Pedagogia da Sexualidade
A sexóloga Laura Muller, conhecida pelo seu quadro no programa Altas Horas, da rede Globo, falou sobre sexo no Salão de Idéias da Feira do Livro
Em palestra no Salão de Ideias da Feira do Livro, que aconteceu nos Estúdios Kaiser de Cinema, na manhã desta quarta-feira, dia 12 de junho, a escritora e sexóloga, Laura Muller, abordou o tema que a fez conhecida na televisão. Para uma plateia, em sua maioria, formada de jovens, caravanas de estudantes do ensino médio, a sexóloga explicou aspectos culturais e históricos sobre as relações sexuais, além de esclarecer dúvidas dos adolescentes sobre aspectos físicos.
Bastante atentos, os participantes informaram-se e divertiram-se com as explicações de Laura sobre temas tabus. Os métodos anticonceptivos e as famosas “preliminares” foram temas recorrentes na explanação da escritora e nas dúvidas dos participantes que, por trás dos risos, deixaram transparecer a timidez característica da idade.
A abordagem histórica da sexóloga, com claro pendor pedagógico, esclareceu sobre as relações culturais que transformaram fatos, hoje tão corriqueiros, em temas tortuosos de difícil compreensão. A repressão sexual é, em partes, fruto de uma bagagem social cristalizada pelas crenças do passado afirmou Muller. “Na idade média, a masturbação era crime contra Deus”, lembrou, pouco antes de abrir espaço para as perguntas da plateia.
Na primeira pergunta, de uma jovem de 15 anos, “Dedo tira a virgindade?”, a ovação foi geral. Demorou alguns instantes, até que todos se acalmassem, mas com paciência, a palestrante esperou pelo silêncio e, então, explicou que, feita muito devagar e com cuidado, a masturbação não rompe o hímen.
Ora calma, ora barulhenta, a plateia prestou bastante atenção e participou, sem pudor, pedindo a palavra e manifestando suas dúvidas. Perguntas como “Qual o uso correto da camisinha?” e “Por que é difícil para a mulher chegar ao orgasmo?”, preencheram a agenda da sexóloga até 10h30. Ao final, a participante ainda se dispôs para fotos e autógrafos com os adolescentes.
Laura Muller é psicóloga clínica, sexóloga e comunicadora social. Já trabalhou na Folha de São Paulo e no extinto Jornal da Tarde. Seu terceiro livro, publicado em 2009, “Altos papos sobre sexo dos 12 aos 80 anos”, reproduz a mesma naturalidade com que aborda o tema no programa Altas Horas, da Rede Globo, onde tem um quadro.
Revide Online
Texto: Gabriel Gonçalves (colaborador)
Foto: Carolina Alves