
Responsabilidade social
Com projeto “Ações do Bem”, a Maubisa convida a todos a colaborarem com instituições beneficentes
No Grupo Maubisa, o termo responsabilidade social não fica restrito aos discursos teóricos. A holding é conhecida por colocar esse conceito em prática, apoiando diversas organizações que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Conhecendo de perto as dificuldades enfrentadas por essas entidades, dia após dia para mostrar seu trabalho e angariar recursos financeiros para dar continuidade às iniciativas, o Grupo estudou uma nova forma de ajudar. Assim surgiu o Projeto “Ações do Bem”. O objetivo é oferecer um canal direto e efetivo de comunicação, propiciando a busca por novos parceiros.
Isso será feito através de matérias informativas veiculadas quinzenalmente na revista Revide. “Sabemos que a Revide tem uma circulação expressiva e, por isso, será uma importante ferramenta no processo de conscientização. Pretendemos despertar e sensibilizar os leitores com as causas apresentadas, para que todos passem a ampará-las de alguma forma. Toda contribuição é bem vinda. Esperamos também que outras empresas compartilhem do nosso ideal e participem dessa iniciativa”, explica Roberto de Amorim Biagi, CEO do Grupo Maubisa.
Para concretizar essa ideia, a empresa conta com os serviços da EcoSustentare — consultoria especializada e m Gestão Sustentável de Negócios — e com a agência Com Texto Comunicação Corporativa. O primeiro passo foi fazer um mapeamento das entidades que desempenham um trabalho sério na cidade. Foram selecionadas 50 organizações atuantes em diversas áreas, como: infância e adolescência; saúde; melhor idade; esporte; moradores de rua; arte, cultura e lazer, e ambiental. “Conheceremos cada uma das instituições, suas instalações, o trabalho e a resposta positiva que elas provocam na comunidade. O que levaremos ao público são dados apurados e comprovados”, revela a sócia-diretora da EcoSustentare, Simone Crisley. Ela será a responsável pelas visitas e por recolher elementos concretos para embasar a seleção.
Assim que a lista for definida, Simone terá o suporte da equipe da Com Texto para elaborar o conteúdo a ser divulgado. Depois de cada publicação, a EcoSustentare iniciará a segunda etapa, que é avaliar o impacto gerado pelo projeto. “Estamos extremamente otimistas. Acreditamos no poder contagiante do ‘Ações do Bem’”, afirma Simone. As conquistas mais expressivas também serão divulgadas na revista. A ação começa já na próxima semana.
Critérios para seleção
O universo de entidades que precisam de auxílio em Ribeirão Preto é imenso. Por isso, para definir as 24 participantes do projeto de forma justa e clara, foi criada uma relação de critérios. “Nessa primeira etapa, nossa prioridade é escolher projetos com maior potencial de crescimento, que tenham um impacto social abrangente e que realmente precisem do nosso apoio para divulgar o trabalho desenvolvido e, assim, captar recursos. Se o ‘Ações do Bem’ for um sucesso, com certeza há a intenção de ampliar a ideia, garimpando outras ações que mereçam destaque”, adianta Roberto.
Para facilitar a identificação do Ações do Bem foi criado um selo para retratar visualmente o objetivo do projeto. A ideia de trabalho em conjunto e interação está presente nos ícones. As tonalidades de verde fazem referência à sustentabilidade. O subtítulo “Cidadania é um direito e um dever de todos” também reforça a proposta dos idealizadores. O selo desenvolvido pela equipe de arte da Com Texto Comunicação Corporativa estará presente em todas as matérias sobre o projeto Ações do Bem publicadas na mídia.