Potencializando resultados
Antonio Sanchez, Sérgio Lulia Jacob, e Daniel Credidio celebram balanço positivo alcançado pelo Banco ABC Brasil em 2022

Potencializando resultados

Banco ABC Brasil investe em um modelo de governança forte, aliado a um portfólio de produtos diversificado e a uma relação de proximidade com os clientes para redefinir o mercado financeiro

Com um plano de expansão arrojado e embasado na questão da sustentabilidade, o Banco ABC Brasil volta seus olhos para o interior do país e Ribeirão Preto, pela representatividade estratégica e econômica, não poderia ficar de fora.

 

Com 33 anos de história, a instituição, conhecida por oferecer produtos financeiros de alto valor agregado e adaptados às necessidades específicas dos clientes e seus stakeholders, tem uma base de operações aqui na cidade.  A proximidade com os clientes, inclusive, é um traço marcante do banco, algo que está presente desde a sua origem.

 

“Construímos um relacionamento de máxima confiança com as empresas que atendemos, para que, com o conhecimento que dispomos do mercado corporativo, possamos disponibilizar as melhores soluções financeiras. Esse processo de ampliação foi muito bem estruturado no decorrer dos últimos anos. Vamos aumentar a área de atuação sem perder o cuidado e a qualidade do serviço, características que são nossos diferenciais. Ribeirão Preto tem um cenário de crescimento promissor. Nosso time tem a expertise para dar o suporte em cada etapa desse processo, não apenas no crédito, mas, também, em serviços e assessoria estratégica, como, por exemplo, o Banco de Investimento”, explica o vice-presidente comercial do ABC Brasil, Antonio Sanchez.


O executivo esteve recentemente na cidade, acompanhado pelo diretor comercial corporate, Daniel Credidio, para um debate sobre economia, política e agronegócio. Durante o encontro, realizado no Ipê Golf Club, os especialistas Ricardo Ribeiro, doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (USP), Felippe Cauê Serigati, professor e pesquisador do Centro de Agronegócios da FGV, Mestre e Doutor em teoria econômica pela FGV, e Daniel Xavier, gerente do departamento econômico do banco, traçaram suas perspectivas para 2023.

 

“É muito importante estarmos sempre em contato com nossos clientes, ouvindo suas necessidades, oferecendo o suporte que precisam e compartilhando conhecimento. Ações como essa consolidam nossas relações, que são duradouras, calcadas na lealdade, na ética e no respeito, não só com os clientes, mas com os colaboradores, investidores, acionistas e reguladores. Ficamos felizes com a receptividade que encontramos aqui”, afirma Credidio.

 


Sanchez comenta a expansão do banco para cidades estratégicas do interior e reforça que os resultados são fruto de muito trabalho

 

Sobre o banco


Com amplo portfólio de produtos, processo decisório ágil e expertise na análise de crédito, o ABC Brasil é especialista no segmento de grandes e médias empresas. Os clientes são divididos em Middle – empresas com faturamento de R$ 30 milhões a R$ 300 milhões – Corporate – de R$ 300 milhões a R$ 4 bilhões – e CIB – empresas com faturamento acima dos R$ 4 bilhões. Atualmente, o banco conta com uma carteira sólida de mais de quatro mil clientes, um aumento de 36% se comparado a junho de 2021, e está presente em 13 estados e 51 municípios.

 

“O fato de sermos um banco com gestão local e autonomia nos permitiu agilidade nas decisões, o que foi fundamental para atendermos e termos sucesso em uma economia dinâmica como a do Brasil. Além do crédito, outro ponto foi o ganho de relevância nos clientes, com uma maior participação no dia a dia das empresas, com produtos e serviços como o Cash Management, Câmbio, Derivativos e forte agregação de valor no estratégico das companhias, por meio do Banco de Investimentos em transações de Mercado de Capitais, Fusões & Aquisições e ECM, que é o apoio nos processos de ofertas de ações”, explica Credidio.


A intensificação do trabalho que vinha sendo feito, a adoção de um modelo de governança forte, o aporte em tecnologia, a segurança dos sistemas, a diversificação dos produtos e a chegada de novos clientes geraram resultados expressivos. O Lucro Líquido recorrente do Banco ABC Brasil atingiu R$218,1 milhões no terceiro trimestre de 2022, crescimento de 8% em relação aos R$201,7 milhões apresentados no trimestre anterior e de 44% em relação aos R$151,5 milhões apresentados no mesmo período de 2021. Este foi o 9º trimestre de expansão consecutiva.

 


Ação promovida em Ribeirão Preto reuniu especialistas para um debate sobre economia, política e agronegócio

 

O Retorno sobre Patrimônio Anualizado atingiu 17,5% no trimestre, um crescimento de 405 pontos base em 12 meses, enquanto a Margem com Clientes, a principal linha da Margem Financeira, cresceu 23% em relação ao mesmo trimestre de 2021, ambos reflexos da estratégia de diversificação de portfólio de produtos, segmentação de clientes e canais. A Margem Financeira Gerencial atingiu R$537,7 milhões, um incremento de 13% em relação ao segundo trimestre, com expansão em todas as suas linhas. Esses são apenas alguns dos muitos indicadores que evidenciam a trajetória robusta de crescimento da instituição.

 

“Certamente, esse é só o começo. Os frutos que colhemos agora são resultado de muito trabalho, empenho e comprometimento de todos os que fazem parte do banco. Ainda teremos muitos desafios e conquistas. Talvez por causa da pandemia da Covid-19, e de todas as incertezas que essa situação trouxe para o mercado de maneira geral, os nossos resultados ainda não tinham aparecido tão plenamente, mas sabíamos que quando o cenário normalizasse, a consistência do nosso trabalho seria recompensada. Temos, ainda, uma série de outras iniciativas, algumas em fase avançada de maturação, outras em fase de planejamento. Ainda temos um futuro brilhante pela frente”, conclui Sanchez.

 

15 anos de listagem na B3


Controlado pelo Arab Banking Corporation, o banco tem suas ações preferenciais negociadas na B3 S.A – Brasil, Bolsa e Balcão desde 2007, admitido no Nível 2 de Governança Corporativa da B3 e no seu Regulamento. Estes 15 anos, recém-completados, vem apresentando crescimento contínuo dos negócios e diversificação de portfólio, além de resultados positivos para seus acionistas. Hoje, comparando com a época do IPO, o ABC Brasil cresceu 11 vezes seu patrimônio e 12 vezes seu lucro líquido.

 

E este crescimento não se limitou a números financeiros. No período, a base de clientes expandiu quase cinco vezes e o grupo de colaboradores é três vezes mais numeroso. “Criamos unidades de negócio, atendemos novos segmentos de clientes, desenvolvemos novos canais de distribuição e expandimos nossa presença geográfica. Construímos uma plataforma maior, mais completa, mais diversificada e mais resiliente”, afirma o CEO do Banco, Sérgio Lulia Jacob. 

Lulia destaca a relevância da atuação do banco na B3 S.A – Brasil, Bolsa e Balcão


O segmento Corporate é, atualmente, responsável por 58% do volume da carteira de crédito expandida; o C&IB, por 33%; e o Middle, por 10%, com grande potencial considerando que é o segmento mais novo e em maturação.

 

“Fizemos o IPO porque vimos uma oportunidade de crescer no mercado que conhecemos. Ele nos criou uma fonte adicional de capital, indispensável para o ganho de escala em um mercado tão competitivo”, completa. Hoje, a B3 contabiliza cerca de 4,5 milhões de CPFs únicos na base de investidores e cerca de 400 empresas listadas. No entanto, Lulia destaca que há apenas ao redor de 200 companhias listadas há 15 anos ou mais. Para o executivo, outra vantagem em ser uma empresa listada é a questão da governança.

 


O relacionamento próximo dos clientes, pautado pela confiança, é um dos principais pilares da instituição, segundo Credidio

 

“Há um grande ganho de transparência, que é muito importante para o banco. É uma exposição que exige de nós um muito dinamismo, fluidez e pluralidade. E é claro que todo esse protagonismo nos deixa sujeitos a elogios, críticas, contestações e sugestões, mas estar na B3 é uma característica que agrega valor à nossa companhia”, conclui. 


O Banco está estruturado como um partnership de gestão local com o suporte de um controlador internacional. “Neste sentido, a listagem possibilitou a renovação de nossa base acionária, garantindo liquidez aos acionistas ao longo das diversas fases de seus ciclos de investimento”, acrescenta Lulia. Atualmente, mais de 5% do capital do ABC Brasil é detido por seus colaboradores, através do mesmo ativo líquido negociado em bolsa detido por nossos acionistas minoritários. Além do total alinhamento na criação de valor, uma ação com liquidez facilita a atração, incentivo e retenção de talentos. 


Fotos: Revide

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