Pioneirismo em transplante

Pioneirismo em transplante

O transplante autólogo, sem intercorrências, foi realizado com sucesso em um paciente do sexo masculino de 46 anos com linfoma

O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto inaugurou, em novembro de 2010, o Serviço de Transplante de Medula Óssea e realizou o primeiro transplante em Hospital Privado de Ribeirão Preto e região. O transplante autólogo, sem intercorrências, foi realizado com sucesso em um paciente do sexo masculino de 46 anos com linfoma. Após 18 dias de internação, ele recebeu alta e está sendo acompanhado pela equipe que realizou o procedimento.A unidade de TMO do São Lucas é coordenada pela Dra. Marina Assirati Coutinho, médica hematologista, formada pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em TMO no Fred Hutchinson Cancer Center, Seattle, USA.

A coordenadora também é especialista em Hematologia e em Transplante de Medula Óssea pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, e membro da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea. Fazem parte da equipe médica a Dra. Maria Isabel Ayrosa Madeira e Dr. Leandro Dalmazzo, ambos hematologistas com especialização em TMO. A equipe de enfermagem é coordenada pela enfermeira Isabel Prado. A unidade conta também com profissionais especializados em cuidados de pacientes imunossuprimidos, como técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, ondontólogo, entre outras áreas. 

A Unidade de Transplante de Medula Óssea possui três leitos de internação em isolamento, seguindo as normas da portaria 931, de 2006, do Ministério da Saúde. Além de ser capaz de realizar transplante autólogo de medula óssea, está preparada para outros tratamentos que envolvam uso de altas doses de quimioterapia e necessidade de isolamento. A Unidade de TMO funciona do 1º andar do Hospital São Lucas.Todos os convênios do Hospital São Lucas e particulares podem usufruir do serviço.

Estudos recentes demonstram que os TMO vêm crescendo exponencialmente nos últimos 10 anos. No ano 2000, cerca de 25.000 transplantes autólogos foram registrados pelo International Bone Marrow Transplantation Registry (IBMTR) e, em 2009, esse número chegou a cerca de 35.000. Esses transplantes são realizados em cerca de 500 instituições e serviços especializados no mundo todo. No Brasil, há vários centros especializados autorizados a realizar esse procedimento, entre os quais, o Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital São Lucas de Ribeirão Preto. 

As doenças em que o transplante autólogoé mais indicado são:

DOENÇAS ONCO-HEMATOLÓGICAS
Leucemias Agudas, Leucemia Mieloide Crônica, Mielodisplasia, Linfomas não Hodgkin, Linfoma de Hodgkin, Mieloma Múltiplo, Mielofibrose, outras doenças.

DOENÇAS ONCOLÓGICAS
Tumor de testículo, Tumor de Mama, Tumor de Ovário, Neuroblastoma, Outros Tumores, Amiloidose.

DOENÇAS IMUNOLÓGICAS
Esclerose múltipla,Esclerose sistêmica,Lupus, etc. 

Compartilhar: