Projeto EcoEduca

Projeto EcoEduca

Projeto une educação ambiental e lazer em Ribeirão Preto

Após dois anos inativo devido a pandemia, um dos projetos educacionais e ambientais mais estruturados do Brasil está de volta. O Projeto Eco Educa, de Ribeirão Preto, foi idealizado pelo empresário Alexandre Balbo, ao acreditar em formas de agregar valores a uma de suas empresas, o Clube Magic Gardens.

 

Fruto de uma parceria do clube com a Native – Produtos Orgânicos e a Ecoar – Educação e Sustentabilidade, o Projeto Eco Educa tem como objetivo sensibilizar e empoderar os participantes sobre as questões complexas da sustentabilidade, para que, assim, possam desenvolver soluções criativas, tendo como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. 


A partir de metodologias participativas e integrativas, tais como jogos, dinâmicas, rodas de diálogos e oficinas teórico-práticas, os participantes são conduzidos por até cinco espaços pedagógicos (terra, água, floresta, resíduos e energia) durante um dia de visita, tendo como eixo norteador a Educação para a Sustentabilidade. Além das atividades, o dia de visita inclui refeições naturais, com alimentos orgânicos proporcionados pela Native.
O início


Em um evento, Alexandre foi apresentado a Gustavo Alcântara, proprietário da empresa Ecoar que, por sua vez, atua prestando serviços de educação ambiental. Juntos, fizeram diversas reuniões e, a partir disso, nasceu o Projeto Eco Educa, que teve toda a sua identidade visual e materiais gráficos desenvolvidos pela conceituada empresa de publicidade e propaganda NW3, que deu cara ao projeto. 


Com menos de um ano de atividade, o Projeto foi um dos ganhadores do 36º Prêmio Eco | Amcham Brasil + Estadão, prestigiada premiação que aconteceu em março de 2019, na Amcham São Paulo. A princípio voltado para atender crianças de escolas públicas e privadas, o Eco Educa também já recebeu jovens de diversas faixas-etárias e até mesmo grupos de professores que desejavam aprofundar seus conhecimentos. 

 

Gustavo Alcântara e Alexandre Balbo são os responsáveis pelo projeto - Foto: Matheus Petruzza

 

Mais uma iniciativa


Em 2018, já buscando benefícios sustentáveis para o Clube Magic Gardens, o empresário apostou em um conjunto com mais de 50 placas fotovoltaicas. Em um acordo com a empresa Blue Sol, definiu que a instalação deveria ser feita no solo, para que todos que passem por ali tenham uma boa visibilidade da estrutura dos painéis solares e reflitam sobre a importância ambiental de tal investimento realizado pela empresa.

 

Projeto Ecoeduca


Instagram: @projetoecoeduca
Facebook: projetoecoeduca
Tels.: (16) 99165-5241
(16) 3975-8993


Foto: Jhonie F. Tonasso - @jhonief

Compartilhar: