
Queda nas vendas do comércio
Maior queda foi registrada no setor de Tecidos e Enxoval
O comércio de Ribeirão Preto teve queda de 0,61% nas vendas em junho, comparado com o mesmo mês do ano passado. A pesquisa foi feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp).
Os setores de Tecidos/Enxoval (– 5,25%) e Papelaria (– 3,25%) apresentaram as maiores baixas nas vendas. Já os setores de Eletrodomésticos (+5,63%) e Móveis (+2,50%) registraram alta das vendas no mês.
A modalidade de pagamento preferida dos ribeirão-pretanos é disparada o cartão de crédito. 47,81% das vendas foram pagas com cartão, enquanto 35,61% foram à vista e 16,58% à prazo, no carnê ou cheque pré-datado.
A pesquisa também fez um levantamento sobre o clima entre os comerciantes da cidade. Ao passo que 47,9% dos entrevistados consideraram que as vendas de junho foram menores que em maio, 47,8% das empresas consideraram que as vendas do mês foram melhores; 4,3% acreditam que as vendas se mantiveram no mesmo patamar.
Apesar das incertezas nas vendas, o número de funcionários das lojas foi mantido. Todas as empresas declararam na pesquisa que não alteraram o quadro funcional em junho.
Responsável pela pesquisa, o economista da Sincovarp Marcelo Bosi Rodrigues acredita que apesar do índice negativo, a notícia não é tão ruim pelo fato da baixa não ter sido generalizada e que houve mais setores no positivo do que no negativo.
Segundo ele, a economia está dando sinais de ‘esfriamento’. “O resultado desta pesquisa é reflexo do momento econômico que vive o país. Com a desvalorização do Real frente ao Dólar, as pressões inflacionárias e as recentes elevações da taxa básica de juros, as expectativas dos agentes econômicos tornam-se negativas e a economia começa a dar sinais de arrefecimento”, analisou Bosi.
Revide Online
Texto: Brunno Vogah (Colaborador)
Fotos: Arquivo Revide