Reaproveitamento de parque fábril

Reaproveitamento de parque fábril

A criação do Dabi Bussiness Park reforça a identidade empresarial do Lagoinha

A inovação está no DNA do Lagoinha e segue sendo uma característica marcante do bairro, mesmo depois de quase 40 anos de sua idealização. Prova disso foi a inauguração do Dabi Bussiness Park, no primeiro semestre de 2021, um Centro Empresarial de 100 mil m² — criado a partir do reaproveitamento do imóvel industrial onde funcionou por mais de quatro décadas a Dabi Atlante, tradicional fabricante nacional de equipamentos odontológicos.


Considerado um projeto pioneiro e arrojado, porque previu vãos livres que hoje permitem a extrema flexibilidade no aproveitamento dos espaços, o prédio de estruturas de concreto armado pré-moldadas, instalado às margens da Rodovia Anhanguera (SP 330), no principal acesso da cidade, abriga, atualmente, mais de 80 organizações que vão desde grandes empresas, como Usina São Martinho, Harven Agribusiness School, iClinic, Transportes Imediato e Alliage, a startups,  incluindo também construtoras, transportadoras, fábricas de software, escritórios de empresas agrícolas e de pecuária, educação, consultorias jurídicas, de transformação digital e até um data center. A flexibilidade da arquitetura oferece espaços customizáveis para empresas que precisam de salas comerciais de diversos tamanhos até lajes de mais de mil m².


O centro também dispõe de praça ao ar livre, auditório, salas de reuniões, copas de uso coletivo e uma arquibancada — a Área 51 —, que todo mês recebe eventos realizados pelo próprio centro empresarial e por empresas residentes ou externas ao ecossistema.


Hub de inovação onde empresas residentes e externas encontram estrutura para conectarem-se com startups dos programas de inovação que operam ali a Área 51 foi palco de duas edições do programa de inovação Dabi Start Me Up, além de projetos de ESG, educação, agronegócio, empreendedorismo e qualificação profissional gratuitos, que fazem parte do programa Conexão Social Dabi.   

 

Em plena expansão


O Dabi Business Park foi pensado para conectar pessoas, ideias e empresas, promovendo inovação e gerando novos negócios. O projeto estava praticamente pronto quando os planos precisaram ser alterados diante da sequência de lockdowns e da adoção de modelos de trabalho remoto que eclodiram com a pandemia, no início de 2020. 


“Tivemos que pensar em ambientes com flexibilidade que contemplassem as novas relações de trabalho e que também tivessem atributos para entregar valor às empresas no pós-pandemia. Foi aí que entraram os espaços que proporcionam conexão entre pessoas e empresas, como a Área 51, o nosso hub de inovação”, explica o gestor do Dabi Business Park, Eduardo Brondi.


A meta de ocupar os 40 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL) parecia distante de ser alcançada, mas deu tudo tão certo, que pouco mais de dois anos após a abertura da primeira fase 90% dos 22,5 mil m2 iniciais do projeto já estão locados e os empreendedores decidiram antecipar a primeira etapa de expansão, que vai adicionar 11 mil m2 ao complexo. 


As salas, lajes para locação e áreas de uso comum, exploram o conceito de arquitetura aberta, que privilegia o relacionamento e a conexão. Por isso, a base do projeto passa pelos 4 mil m² de áreas comuns, que incluem um amplo átrio com mesas de trabalho para mensalistas e plataformas como WOBA e OOND. 

Compartilhar: