
Patinação
Apesar de estar no rol das atividades inacessíveis para muita gente, qualquer pessoa pode aprender as técnicas de patinação e tirar o máximo proveito
Apesar de estar no rol das atividades inacessíveis para muita gente, qualquer pessoa pode aprender as técnicas de patinação e tirar o máximo proveito dessa atividade.
O pequeno Vinícius de Carvalho, de nove anos, decidiu experimentar essa atividade depois dos pais, Noel e Andrea. Logo no segundo dia de treinos, o estudante já pulou obstáculos e descobriu que a velocidade era a sua modalidade preferida.
“Aprendi a patinar sozinho e perguntando para as pessoas. Em seis meses, já participei de um campeonato e fui campeão brasileiro na modalidade iniciante. Gosto muito de praticar, principalmente porque faço isso junto com os meus pais. É o momento ideal para conversar, relaxar e nos divertir”, conta o patinador.
Estilo de vida
A fim de mudar seu estilo de vida e praticar uma atividade prazerosa, Dennys Eduardo Rossetto resolveu se arriscar na patinação. Depois de comprar seu primeiro par de patins, o professor universitário aprendeu noções básicas em uma aula gratuita de um grupo de São Paulo. De volta a Ribeirão Preto, criou o primeiro grupo de patinadores da cidade. “A iniciativa rendeu a perda de 52 kg, o ganho de condicionamento físico e de muitos amigos. Nosso grupo se encontra diariamente para praticar esse hobby”, complementa o idealizador.
Elas também adoram
Luana Sonsine Massocatto, de 15 anos, patina desde os oito e treina slalom há cinco meses. A estudante ficou fascinada pela atividade desde o primeiro contato. “No começo, tive dificuldade, pois não tinha patins apropriados para a modalidade. Antes eu treinava na praça, mas já tenho meus próprios cones e me exercito na rua de casa”, acrescenta, destacando que fez novos amigos em função do esporte. “Ficava muito tempo em casa, no videogame ou na televisão, e comia muito. Já percebi muitas mudanças físicas e psicológicas”, enumera a atleta.
Por que praticar?
• Exercício completo, a patinação gera um enorme gasto calórico (média de mil calorias em uma hora contínua)
• Promove coordenação, equilíbrio e desenvolvimento motor
• Proporciona liberdade, adrenalina e emoção
Patine com segurança
Praticar a atividade com segurança émuito importante. Portanto, ao patinartenha alguns equipamentos em mãos
• Nunca se esqueça do capacete, das joelheiras, das cotoveleiras e do protetor de pulso
• Use roupas leves
• Pratique depois do pôr do sol
• Não se esqueça de se hidratar
• Evite locais com trânsito e muita movimentação
Atividade em conjunto
Apesar de o esforço ser individual, o patins pode ser uma excelente opção para quem não gosta de praticar exercício físico sozinho. Na companhia de amigos e da turma, os trajetos tornam-se agradáveis e bons momentos para conversas e novas amizades. Foi dessa maneira que surgiu o primeiro grupo no facebook da modalidade em Ribeirão Preto, o “Patins Club Ribeirão Preto”. Na rede social, os seguidores trocam informações, combinam encontros, ações e eventos.
Modalidades
Confira as modalidades da patinação
- Speed: velocidade
- Slalon: o praticante deve fazer curvas em cones
- Urban: patinação na rua
- Street/ Agressive/ Vertical: modalidade com manobras radicais em corrimão, rampa e outros objetos
- Fitness: para apenas ganhar condicionamento físico
- Artística: com coreografia e danças
- Hockey
- Roller Derby: esporte de contato e manobra