Primeiro "Ponto de leitura"

Primeiro "Ponto de leitura"

Parque de 43 mil m² localizado no centro da cidade vai sediar projeto de incentivo à leitura


O Parque Maurílio Biagi será re-inaugurado neste sábado (28) às 10h e entre as atrações da programação cultural que se estenderá até domingo (29), está o lançamento do projeto “Ponto de Leitura”, uma iniciativa de valorização do livro e do ato de ler, desenvolvida pela Fundação Instituto do Livro em parceria com as Secretarias Municipais da Educação, Cultura e Meio Ambiente.

O projeto tem como objetivo incentivar a leitura, para toda população, por meio da troca de exemplares de diversos gêneros literários como romance, ficção, autoajuda, infantil, poesia e contos. Também proporcionará encontros entre os autores de Ribeirão e região.

Segundo o superintendente do Instituto do Livro, Edwaldo Arantes, a idéia inicial foi criar na cidade um lugar onde todas as pessoas possam encontrar prazer em um hábito que é de extrema importância para o cidadão. “Pensamos e idealizamos um projeto que pudesse ser executado em uma praça ou parque, em um ambiente agradável, junto à natureza, criando um espaço lúdico, principalmente com as ações voltadas para o público infantil”.

Com a reforma do Parque Maurílio Biagi em andamento, ele acabou sendo escolhido para abrigar o projeto. “Sua localização estratégica foi determinante, pois une o centro da cidade aos tradicionais bairros de Ribeirão Preto, passando pela rodoviária, centro de compras e o comércio central. Avaliamos que o local seria ideal para a instalação do projeto e a execução da ação”, acrescenta Edwaldo.

Aberto sempre aos domingos, das 9h às 13h, o Ponto de Leitura será um espaço de convivência, onde autores e leitores poderão trocar experiências, tendo o livro como ferramenta de transformação social e pessoal. O projeto conta com monitores e contadores de história e apresentará, à cada domingo, um autor e autora diferentes em um “café filosófico”.

Trabalhando questões como transformação social, inclusão e cidadania, o projeto de incentivo à leitura disponibilizará para a população atividades como concursos literários, rodas de leitura, varal de poesias, uma pequena biblioteca e uma banca, onde será possível efetuar a trocas de livros.

O jornalista e escritor Saulo Gomes visitou, esta semana, o Palácio Rio Branco para oferecer apoio ao projeto. “Achei a idéia maravilhosa e vim colocar a editora à disposição para destinar livros ao projeto “Ponto de Leitura”. Também parabenizo os envolvidos por esta idéia que nada mais é do que a promoção da cultura”, afirmou o escritor.

Para o universitário Rodrigo Martins a iniciativa deveria se estender por toda a cidade. “A leitura é uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade. Ela desperta o indivíduo para a crítica. Só o conhecimento é capaz de promover transformação”, declara.

Além do projeto “Ponto de Leitura” Ribeirão Preto conta com outras iniciativas de incentivo à leitura. O “Ler faz bem à saúde” disponibiliza estandes com mais de trezentos livros nas UBS e UBDS da cidade e o “Ribeirão das letras” conta com 75 bibliotecas em diferentes pontos do município e salas de leituras administradas por ONGS.

Re-inauguração
Além do lançamento do “Ponto de Leitura”, a re-inauguração do Parque Maurílio Biagi também contará com outras atrações como o Ônibus Laboratório, os Contadores de História, atividades esportivas, atrações de palco e também alguns programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, como o coral do Projeto Guri, apresentação de violão, dança de salão e teatro com o grupo da 3ª Idade.

A Academia ao Ar livre, a primeira entre sete que serão instaladas no município em praças públicas, já estará à disposição das pessoas que quiserem usufruir dos equipamentos.

Parque Maurílio Biagi
Localizado na Avenida Jerônimo Gonçalves - Centro - próximo à rodoviária e à Câmara Municipal, o parque conta com uma área de 43 mil m² com duas quadras de futebol, ciclovia, pista para caminhada, praça de alimentação com lanchonete e restaurante, sistema de iluminação, espaço para eventos e shows e estacionamento.

Revide On-line (colaborador: Pâmela Silva)

Compartilhar: