Prefeitura sofre segunda invasão
Sede da Administração de Pradópolis já havia sido invadida no dia 6, Câmara também foi alvo
A prefeitura de Pradópolis, no Centro da cidade, foi invadida na madrugada desse domingo (14). O prédio já tinha sido violado na madrugada do dia 6, quando foram furtados documentos que estavam sendo investigados para comprovação de possíveis fraudes. Novamente, janelas foram quebradas e, aparentemente, só o banco de dados digitais foi violado dessa vez.
O prefeito Aldair Cândido de Souza (Dadá, PMDB) suspeita que tenham entrado para implantar escutas ou grampos, seja nos telefones ou nos computadores. “Aparentemente, não levaram nada físico. Entrando no meu gabinete, eu percebi que o roteador estava desligado. Um pessoal que trabalha comigo e tem formação na área de TI [Tecnologia da Informação] diz que é bem provável que seja isso, mesmo: querem ter acesso aos nossos dados”, afirma Dadá.
De acordo com o secretário de Administração Geral, Fernando de Souza, o vigia que foi contratado para tomar conta da sede do Executivo disse que não viu a movimentação nem ouviu barulho. “A gente precisa lembrar que a Prefeitura nunca teve sistema de monitoramento de segurança, nem alarme. E só agora foram invadir. A administração tinha ideia de instalar esse equipamento ainda nesse ano, mas não tivemos orçamento para isso, devido às dívidas deixadas desde o ano passado”, explica.
A perícia, que já esteve no local, conseguiu visualizar impressões digitais em uma das janelas que foram quebradas. Segundo o prefeito e o secretário, a marca estava bem nítida, e isso deve facilitar a identificação do invasor.
Perícia não vistoriou o CEMA
Segundo a diretora do Centro Educacional, Regina Atique Ferraz, a invasão ali só foi descoberta durante a tarde, quando alguns professores e alunos foram ensaiar. “Nós registramos o boletim de ocorrência por volta das 14h e ficamos esperando a Perícia até as 18h. Como eles não chegaram, a gente foi guardar os instrumentos em uma sala mais segura”, justifica. Regina diz não entender o que motivou a invasão, já que nada de valor foi levado. Ela diz que tentaram entrar também no prédio da Secretaria Municipal de Educação, mas não conseguiram.
Ney Souza, um dos professores da instituição, que é Ponto de Cultura do Governo Federal, diz que o único prejuízo além das portas, foi um pedestal de teclado, que ficou quebrado. “Tiraram o teclado de cima, colocaram no chão e destruíram o suporte. Devem ter usado para tentar forçar as portas. Mas não queriam fazer dinheiro, os instrumentos são caros e foram deixados aqui”.
A Câmara do município, que fica no mesmo quarteirão, também foi invadida no dia 10. Além disso, os prédios da secretaria de Assistência Social, a Casa do Idoso e o Centro Esportivo de Pradópolis também já foram alvo de invasores só neste ano.
Revide On-line
Com informações da Agência JC Ribeirão
Foto: Divulgação