Recursos para investir

Recursos para investir

Nogueira espera que a Prefeitura de Ribeirão Preto volte a ter capacidade de investimento para não depender somente de recursos do governo estadual e federal

Como o senhor avalia o resultado desse segundo turno?
Nogueira – Primeiro, agradeço o apoio que tivemos ao longo de toda campanha. Em todos os lugares onde estivemos, em todos os debates que participamos, sempre fomos recebidos com muito respeito. Sabíamos que seria uma campanha com muitas dificuldades, mas nunca abrimos mão dos nossos princípios. Fizemos uma campanha limpa, de propostas, apresentamos ao eleitor nossas metas para a Saúde e a Educação. Propusemos dar transparência e eficiência à gestão pública para preparar a cidade para os próximos 20 anos. Praticamente, a metade da população nos apoiou com o seu voto. Isso só aumenta a nossa responsabilidade.

Quais foram os principais erros e acertos da sua campanha?
Nogueira – Fizemos a campanha em cima do desejo de mudança da população, de administrar a cidade pensando no futuro, com metas, prioridades e rigor no uso dos recursos públicos. Esses pontos são uma forma moderna de administrar. A magnífica votação que tivemos indica que acertamos. No entanto, por alguma fragilidade ou dificuldade não conseguimos fazer com que nossas informações chegassem a todos os eleitores. O governador Mário Covas costumava dizer que o eleitor sempre acerta, desde que tenha todas as informações.

O senhor teve um grande crescimento nessa reta final. O que faltou?
Nogueira – No primeiro turno, das candidaturas competitivas, a nossa era a que tinha o menor tempo de televisão. E mesmo assim o eleitor nos colocou no segundo turno. Na segunda fase da campanha, com tempos iguais de televisão, conseguimos detalhar as nossas propostas. Mas, muito provavelmente, isso não foi suficiente para que as nossas informações chegassem a todos os eleitores.]

Diante do alto índice de abstenção de eleitores em todo o país, pode-se afirmar que o brasileiro está descrente da política? Como mudar esse cenário?
Nogueira – Ao longo da campanha, dissemos que o nosso maior adversário não eram os concorrentes, mas o descrédito em relação à política. Isso se confirmou com os altos índices de abstenção. Mudar esse cenário é um desafio. Digo que a qualidade de um governo começa pela qualidade de uma campanha – não prometer algo que não possa ser cumprido, não fazer apoios contraditórios que trarão um ou outro benefício durante a campanha, mas que limitarão a autonomia de quem governará. Foi isso o que procuramos fazer.

O que espera da segunda gestão de Dárcy Vera?
Nogueira – O que todos os cidadãos esperam: que todas as promessas sejam cumpridas e que a Prefeitura volte a ter capacidade de investimento para que não fique dependente de recursos do governo estadual e federal.

Quando o senhor retomará suas atividades como deputado federal?
Nogueira – No dia 30 de novembro, retomei minhas atividades na Câmara dos Deputados. Engraçado que, ao longo da campanha, procuravam me criticar dizendo que fico boa parte da semana em Brasília. É claro que fico. Fui eleito para isso. Estou lá trabalhando pela cidade.

Quais serão suas prioridades no cargo daqui em diante?
Nogueira – Defender os interesses de Ribeirão e da região no Congresso Nacional.

O senhor pretende voltar a concorrer à Prefeitura de Ribeirão Preto?
Nogueira – O momento agora é de agradecer e não de pensar em eleições futuras.

As pesquisas do Ibope prejudicaram a sua candidatura?
Nogueira – Sim. A divulgação da intenção de voto um dia antes da eleição apontava uma diferença de 16 pontos percentuais que não se confirmou nas urnas. Isso desmotiva a militância e os eleitores. A apuração mostrou uma diferença muito menor. Acho que o Ibope deveria repensar os seus princípios.

Por que o ex-prefeito Welson Gasparini apareceu pouco e a vereadora Silvana Resende não apareceu na sua campanha de rádio e TV?
Nogueira – No primeiro turno das eleições, nosso tempo na televisão era muito pequeno e mal dava para apresentar as nossas propostas. No segundo turno, o deputado Gasparini participou dos nossos programas. E a vereadora Silvana Resende sempre esteve conosco na campanha e contribuiu de forma muito valiosa.

Compartilhar: