
Prefeita quer atendimento mais humanizado na saúde
Em reunião ela cobrou mais comprometimento de gerentes de unidades
A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), em reunião na manhã desta segunda-feira, dia 26, cobrou dos gerentes de todas as unidades de saúde da rede municipal de saúde que o atendimento seja mais humanizado. “Acho que precisamos rever todos os procedimentos de atendimento. Não podemos atender automaticamente, de forma mecânica. Temos que atender de forma mais humanizada”, afirmou.
Leia mais:
Para secretário, estudante não morreu de meningite
Secretário da Saúde diz desconhecer prontuário de Gabriela
Prefeita admite falha no atendimento de Gabriela
A prefeita também informou que irá realizar uma pesquisa com os usuários para avaliar o atendimento prestado. Ela também distribuiu um questionário para que cada gerente pudesse informar quais as características de cada unidade e as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia. “Precisamos buscar um caminho e uma solução. Não é a doença que estou questionando, mas o atendimento feito”, disse.
Dárcy acrescentou ainda que a pesquisa deverá ser feita junto a pacientes que aguardam atendimento e aqueles que já foram atendidos. “Um dos pontos já levantados aqui é que as unidades têm um número elevado de servidores em licença, o que compromete a rotina das unidades”, comentou.O secretário da Saúde, Stenio Miranda, avaliou que todos os fatos lamentáveis e trágicos ocorridos na última semana devem levar os profissionais e os gestores a uma reflexão sobre as condutas adotadas na rotina diária das unidades de saúde.
“Temos profissionais com alta competência técnica, mas nós precisamos melhorar a nossa solidariedade, compaixão e humanização. Nas ações do dia a dia se perde um pouco da sensibilidade e os atendimentos acabam se tornando rotina. Precisamos trabalhar esses conceitos”, disse.
O médico Carlos Eduardo de Oliveira, diretor do Núcleo de Gestão Assistencial (NGA) falou em nome de todos os gerentes presentes e afirmou que a intenção é melhorar o atendimento das unidades.
“Cada uma delas tem uma peculiaridade diferente e isso precisa ser levado em consideração. Estamos prontos a colaborar para que o atendimento seja o melhor possível”, frisou.
Caso GabrielaA reunião da prefeita com os gestores acontece após a manifestação de sexta-feira, dia 23, para pedir punição aos responsáveis por cinco atendimentos feitos à estudante Gabriela Zafra, de 16 anos, que morreu no dia 16, com sintomas de meningite. Ao atender familiares da adolescente, a prefeita admitiu que houve falha no atendimento e que os médicos deveriam ter pedido exames.
Também em função da morte da estudante, o secretário da Saúde, Stênio MIranda, comparece nesta terça-feira, dia 27, à Câmara Municipal para dar explicações aos vereadores sobre os fatos ocorridos. A prefeita cobrou apuração rigorosa dos fatos, com a punição dos responsáveis.
Revide Online
Fotos: Divulgação
* Publicado em 28/05/2014