
Preparo educacional
Estudantes estão mais preparados para enfrentar os vestibulares das grandes universidades
São três anos de transformação na vida da maioria dos estudantes. Uma época de dedicação aos estudos, de dúvidas para escolher a carreira e de muitos questionamentos sobre o futuro. Nesse período em que os sonhos tomam forma, os adolescentes se preparam para os novos desafios.
Entretanto, o papel das escolas vai além das aprovações nos grandes vestibulares. Os colégios também ajudam na formação de indivíduos que buscam o sucesso pessoal e profissional. As escolas investem para oferecer a melhor infraestrutura física e educacional. Algumas avaliações testam o desempenho dos estudantes e das escolas, entre elas, o Exame Nacional do Exame Médio (ENEM) que classifica os melhores colégios do país. O resultado serve como indicador para os profissionais da área, para os pais e para as escolas.
Entre as cinco melhores escolas da cidade estão: Colégio Albert Einstein, Colégio Auxiliadora, COC, Liceu Albert Sabin e Colégio Objetivo. O desempenho dos colégios avaliados no Enem se baseia nas notas dos alunos que concluíram o Ensino Médio em 2009. Os resultados consideram o desempenho em quatro provas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática) mais a redação. Para obter a média, é preciso que no mínimo dez alunos concluintes da escola participem do Exame. O Ministério da Educação divulga duas médias: a da prova objetiva e a média total, que inclui a nota da redação.
AUXILIADORA
Presente em mais de 130 países, a Rede Salesianas, da qual o Auxiliadora faz parte, educa jovens há 92 anos. Com essa experiência, o Colégio objetiva a formação de caráter e de valores, através de uma proposta pedagógica atualizada. De acordo com a irmã Adair Sberga, diretora do Colégio Auxiliadora, três princípios básicos são trabalhados: razão, afeto e religião (não doutrinal). “Incentivamos a formação de valores e a valorização da vida”, complementa a Adair.
Para preparar os estudantes para as habilidades e as competências exigidas nas grandes provas, o Auxiliadora disponibiliza livros próprios da rede atualizados anualmente. Em um trabalho conjunto, desenvolve a leitura, o raciocínio, a boa argumentação e a pesquisa, deixando os alunos aptos para quaisquer desafios. “Através das disciplinas escolares e de uma relação próxima e afetuosa entre professores e alunos, preparamos nossos jovens para fazer um excelente curso superior, que exige muita reflexão crítica e produção”, comenta a diretora. Além disso, a escola realiza um trabalho para disciplinar os estudos, através de técnicas de organização e de aproveitamento do tempo.
As aulas extracurriculares, laboratórios de redação, física, química e outras disciplinas são as ferramentas que a Instituição promove para estimular o interesse pelo conhecimento. “Também realizamos olimpíadas internas e incentivamos nossos estudantes a participarem desses eventos externos. Enfatizamos a importância da participação no ENEM”, complementa a Irmã Adair, que destaca ainda a capacitação dos professores.
COC
A estrutura física, tecnológica e o corpo docente do COC demonstram a capacidade do Colégio para formar estudantes. Preparando os alunos para diversos vestibulares, a Instituição, há 48 anos, tornou-se referência no segmento. De acordo com José Blundi Júnior, diretor da Unidade Lafaiete do COC, o Colégio preza pela manutenção de uma convivência tranquila e alegre aliada à disciplina e ao comprometimento com os trabalhos pedagógicos. “Além disso, o COC se destaca pelo material didático e pelo corpo docente, que são flexíveis. O material é concebido para os dois primeiros anos de Ensino Médio, de uma forma interdisciplinar, proporcionando uma base sólida e uma preparação direta para o ENEM. No Terceirão e no Pré-Vestibular, o Colégio mescla a abordagem dos conteúdos dos vestibulares mais concorridos e a interdisciplinaridade”, explica o diretor Blundi.
O Colégio acredita que o bom desempenho dos alunos decorre do compromisso da escola com o trabalho de manutenção das práticas pedagógicas, como a sala de estudos, o plantão on-line, o banco de resoluções e outros recursos que podem ser acessados da própria residência do aluno através do Portal COC. Além desse suporte técnico, a Escola oferece aos estudantes e à comunidade o Simuladão COC ENEM, no mesmo formato do exame, e o Simuladão COC.
Outra característica do COC é a preocupação com os seus alunos. “Para o COC, a formação dos estudantes vai muito além da preparação para os vestibulares. Há um cuidado constante em desenvolver habilidades que os capacitem a atuar com desenvoltura num mundo cada vez mais dinâmico, porém sem nunca perder de vista valores intrínsecos à formação do cidadão pleno”, conclui Mônica Righi, diretora do COC.
EINSTEIN
Fundado em Ribeirão Preto, em 9 de setembro de 1999, o Colégio Einstein oferece à comunidade um projeto pedagógico diferenciado, com formação integral e integrada, único em sua forma, inteligente em sua aplicação, que valoriza tanto o conteúdo de cada disciplina como a formação humanística do aluno.
Desde a divulgação dos resultados do Enem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Colégio Einstein se destaca como uma das melhores escolas de ensino médio da região de Ribeirão Preto. Em 2007, figurou entre as dez melhores do Estado de São Paulo.
Segundo o coordenador geral, Eduardo Gula Sobrinho, para ensinar bem não é preciso lançar mão de ideias mirabolantes. Propor um projeto pedagógico que exija que o aluno estude diariamente é uma medida simples e funciona. “É muito importante a integração da escola com os alunos e as famílias, assim como a formação e a valorização dos professores. O estudante precisa ter uma jornada de estudos ampliada. Promover cursos e excursões que entrelaçam várias áreas do saber motiva os alunos”, complementa o coordenador.
Com essa visão, os alunos do Einstein ficam, em média, oito horas por dia no Colégio. À tarde, as aulas são opcionais, dividem-se em cursos de extensão, atividades culturais e esportivas; este conjunto faz com que o estudante tenha mais equilíbrio e se esforce mais. Para o coordenador, a infraestrutura do Colégio contribui para atração e permanência dos alunos; o laboratório, a sala de estudo e a biblioteca atualizados são bem frequentados pelos alunos. “Isso resulta em uma Escola motivadora que desperta no aluno o interesse pelo aprendizado”, completa Gula.
LICEU ALBERT SABIN
Há quase 20 anos, formar indivíduos é a base do Liceu Albert Sabin que se firmou como referência educacional. Para obter sucesso, a Escola direciona seu trabalho, estimulando, em seus alunos, a aquisição de habilidades, de competências, incentivando o desenvolvimento de um ser humano crítico.
De acordo com o professor Nélson Marzola, mais do que aprovar nos grandes vestibulares, o Sabin se preocupa em inserir indivíduos na comunidade, para que eles sejam atuantes. “Quando passamos a noção de direitos e deveres, o jovem adquire autonomia e responsabilidade para a realização de seus sonhos, priorizando as noções de solidariedade, respeito e cidadania: valores que formam a integridade de um profissional.”
Reconhecendo que os estudantes passam, no período escolar, por significativas mudanças, o professor João Mucke, mais conhecido como Gepê, salienta que o Liceu acolhe seus alunos e orienta nessa trajetória. “Não nos preocupamos apenas com o desempenho acadêmico dos alunos; queremos, também, ajudá-los nas diversas escolhas que farão na vida.”
Com uma sólida estrutura, o Sabin busca facilitar a seus alunos o ingresso nas melhores universidades, implementando as aulas regulares com um corpo docente especializado. O diferencial está, também, no material didático complementar, na constante atualização quanto às exigências dos grandes vestibulares, nos plantões de dúvidas, nos grupos de estudo e na monitoria desenvolvida por alunos.
Considerando a mensuração das habilidades dos alunos e de seus conhecimentos adquiridos, os “Encontrões” do Enem, realizados pelo Liceu, preparam para esse exame nacional com aulas específicas que discutem questões contextualizadas, interpretativas e interdisciplinares.
As várias atividades extracurriculares oferecidas pelo Liceu — teatro, artes plásticas, viagens de estudo, etc. — ampliam o universo cultural dos alunos.
OBJETIVO
A historia do Objetivo começou em São Paulo, em 1965, quando os estudantes de medicina, João Carlos Di Genio e Drauzio Varella e os médicos Roger Patti e Tadasi Itto fundaram um pequeno curso preparatório para as faculdades de medicina. O sucesso alcançado foi tanto que, já em 1966 passou a ser um dos maiores da cidade. Em Ribeirão Preto, o Objetivo estabeleceu-se em 1981. De acordo com a professora Mara Miessa, diretora do Objetivo, a escola desenvolve um processo próprio de ensino, que estimula a criatividade. “Criam-se condições para que o conhecimento seja contruído pelo aluno, respeitando seus interesses e motivações, seu ritmo e seu estilo de aprender”, afirma Mara.
Isso resulta em uma formação sólida, pautada pela competência linguística, raciocínio lógico e matemático, iniciação científica, educação ambiental, visão histórica, formação ética e cidadania. No Ensino Médio, as preocupações primordiais são o aprofundamento do conhecimento adquirido na educação básica e o exercício da cidadania. Seguindo essa metodologia de sucesso, em 2008, foi criado, em São Paulo, o Colégio Integrado Objetivo.
A preparação para o Enem e para os vestibulares têm destaque na programação pedagógica do Colégio. Os professores resolvem as questões dos grandes exames, fazem análises para incorporar as tendências aos cadernos de atividades e aos livros. “Um conjunto de fatores faz do Objetivo referência na área. O Colégio implementa propostas arrojadas, representadas por um material didático de produção impecável, aliado à tecnologia de alta geração disponível no mercado”, conclui a diretora.
Texto: Mariana Secaf
Fotos: Carolina Alves, Ibraim Leão e Júlio Sian
Assista na sessão de vídeos a reportagem completa sobre o investimento em Educação, com depoimentos do professor e pesquisador Alberto Matias e do diretor do CEMEI João Gilberto Sampaio. Aqui