Para inspirar jovens profissionais
Para inspirar jovens profissionais
Neste ano, a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) e o Sebrae-SP estão promovendo encontros com jovens estudantes de engenharia, arquitetura e agronomia das faculdades de Ribeirão Preto com o intuito de inspirar o futuro de suas carreiras. O projeto, batizado de Jovens Profissionais, começa com uma rodada de palestras sobre empreendedorismo e mercado de trabalho.
Em fevereiro, alunos da Unaerp e do Centro Universitário Moura Lacerda participaram do projeto. Ruth Paolino, diretora universitária da AEAARP e docente na Unaerp, destaca que os encontros são oportunos para que os estudantes, calouros ou veteranos, conheçam a história daqueles que já têm grande experiência no mercado e também as oportunidades oferecidas pela associação de Ribeirão Preto, uma das mais importantes do país no Sistema CONFEA/CREA e CAU. “As relações profissionais, pessoais e de trabalho se misturam a partir do momento que você escolhe uma carreira. Fazer parte de uma entidade de classe e buscar novas experiências e oportunidades faz parte da construção de uma rede de relacionamentos eficiente e duradoura”, afirma.
Para o engenheiro Giulio Azevedo Prado, o ambiente da AEAARP para os jovens profissionais é ideal para fazer networking. “É nesse ambiente, que tem oportunidades técnicas, com palestras e workshops, e também sociais, com festas, eventos culturais etc., que criamos boas oportunidades”, destaca.

Marta Maria Rossi, coordenadora do curso de Agronomia do Centro Universitário Moura Lacerda, opina que o encontro com a AEAARP e o Sebrae permite que os alunos conheçam a entidade – “muito organizada e com sede extremamente funcional” – e para que se familiarizem com a profissão escolhida.
O engenheiro agrônomo Callil João Filho é um dos dirigentes da AEAARP que participam do projeto. Nos encontros, conta sua história: tem 65 anos de profissão (agora já aposentado) e demonstra para os estudantes a relevância da escolha, tratando os jovens estudantes como “colegas”. “O trabalho dos profissionais das áreas técnicas produzem riquezas e movem o país; a formação continuada, o contato com colegas da área, de todas as gerações, enriquece a atividade profissional, e é isso que a AEAARP oferece aos associados”, comenta Callil.
O Brasil tem 1,3 milhões engenheiros e agrônomos. A maioria deles está registrada no estado de São Paulo, 360 mil. Os dados são do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). No Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU_BR), são 154 mil arquitetos e urbanistas registrados, sendo 50 mil deles no Estado de São Paulo.