ter carteira C”, explica.
Apaixonado por caminhonetes, Wesley Carmanhan da Silveira já foi proprietário de várias marcas, mas encontrou na Hilux tudo o que buscava. “Além da alta qualidade, esse modelo tem baixo custo de manutenção, sem contar a praticidade e a economia geradas. A Hillux é perfeita para o dia a dia, para viagens e para passeios”, declara o produtor rural, que adora veículos altos, mas que também não abre mão do conforto em picapes.
De acordo com José Vitor da Silva Júnior, gerente de vendas da Santa Emília Toyota, a Hilux representa 50% de suas vendas. “Sofisticação, robustez e conforto são características determinantes para que, na compra do segmento de picapes, o veículo seja a melhor opção”, explica o gerente.
Lançada em 2010, a Amarok também chama a atenção, especialmente por ser diferente de tudo que existia antes no portfólio da marca alemã. De acordo com o gerente de vendas da Santa Emília Volkswagen, Eduardo Araújo Bassanezi, são vendidas, em média, 30 unidades do modelo todos os meses. “Geralmente esses clientes são empresários, que utilizam o veículo em diversas situações, priorizando conforto, beleza e performance. A Amarok é uma excelente opção, pois reúne essas características e tem ótimo desempenho no asfalto e nas estradas de terra”, explica Eduardo, destacando que as cores mais vendidas são prata, branca e preta.
Texto: Mariana Secaf
Fotos: Ibraim Leão