Revide Tech 07.02.2020

Revide Tech 07.02.2020

Por: João Pala

1 - Corrida pela Vacina
Cientistas de Melbourne, na Austrália, são os primeiros fora da China a copiar o coronavírus, que já tem mais de 8 mil casos confirmados e de 170 mortes em todo o mundo. A equipe de pesquisadores australianos cultivou o vírus a partir de um paciente infectado desde a sexta-feira, 24, e já há um esforço global, liderado por países como China, França e Estados Unidos, para criar uma vacina contra o coronavírus. Entretanto, segundo Vas Narasimhan, da farmacêutica Novartis, a solução deve demorar mais de um ano para chegar ao mercado.


2 - Em Tempo Real
Enquanto isso, já é possível monitorar em tempo real o avanço dos casos de coronavírus no mundo. A Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, nos Estados Unidos, criou um mapa que reúne dados epidemiológicos do vírus fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por centros de saúde. Você pode acessar o mapa do coronavírus por meio do QR Code. 


3 - A Volta dos Cassetes
Quase duas décadas após caírem em desuso, as fitas cassete bateram recordes de vendas em 2019 em mercados como os Estados Unidos (218 mil fitas vendidas) e o Reino Unido (80 mil), graças a entusiastas e adolescentes dos anos 70 e 80. A demanda é tão grande que causou escassez de óxido férrico-gama, material usado para gravação. Ao menos duas empresas, na França e na China, já desenvolvem e vendem toca-fitas com visual retrô e suporte Bluetooth.


4 - O Sol em Detalhes
Um supertelescópio localizado no estado americano do Havaí captou imagens nunca antes vistas da superfície do sol. As imagens mostram pequenas estruturas, semelhantes a células humanas e com pelo menos 30km de tamanho cada, “borbulhando” — transmitindo calor em massas de gás quente (ou plasma). Nos pontos mais brilhantes, o plasma está em ascensão e, nos mais escuros, está afundando. O telescópio havaiano será usado para entender o funcionamento do sol.


5 - Dolly Parton Challenge
Como você se mostra em suas redes sociais? Esse é o foco do mais novo viral da internet, o “Dolly Parton Challenge” (Desafio da Dolly Parton, em português), formulado pela cantora e rainha do country americana. Em uma imagem, ela usou fotos de si mesma, adaptadas ao significado de redes sociais como LinkedIn (lado mais profissional), Facebook e Instagram (fotos fofas ou de família) e Tinder (imagens ousadas). Estrelas como Zeca Pagodinho também entraram na brincadeira. 

Compartilhar: