Prontos para o Enem
Colégio oferece salas amplas para os alunos estudarem após as aulas

Prontos para o Enem

Concluir o conteúdo didático de forma integral e fazer uma boa revisão são ações que o Colégio Einstein promove para diminuir a ansiedade dos alunos e consequentemente aumentar o desempenho nos exames

A oito dias da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 (Enem), a certeza de que todo conteúdo didático proposto foi abordado de forma integral nas salas de aula tem grande valor. Esta é a opinião do professor e diretor geral do Colégio Einstein, Eduardo Gula Sobrinho. A confiança no trabalho desenvolvido durante o ano permite que o aluno que está concluindo o Ensino Médio possa participar das revisões com tranquilidade, tire as dúvidas e ganhe mais segurança no conhecimento adquirido durante a preparação.

Eduardo considera positiva a mudança nas datas das provasNo Einstein, até o dia 20 de outubro, o conteúdo obrigatório já foi cumprido pelos professores. Depois disso, o aluno participa do “intensivão”, período de revisão geral das disciplinas que também pode ser utilizado para sanar as possíveis dúvidas.  O professor Gula ressalta que o interesse dos alunos pelo Enem vem crescendo ano a ano. Tanto é verdade que, além dos cerca de 170 estudantes do terceiro ano e extensivo, mais de 200 jovens dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio participarão da prova como treineiros.

Preocupado com o resultado final da prova, o corpo docente do Colégio incentiva o aluno a realizar simulados do Enem durante o curso. “Para os estudantes dos primeiros e segundos anos, realizamos, anualmente, dois simulados. Isso permite que eles tenham maior contato com o modelo da prova, o que contribui para amenizar o nervosismo e a ansiedade naturais, provocados pelo Exame”, explica o professor Gula.

Uma das principais provas educacionais brasileiras, o Enem 2017 irá, além de avaliar os estudantes concluintes do Ensino Médio, dar acesso a programas estudantis do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), entre outros. Ao contrário de anos anteriores, quando aconteciam em um único fim de semana, as provas serão realizadas em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. A alteração foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), entre outras mudanças.

Segundo o professor Gula, o intervalo entre as provas dará ao estudante um tempo maior para descansar e fazer uma nova revisão no conteúdo da próxima avaliação. No primeiro domingo, os alunos terão 5h30 para responder questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, os candidatos terão 4h30 para dar as respostas às perguntas sobre ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Aulas de revisão melhoram o conhecimento e ajudam a reduzir a ansiedade pré-Enem

Tranquilidade
Bem ambientada com a dinâmica do Enem, Rebeca Marçal Vieira considera importante terminar todas as matérias com antecedência. Desta forma, as revisões são mais completas. Aluna do Extensivo, ela destaca que a organização do Colégio foi fundamental e fez a diferença durante a sua preparação.


Estudo intensificado
Focado na carreira médica, Vinicius Cunha Lemos revela que ter feito o Enem desde a primeira série do Ensino Médio foi fundamental, para que pudesse chegar à conclusão desta etapa com mais tranquilidade. “Claro que, neste ano, o peso da responsabilidade é maior, assim como o nervosismo para desenvolver as provas. Apesar disso, estou preparado”, revela o jovem, que se dedica aos estudos, em média, de oito a dez horas por dia. “Fazer uma refeição leve e chegar mais cedo ao local da prova também ajudam a reduzir a ansiedade”, sugere Vinicius, que cursa a terceira série do Ensino Médio.

Dicas importantes
Duas semanas antes da prova:
• Refazer as questões dos exames anteriores serve como teste de conhecimento para o estudante, além de ajudá-lo a se ambientar com o mecanismo da prova;
• Escolher um local tranquilo para o estudo ajuda a melhorar a concentração;
• Ler e escrever mais ajudam a melhorar a interpretação e a criação de textos mais elaborados para a prova de redação;
• Aproveitar as aulas de revisão para sanar as possíveis dúvidas também reduz a ansiedade;
• Momentos de descanso são necessários para que cérebro e corpo possam relaxar;
• Praticar algumas atividades físicas ou de lazer ajudam a descontrair. 

Na semana da prova
• Controlar a ansiedade é fundamental;
• Convidar os amigos para um passeio é uma boa opção para relaxar um pouco;
• Durma bem e, se possível, mais cedo;
• Alimente-se e se hidrate bem, dando preferência a alimentos mais leves;
• Confira o local da prova e faça um planejamento do trajeto;
• O ideal é chegar com 1 hora de antecedência ao local do exame; 
• Durante os testes, gerenciar o tempo para as respostas é fundamental, deixe as questões mais difíceis para o fim.

 

Compartilhar: