Projeto inédito

Projeto inédito

Escolhida para um estudo clínico do Instituto Butantan, Serrana inicia vacinação em massa da população contra a Covid-19

Localizada na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Serrana está no centro das atenções nos últimos dias. Isso porque a cidade foi selecionada para participar de um estudo clínico coordenado pelo Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac em território brasileiro, e começou, na quarta-feira, 17 de fevereiro, a vacinação em massa da população contra a Covid-19. Um ato simbólico — com a presença do governador PROJETO INÉDITO João Doria (PSDB), do diretor do Instituto, Dimas Covas, do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, do diretor de estudos clínicos do Butantan, Ricardo Palácios, e do prefeito de Serrana, Léo Capitelli (MDB), além de profissionais da saúde — foi realizado às 9h15, na Escola Municipal Professora Maria Celina Walter de Assis, para marcar o início do Projeto S.

À ocasião, o governador enfatizou que Serrana entra para a história da ciência mundial. “Esse é o primeiro estudo no mundo de imunização plena de uma comunidade, de uma cidade com 30 mil pessoas que serão vacinadas. Foram separadas 60 mil doses para esse estudo, o que não implica em redução do compromisso do Instituto Butantan e do governo de São Paulo para entrega de 100 milhões de doses da vacina ao governo federal”, disse Doria, em entrevista coletiva.

Por se tratar de um estudo clínico e não de uma vacinação comum, o processo pode demorar até uma hora e meia por voluntário. Cada um deverá assinar um termo de consentimento, passar por um atendimento médico antes, ter uma amostra de sangue coletada e ficar em observação após receber o imunizante. Estão sendo vacinados todos os voluntários cadastrados previamente, acima de 18 anos, com exceção das grávidas, das lactantes e de pessoas que não podem tomar a vacina por alguma recomendação médica. A cidade foi dividida em 25 áreas que formam quatro grandes grupos populacionais identificados pelas cores verde, amarela, azul e cinza. De acordo com o planejamento, os moradores do grupo verde são os primeiros a receber o imunizante, até domingo, dia 21. “A ideia é vacinar o maior número de pessoas da população adulta. E, com isso, a gente acompanha a evolução da epidemia. Tem aspectos técnicos que vão permitir fazer projeções e calcular se a vacina é capaz de diminuir a transmissão do vírus”, explicou Dimas.

PROJETO S
A cidade foi escolhida com base em três critérios: é um município pequeno, possui taxa de infecção elevada e está 1ª região (verde) de 17 a 21 de fevereiro 2ª região (amarelo) de 24 a 28 de fevereiro 3ª região (cinza) de 3 a 7 de março 4ª região (azul) de 10 a 14 de março próximo a um centro de pesquisa, que é a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Foi elaborado um mapeamento para obter um entendimento não só geográfico, como também social das áreas de Serrana e analisar o nível de aceitação da vacina. Com a ativação do sistema de vigilância, todos os moradores foram submetidos a um censo e a um processo de georreferenciamento, por meio do qual será possível acompanhar o número de casos, exames positivos, internações e consultas médicas — o que permite comparar o resultado de cada região.

Além de mensurar a eficiência da vacinação no que se refere à transmissão do vírus e redução de carga do sistema de saúde, a pesquisa vai avaliar efeitos indiretos na economia, na circulação de pessoas e na aceitação da vacinação, por exemplo. O acompanhamento vai permitir mensurar todos esses aspectos em nível populacional, dados que geralmente são apresentados somente após a conclusão do programa de imunização. Os primeiros resultados deverão sair em até 13 semanas. “É um estudo importante para todos nós. Importante para Serrana, para o Estado de São Paulo, para o Brasil e para o mundo. Com base no que vamos aprender aqui, poderemos contar para o restante do mundo qual o efeito de fato da vacinação contra a Covid-19”, afirmou Ricardo.

ASSISTENTE VIRTUAL
Para facilitar o monitoramento e a interação dos voluntários com os pesquisadores, foi lançado um assistente virtual, batizado de Tainá. O programa, que funciona pelo WhatsApp (11) 4950.8330, responderá todas as perguntas e dúvidas que surgirem depois da vacinação.

CALENDÁRIO
1ª região (verde) de 17 a 21 de fevereiro 
2ª região (amarelo) de 24 a 28 de fevereiro 
3ª região (cinza) de 3 a 7 de março 
4ª região (azul) de 10 a 14 de março 

* A segunda dose começará a ser aplicada entre o 21º e o 30º dia após a primeira.

Compartilhar: