
Pandemia acelera evolução na advocacia
Em menos de 24 horas de pandemia decretada, as nove unidades de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, no país e em Portugal, passaram a operar por telas de computadores e smartphones
O que antes parecia ficção ou cenário apenas de empresas modernas de tecnologia, como Google ou a detentora da rede social Facebook, tornou-se uma realidade para diversos setores: o uso do home office durante a pandemia do novo coronavírus. Na área da advocacia, como em várias da prestação de serviços autônomos, a alternativa do trabalho remoto foi eficaz e aumentou, inclusive, a produtividade. No escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, a operação de colocar praticamente 100% da equipe integrada a distância foi um processo ágil e ocorreu assim que o país decretou oficialmente a chegada da pandemia.
A maioria da equipe continua em home office e não há definição para a data de retomada dos profissionais às salas de trabalho. Tudo indica que, enquanto não houver uma vacina e índices mais seguros da pandemia, o trabalho remoto seja o modelo adotado com mudanças para o futuro. A solução pode ser o formato híbrido.
O escritório não projeta retomada antes de haver segurança de saúde e sanitária para tanto. “E isso, ao que parece, só virá com uma vacinação da população. Antes disso, devemos continuar com as equipes em home office e atendimentos presenciais em caso de necessidade e conforme as peculiaridades de cada caso e cada cliente”, projeta Evandro Grili, um dos diretores executivos da banca.
O sucesso da operação só foi possível, porque há mais de 20 anos a banca leva muito a sério a questão de investimentos em Tecnologia da Informação. Nos últimos cinco anos, investiu fortemente na criação de um novo software de gestão do escritório, além de transferir todos os arquivos para a nuvem. “Desde 2019, antes mesmo de a pandemia ser anunciada, estávamos operando 100% em nuvem e reuniões por videoconferência já eram uma realidade há tempos. Quando chegou o isolamento social, não sentimos qualquer diferença do ponto de vista tecnológico e de funcionamento do escritório”, relata Evandro.
Rodrigo Forcenette, também diretor executivo, pontua que a experiência está sendo muito positiva, apesar de não ter sido planejada nesses termos. Na visão do advogado, a flexibilização do local de trabalho, assim como o senso de responsabilidade e coletividade da equipe, foram fatores que se destacaram nesse período de isolamento e distanciamento sociais. “'O escritório já utilizava sistemas de reuniões virtuais antes da pandemia, mas grande parte de nossos clientes ainda tinham preferência pelo formato presencial. Diante da nova realidade, todos foram obrigados a se adaptar, o que permitiu o conhecimento dessas ferramentas e suas funcionalidades”. Como pontos positivos da quarentena, o advogado enumera o ganho de tempo, redução de custos e a qualidade do atendimento.
Os gestores da banca acreditam que as relações de trabalho na área do Direito e os formatos de atendimento e de processos já passaram por uma revolução e ainda vão ter de se adaptar cada vez mais aos imperativos do novo mercado. Os advogados esperam com isso ter mais qualidade de vida, menos impacto ambiental com uso de combustíveis fósseis e mais tempo para que as equipes se dediquem ao trabalho de interesse de seus clientes.
O presidente Marcelo Salomão relata que a experiência do trabalho em home office foi um grande aprendizado. “Nós percebemos que é possível. Confesso que era cético quanto a essa possibilidade, pois além de gostar muito do contato pessoal com nossos clientes e nossa equipe, a pessoalidade sempre foi marca registrada de nosso escritório. No entanto, nada como uma necessidade para superarmos crenças, limites e tabus”, afirma. Para o advogado, o isolamento permitiu maior agilidade no atendimento dos clientes de outras cidades e sem o tempo e custo das viagens. “Certamente o home office veio para ficar, no nosso caso, provavelmente de forma híbrida, em especial nos nossos escritórios que estão em grandes cidades”, conclui.
Performance em alta
O escritório saiu na frente no pico das transformações legislativas que foram acontecendo no começo da pandemia. Com a edição de Medidas Provisórias, Decretos federais, estaduais e municipais e leis, a banca adotou uma postura proativa, buscando propiciar serviços e informação precisa aos seus clientes e comunidade. Uma das primeiras medidas foi criar o Plantão de Notícias Covid-19 em seu site e nas redes sociais. A banca também adotou um protocolo de conduta para equipe interna e informações pertinentes à prevenção da doença e fez inúmeras lives para manter o público informado.
O que ficou nítido para a equipe? A pandemia acelerou mudanças que ainda demorariam a acontecer. O objetivo principal tem sido atender a essa avalanche de demandas, prestar serviços essenciais à comunidade, ajudar no processo de estabelecer direitos e cidadania.
EQUIPE INTEGRADA
A integração da equipe foi mantida com programas de relacionamento do público interno e externo e suporte de lives, ações interativas e muita criatividade. Neste ano, não faltaram homenagens virtuais em todas as datas comemorativas, desde a Páscoa aos tradicionais Dia das Mães e dos Pais, campanha solidária do agasalho com sistema drive thru e programas, como Cejur On-line - Centro de Estudos Jurídicos com até suporte psicológico à equipe, eventos como o #Sextou com lives artísticas, apresentação de Show de Talentos internos com participação dos profissionais e familiares, live em apoio à Orquestra Sinfônica, campanhas solidárias para contribuir com instituições sociais e artistas. Foram muitas ações que ajudaram a equipe se fortalecer e, mesmo a distância, trouxeram novos significados e valores ao escritório.
Brasil Salomão e Matthes Advocacia
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