Ribeirão Preto ganha Instituto de Estudos Urbanos

Ribeirão Preto ganha Instituto de Estudos Urbanos

Reunião na FDRP marcou início das atividades do Instituto José de Oliveira Reis de Desenvolvimento Regional e Urbanismo


Com uma reunião realizada na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, na última sexta-feira (26), Ribeirão Preto ganhou o Instituto José de Oliveira Reis de Desenvolvimento Regional e Urbanismo (IJORDRU).

A primeira reunião do grupo contou com a presença de professores representantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlência (UFF); do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba (UNIUBE); do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Franca (UNIFRAN); do Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento da UNESP-Franca; do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto; do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIP-Ribeirão; da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) e da Faculdade de Direito da USP-Ribeirão Preto.

Os participantes definiram que, num primeiro momento, para agilizar a institucionalização do grupo, será criado um Grupo de Pesquisa no âmbito do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnóligico), pelo seu Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma LATTES, e este grupo será oficializado pelo Decanato de Pós-Graduação da UnB, que será a sede acadêmica do Grupo, com o nome de Grupo de Pesquisa José de Oliveira Reis de Desenvolvimento Regional e Urbanismo da Mogiana-Triângulo Mineiro. Paralelamente a essa criação no CNPq, o grupo iniciará os procedimentos jurídicos para criação de um Instituto sem fins lucrativos, que será sediado fisicamente e juridicamente em Ribeirão Preto e terá o nome de Instituto José de Oliveira Reis de Desenvolvimento Regional e Urbanismo da Mogiana-Triângulo Mineiro. “Como o trabalho de criação jurídica e física do Instituto é mais demorado e detalhado, ele será desenvolvido aos poucos, inclusive porque demanda uma série de condições para sua implementação efetiva”, afirma o coordenador do IJORDRU, professor Rodrigo de Faria, Doutor em História e professor do Departamento de Teoria e História da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB).

O Instituto tem como objetivo reunir interessados nos estudos urbanos e urbanísticos do eixo geoeconômico e histórico, delineado pelos municípios de Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG), ou seja, a macrorregião Mogiana-Triângulo Mineiro e suas sub-macrorregiões.

Os participantes do primeiro encontro definiram um conjunto de atividades bianuais e anuais de trabalho. Uma segunda reunião já foi agendada para o dia 08 de março de 2013 na Universidade de Uberaba. Até lá, cada um dos pesquisadores e suas instituições de origem farão reuniões para definir atuação nas diversas linhas de pesquisa, formato das participações, condições de apoio à pesquisa, entre outros temas de interesse de cada membro. “Na reunião em Uberaba fecharemos o escopo de atuação/procedimentos das pesquisas”, explica o coordenador.

Também ficou definida entre os integrantes a realização de Seminários, a cada dois anos, para apresentação das pesquisas e propostas de trabalhos. Os seminários serão abertos para participação de interessados, inclusive para apresentação de trabalhos.

Na reunião de Uberaba em 2013 serão definidas outras atividades, já previstas no projeto de criação do Instituto, tais como, palestras e cursos de extensão na área das políticas urbanas para os técnicos municipais das prefeituras, para professores das redes de ensino médio, e outros interessados, além de cursos e palestras fundamentalmente direcionadas para a melhor capacitação técnica dos municípios para o trabalho com Planos Diretores, Projetos de Urbanismo e Planejamento Regional. ”E tudo isso dentro da perspectiva de cooperação interadministrativa para o desenvolvimento regional”, conclui Faria.
 
José de Oliveira Reis
O IJORDRU-RP recebeu o nome de um dos principais urbanistas brasileiros do século XX. José de Oliveira Reis, foi autor do primeiro Plano Diretor de Ribeirão Preto, desenvolvido em 1945.

Nascido em Ribeirão Preto no ano de 1903, José de Oliveira Reis formou-se engenheiro civil e geógrafo pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1926. Ocupou cargos de direção na administração do Rio de Janeiro entre 1937 e 1960, quando dirigiu a Comissão do Plano da Cidade (1937-1945) e o Departamento de Urbanismo (1945-1960), entre várias outras ações profissionais, como ensino da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas) e a elaboração do Plano de Vera Cruz – Futura Capital do Brasil.

Revide Online
Foto: Divulgação
 

Compartilhar: