Paixão que virou negócio

Paixão que virou negócio

Especializada em mergulho — dos cursos de formação aos roteiros ideais para quem é apaixonado pela prática — a Mar & Ar já preparou mais de 1.300 pessoas para conhecer o fundo do mar

Uma viagem ao Caribe levou o casal Patrícia e Carlos Eduardo Parisoto, o Cadu, a realizar o primeiro curso de mergulho de suas vidas. Depois, vieram  muitas especializações e diversos roteiros turísticos capazes de apresentar à dupla paisagens incríveis debaixo da água. O que seria um hobby apaixonante acabou se transformando em um negócio e, há 14 anos, Cadu deixou definitivamente a Engenharia de lado para se dedicar à Mar & Ar, empresa especializada em cursos de mergulho e roteiros turísticos para os amantes da prática. “Antes disso, costumávamos reunir pequenos grupos no interior de São Paulo interessados em aprender a mergulhar. No entanto, o aumento da demanda nos levou, naturalmente, a nos dedicarmos ao mergulho em tempo integral”, relata o empresário, que já mergulhou em diversos pontos do planeta.

Os cursos realizados pela Mar & Ar são homologados pela PADI, maior agência certificadora do mundo dedicada ao treinamento de mergulhadores. “Muitas pessoas acreditam que a prática é perigosa e demanda muito tempo. Na verdade, o curso de mergulho básico pode ser realizado por qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade em um final de semana, entre teoria e prática em uma piscina. Finalizada essa etapa, já é possível realizar o ‘batismo’ no mar”, ensina Cadu. Em 14 anos, mais de 1.300 pessoas já aprenderam a mergulhar com o auxílio dos profissionais da Mar & Ar. Segundo o empresário, é comum se formarem laços de amizade entre instrutores e alunos. 

Roteiros especializados
Para atender às expectativas dos alunos, a Mar & Ar passou a comercializar os equipamentos necessários para a prática e a organizar viagens especializadas, divididas em três formatos. As saídas são passeios mais curtos, que costumam acontecer aos finais de semana (sexta a domingo) e privilegiam destinos próximos, como o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. As viagens têm duração um pouco maior (de sete a 10 dias) e contemplam destinos nacionais e internacionais, como diversas localidades do Nordeste do Brasil e Caribe. Em um ano, a Mar & Ar chega a realizar aproximadamente 10 saídas de mergulho e cinco roteiros internacionais. Já as expedições acontecem de uma a duas vezes por ano e são destinadas a mergulhadores com um pouco mais de experiência. “Costumamos permanecer em embarcações especialmente preparadas para o mergulho (live a board) por mais de uma semana, explorando lugares remotos, normalmente não acessíveis de outra forma”, acrescenta Cadu. Arquipélago das Bahamas, Atol das Maldivas, Ilhas Galápagos, África do Sul e Mar Vermelho são alguns dos destinos já explorados nas expedições da Mar & Ar. 

Inicialmente com sede em Bauru, a empresa abriu, recentemente, uma unidade em Ribeirão Preto, onde já formou a primeira turma de mergulhadores. Para janeiro, estão programados outros dois cursos. As turmas têm entre cinco e 10 alunos e são formadas conforme a demanda. Para saber mais, acesse www.marear.com.br.

Rua Conde Afonso Celso 1600, Jardim Sumaré
Tels.: (16) 3515.3977 e 99715.8661 
Whatsapp: (14) 98111.8661

Compartilhar: