Rei Momo magro de Batatais derruba mito do peso

Rei Momo magro de Batatais derruba mito do peso

Wendel Henrique Cacila, jovem e magrinho, desfaz crença sobre as características do personagem da mitologia grega e ocupa o trono da folia

O Departamento Municipal de Turismo da Prefeitura de Batatais promoveu em novembro de 2014, o concurso que escolheu a Corte do Carnaval 2015, denominado ‘Freguesia do Samba’. Na data ficou decidido que o posto de Rei Momo de 2015 ficaria para Wendel Henrique Cacila, do Bloco Carnavalesco Estação do Samba.

Para a surpresa de todos, Wendel derrubou os mitos que sobre as características do personagem da mitologia grega. O Novo Rei Momo 2015 é um jovem de apenas 19 anos, de boa aparência e muito magro.

Leia Mais
Bloco "Os Alegrões desfila neste domingo
Carnaval da região terá desfiles e marchinhas
Região oferece tranquilidade durante o carnaval

Frequentemente, os Reis Momos são escolhidos pela simpatia, alegria e pelo excesso de peso. Em alguns concursos os participantes só podem se inscrever com peso igual ou superior a 120 quilos. Esta última exigência vem sendo abandonada nos últimos anos, considerando-se os problemas de saúde causados pela obesidade.

O jovem batataense explica que não esperava o posto por ser jovem e magro demais e ficou contente por ser o escolhido para representar esse personagem que é uma tradição carnavalesca desde 1950.

Wendel contou que se candidatou em última hora já que o outro participante tinha desistido. “O presidente da nossa escola de samba disse que não iria mais desfilar por causa do incidente. Na hora eu respondi para ele que iria participar do concurso”, comentou.

Para Wendel, não há palavras que expliquem a emoção de ser o Rei Momo 2015. “Eu estou muito feliz. Não há nenhuma maneira de expressar o que eu sinto, só sei que eu vou mudar a história do carnaval de Batatais”, enfatizou.

De acordo com o organizador de eventos do Departamento de Turismo, Geraldo Carvalho, o posto foi entregue ao jovem, pois na opinião dos jurados Wendel, por ser bailarino, tem mais facilidade com o samba, além de ser simpático e alegre. Carvalho ainda comentou que a decisão foi unânime e que no concurso “também teve competidores com peso maior que do Wendel”.

Ele ainda ressaltou que alguns moradores acharam diferente a escolha, mas aprovaram. “Essa história de que o Rei Momo precisa ter um determinado peso ficou no passado. Hoje em dia a escolha é feita pelo samba no pé”.

Mitologia

Rei Momo é um personagem da mitologia grega que se tornou um símbolo do Carnaval. Momo (Reclamação) era uma das filhas que a deusa Nix, personificação da noite, que foi escolhida para julgar qual deus - dentre Zeus, Posidão e Atena - poderia fazer algo realmente bom.

História

O Rei Momo surgiu na Espanha, era confeccionado como um boneco que se queimava para suavizar um costume antigo mais brutal, simbolizando a morte de Jesus Cristo propiciadora da sua ressurreição.

Revide On-line
Fotos: Divulgação

 

Compartilhar: