Respeito e valorização

Respeito e valorização

Para o Grupo Queiroz Brunelli, o processo educativo passa pela individualização e pela personalização do ensino, com total acolhimento dos alunos e de suas famílias

“Estamos sempre abertos ao diálogo e prontos para receber os alunos e suas famílias”, apontam Nilcéia e CamilaCom quatro unidades educacionais em Ribeirão Preto, o Grupo Queiroz Brunelli prioriza a formação educacional de maneira individualizada e personalizada. O processo educativo começa com bebês, que encontram um ambiente cheio de estímulos e seguro nas três unidades Primeiros Passos (Castelo, Boulevard e Ribeirânia). Gradativamente, os pequenos passam a ser acompanhados em aulas tradicionais e em outras atividades, como a horta e junto aos animas, sem esquecer uma característica fundamental nessa fase da vida: as brincadeiras.

De acordo com a diretora geral, Nilcéia Queiroz Brunelli, desde 1999, esse sonho completa e transforma a vida de alunos, professores e famílias, por meio da intensa dedicação à educação, ao cuidado e ao amor. Segundo a diretora, o diferencial da escola, além do ensino de ponta, da equipe de profissionais especializados e do corpo docente de alta qualidade, é o tratamento individualizado dado ao aluno e, principalmente, o acolhimento das famílias. “A proximidade com os pais possibilita a troca de experiências, a ajuda mútua, o respeito e a valorização em favor de uma causa comum: o aluno. Nossas escolas estão sempre de portas abertas”, enfatiza Nilcéia.

Pedagoga especializada em Educação Infantil, nesta missão, Nilcéia conta com o apoio e a participação da filha, Camila, que já foi coordenadora de uma das unidades Primeiros Passos e hoje atua no colégio. Especializada em Psicologia da Educação, Camila, revela que a convivência com os alunos começa ainda no maternal, onde a amizade e o respeito imperam na troca mútua de experiência e no respeito no dia a dia. “Nossas portas estão sempre abertas para receber os pais e também ouvir os alunos”, relata a dirigente.

Laboratórios despertam o interesse pela ciênciaJá no Ensino Fundamental (1° ao 9° ano), na unidade Lagoinha, os alunos entram em contato com outras disciplinas e com situações e estímulos que os levam à construção da autonomia. “As atividades extracurriculares, como recreação, aulas de jazz, judô, inglês, projetos interdisciplinares — como a maratona de matemática, o projeto literário e os saraus —, além da orientação profissional, fazem parte da proposta de formação completa de todos os alunos”, aponta Camila. Essa unidade, inaugurada em 2013, é uma obra sustentável, cuja construção e manutenção levou (e leva) em conta o impacto ambiental gerado. 

Desde a concepção, o projeto de arquitetura buscou especificar somente materiais recicláveis, sendo um dos primeiros do interior de São Paulo a ser classificado como “edifício verde”. Em modernas instalações estão disponíveis laboratórios de Ciências e Informática, sala de Artes Plásticas, piscina aquecida, quadra de esportes, salas amplas e climatizadas, lousas interativas, biblioteca, pátio coberto, parques infantis e cantina. A escola também oferece aulas de reforço escolar, judô, jazz, música e inglês.

A educação no mundo 

Salas de aulas climatizadas com turmas reduzidasEm maio de 2017, um grupo de educadores brasileiros, incluindo a diretora do Colégio e das escolas Primeiros Passos, Nilcéia, visitou a Polônia e a Inglaterra para conhecerem de perto as novidades e os diferenciais dos dois países, referências na área da educação. Para a diretora, viagens como essa viabilizam a constante renovação do colégio. “Buscamos o que há de melhor em educação e trabalhamos para adequar e implantar o que vimos às nossas escolas”, reforça Nilcéia.

O ingresso dos alunos nas universidades é outra preocupação da instituição, que os prepara para enfrentarem as maratonas de vestibulares. “Temos, inclusive, muitos estudantes que despontaram. Por exemplo, em um grupo de 600 jovens que concorreram ao vestibulinho, alguns de nossos alunos alcançaram ótimas colocações, como um terceiro lugar”, enfatizam. O Colégio também estimula os estudantes a participarem de provas externas, como olimpíadas do Conhecimento em diferentes áreas. “Os alunos surpreenderam, com os resultados e as conquistas de medalhas. Isso demonstra o quanto um bom ensino, aliado a boas relações e modernas instalações, favorecem o desempenho dos estudantes”, frisam Nilcéia e Camila.

Colégio Queiroz Brunelli
Av. José Gomes da Silva, 1551 
Tel.: (16) 3603.4600
www.colegiocqb.com.br

Compartilhar: