Produtiva e resistente
CV 0470 apresenta alto perfilhamento, diâmetro largo e adaptabilidade para plantio e colheita mecanizados
Lançada pela CanaVialis, marca da divisão de Cana-de-Açúcar da Monsanto, a variedade CV 0470 apresenta alto perfilhamento, diâmetro largo, porte alto, crescimento ereto e adaptabilidade para plantio e colheita mecanizados. A cultivar foi lançada para ser colhida a partir de agosto e ser plantada em ambientes favoráveis e intermediários. Vagner Kogikoski, gerente de marketing da empresa, explica que a CV 0470 foi desenvolvida para proporcionar uma extensão de produtividade ao usineiro por ser recomendada para colheita tardia. Indicada para cultivo na região de Ribeirão Preto, o produtor poderá diversificar o portfólio, diminuindo os riscos de produção.
Os ensaios, realizados em conjunto com as usinas, constataram uma produtividade média até 19% superior em relação ao principal competidor no segmento de variedades tardias. “Esse índice representa um ganho financeiro significativo às usinas e aos agricultores”, estima Vagner.
Outra vantagem é que a planta é mais resistente às principais pragas que atingem os canaviais, como o fungo das ferrugens marrom e alaranjada e a bactéria escaldadura, que trazem prejuízos produtivos aos agricultores devido à redução do desenvolvimento da planta. Segundo Vagner, pela análise espectral de amostras de cana infectadas, realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), apenas a ferrugem marrom pode causar perdas de até 50% em variedades suscetíveis.
Quem tiver interesse em conhecer a variedade CV-0470 poderá entrar em contato com a equipe comercial da CanaVialis por meio do tel.: (19) 3512.4100 ou no www.facebook.com/CanaVialis. Wagner reforça que o modelo de negócios desenvolvido com as usinas prevê o fornecimento de mudas das variedades comerciais.
Texto: Rose Rubini