Responsabilidade ambiental
Fábio Gomes Spedo

Responsabilidade ambiental

Práticas ecologicamente corretas ainda tem pouca adesão do setor automotivo, mas já há sementes germinando em Ribeirão Preto

Pensar em maneiras de aproveitar os recursos naturais disponíveis sem seu esgotamento e adotar práticas que contribuem com a preservação do planeta está cada vez mais comum. Na setor automotivo, essas iniciativas de respeito ao meio ambiente estão crescendo. Seja no processo de produção ou no pátio das concessionárias, com medidas como a coleta seletiva, o reuso de água e a destinação de resíduos — por consciência ambiental, redução de custos ou marketing empresarial —, a defesa do meio ambiente virou “tendência” no planejamento de grandes empresas, assim como a responsabilidade social pontuou ações estratégicas de maneira agressiva há alguns anos.

Embora o país ainda demore para alcançar uma performance semelhante a de países europeus no descarte de componentes de veículos que já atingiram sua vida útil, pela falta de uma cultura de reciclagem, já se pode notar, mesmo em Ribeirão Preto, ainda que tímida, uma mudança de comportamento que deve gerar bons frutos.

Desde atitudes como a das concessionárias Eurobike, que não utilizam produtos químicos que agridem a natureza, ou do posto Mosteiro, que capta toda a água da lavagem de carros em uma caixa de decantação, bombeia para uma miniusina de reciclagem e a trata para reaproveitamento, passando pelas práticas isoladas, como as da Koi, que também capta e reutiliza água, faz separação de óleo e produtos para descarte, realiza coleta seletiva e usa tinta à base de água para pintura, até a manutenção de programas mais elaborados de preservação do meio ambiente como o Concessionária Ecológica, da Lago-San, e o Atividades Ambientais, da Viscaya, todas são iniciativas extremamente válidas.

Para o gerente de serviços da Lago-San, Fábio Gomes Spedo, ainda falta comprometimento com essa questão, tanto do poder público quanto do empresariado e da população. Mas os primeiros passos já estão sendo dados na concessionária, que teve seu projeto elaborado para o melhor uso possível dos recursos naturais. “Esta devia ser uma preocupação obrigatória para todas as concessionárias. Fora do apelo comercial, essas são atitudes para o futuro dos nossos filhos e netos”, enfatiza.

Programa Concessionária Ecológica

Na Lago-San, os 23 boxes de serviços de oficina possuem cestos de triagem para a coleta seletiva. Além disso, a água da chuva é coletada, filtrada (para separação de folhas e galhos de árvores) e enviada a um reservatório subterrâneo de 400 mil litros para reutilização na lavagem dos carros, limpeza da oficina e irrigação do jardim.

A oficina não utiliza ventiladores ou sistema de resfriamento, já que as telhas são antitérmicas e a circulação constante de ar (pensada no projeto) propicia um ambiente agradável. Todo o piso exterior da concessionária é permeável para alimentar o lençol freático e se aproveita o máximo possível de luz solar nos ambientes.

Além disso, só se utiliza tinta à base de água na concessionária, para não prejudicar o meio ambiente e também preservar o profissional. “Essa é uma tendência mundial que está começando no Brasil. Sem o solvente, a tinta pode ser descartada tranquilamente”, explica Fábio Spedo. Além disso, a Lago-San contrata serviços especializados para a coleta de componentes contaminados, baterias e óleo.

Atividades ambientais

As medidas adotadas na Viscaya se baseiam no programa interno da Toyota e no programa de certificação do Sistema de Gestão Ambiental - NBR ISO 14001.
Em relação à água, a concessionária se preocupa em manter um controle de pH para evitar poluição e só utiliza produtos biodegradáveis, para que a água possa ser reaproveitada para consumo humano.

Já o lixo produzido passa por uma triagem dos descartes de borracha, papel, plástico, metal e vidro para reciclagem. Também é feita a coleta especializada de resíduos contaminados, como filtro de ar, de óleo e bomba de combustível, sempre com uma destinação legalizada, para não poluir o meio ambiente. Todos os funcionários recebem treinamento para o correto descarte dos resíduos.

Uma das concessionárias da Toyota com certificação ISO14001, a Viscaya desenvolve também ações de cunho ambiental junto à comunidade e desempenha função essencial, como modelo de trabalho.

Texto: Yara Racy | Fotos: Carolina Alves e Ibraim Leão

Compartilhar: