Ribeirão tem Carnaval

Ribeirão tem Carnaval

No Carnaval de 2024, Ribeirão Preto conta com uma programação completa para a população

Segundo o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, é esperado bom movimento econômico e turístico no Carnaval deste ano A festa mais esperada pelos brasileiros chegou. O Carnaval é uma celebração repleta de energia, cores, pluralidade e ritmos empolgantes que contagiam a todos. Neste ano, a festança acontece entre os dias 9 e 13 de fevereiro, e promete impulsionar o país em diversos setores, como no econômico e no turismo. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o evento deve movimentar R$ 9 bilhões, 10% a mais do que o registrado em 2023. Ainda de acordo com a entidade, será a primeira vez que o faturamento irá superar o patamar anterior à pandemia de Covid-19. 


Em Ribeirão Preto, isso não será diferente. Assim como em muitas outras cidades do país, a folia é um evento aguardado ansiosamente por moradores e visitantes. Com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, o município conta com uma programação repleta de eventos, que prometem alegrar os ribeirãopretanos e toda região. " A pasta retomou o Carnaval em 2023, no pós-pandemia, sem direcionar o apoio institucional aos blocos, foi uma emanação natural dos fazedores de Cultura. Este ano, a intenção é apoiar a todos igualmente, para que eles sejam pontes na realização de uma atividade alegre e divertida, mas, principalmente segura e salubre para toda a população, de todas as idades e regiões da cidade de Ribeirão Preto. Fazemos isso sem esquecer que parte do nosso trabalho, além de promover, é proteger as culturas tradicionais como estamos fazendo com o Orùnmilá e com a Escola de Samba Embaixadores dos Campos Elíseos. Este ano estamos dando manutenção na retomada do Carnaval, queremos no futuro fazer mais e melhor”, explica o secretário da pasta, Pedro Leão. 


De acordo com o secretário, este ano, houve uma reunião com os pares da administração pública, para planeja, otimizar e organizar toda a logística do Carnaval da cidade. “A Guarda Civil Metropolitana, os batalhões da Polícia Militar, o batalhão do Corpo de Bombeiros, RP Mobi, Secretaria de Infra Estrutura e a Secretaria Municipal da Saúde, são órgãos fundamentais para a segurança de todos os eventos e tradicionalmente todos participam do planejamento e o acompanhamento das atividades, com as devidas orientações, fechamentos de rua, controle de acesso, monitoramento do entorno e do local, atendimentos, a fim de garantir que todos os processos sejam executados de maneira eficaz e segura”, afirma.

 

TRADIÇÃO 


Em sua terceira edição, “Um Amor em Cada Bloco” é um dos bloquinhos que estão na programação do Carnaval do município neste ano. Realizado por um coletivo de cinco entusiastas apaixonados pela cultura e pelas festividades, o bloco veio com o desejo de reviver o Carnaval de rua em Ribeirão Preto. “Juntos, formamos o time dedicado por trás do "Um Amor em Cada Bloco". Nosso coletivo é composto por mim, Felipe Marques, pela Bruna Lapenta, pela Isabela Rodrigues, pelo Caio Mendonça e pela Mariana Lorenzetto. E, durante o carnaval, contamos com um coorganizador que é o Guadalupe Café”, explica Felipe Marques. 


De acordo com Marques, como em todo bom bloco de rua, o “Um Amor em Cada Bloco” nasceu de um bloquinho de amigos e produtores culturais com saudades da folia de rua. “A ideia surgiu da nostalgia e do amor pelas tradições carnavalescas. Sentimos que o carnaval de rua da cidade havia perdido seu brilho, e como amantes da festa que somos, decidimos resgatar essa chama. Queremos trazer de volta a alegria, a diversidade cultural e a animação que caracterizavam os antigos carnavais. Somos todos integrantes de outros coletivos e já atuávamos como produtores culturais, como potencializadores da arte e cultura local, e transformadores da indústria criativa ribeirãopretana”.
 

NO SANGUE DA CIDADE 


“Ribeirão Preto sempre foi palco de grandes comemorações carnavalescas, do Carnabeirão aos carnavais dos clubes da cidade.” É com esse clima nostálgico que a influenciadora digital ribeirão-pretana Júlia França vai curtir a folia em Ribeirão. E opção é o que não falta para os amantes da festa. “Eu adoro viver a bagunça dos blocos de rua, com uma galera mais animada, é uma energia diferente. Os bloquinhos são a cara do carnaval! Além deles, os eventos fechados também são uma ótima pedida, já que oferecem mais experiências ao consumidor, como um line-up mais selecionado, assim como os tipos de bebida e público. É uma opção interessante para quem gosta de eventos mais exclusivos”, destaca ela. 


Verdadeira amante do carnaval desde criança, Júlia ressalta que a festa ajuda a fomentar a cultura, o turismo e a economia da cidade. “Retomar essa cultura tão significativa para o brasileiro é trazer de volta momentos de lazer para a população. Ribeirão tem muito potencial em relação ao carnaval”, comenta Júlia, que entende que a cidade perdeu um pouco da tradição carnavalesca nos últimos anos. “Hoje, vejo poucos eventos que representam, de fato, o carnaval em Ribeirão, mas sei que isso vai melhorar nos próximos anos, acompanhando o crescimento da cidade”, diz a influenciadora, que curtiu o pré-carnaval do Bloco Califórnia, e que deve aproveitar os dias de folia no Kauai Sports e em alguns blocos de rua pelo município.

 

PROGRAMAÇÃO 

 

Carna diversidade
Quando: 9 e 18 de fevereiro, a partir das 18h 
Onde: rua Visconde do Rio Branco, 1346
 

Festa das Flores
Quando: 9 de fevereiro, a partir das 18h30 
Onde: concentração na esplanada do 
Theatro Pedro II
 

Carnavalzinho no Vila Tecnológica
Quando: 10 de fevereiro, a partir das 9h
Onde: Centro Cultural Vila Tecnológica (rua Américo Bíscaro, 21-85)
 

Carnarock da Tribos
Quando: 10 de fevereiro, a partir das 13h
Onde: Praça Sete de Setembro 
 

Bloco do Baixo Centro: Carnaval na Baixada
Quando: 10 de fevereiro, a partir das 14h
Onde: rua José Bonifácio, 50 / rua Duque 
de Caxias, 141
 

Intervenção ao vivo com os artesãos inspirados por Mané Gaiola
Quando: 10 de fevereiro, a partir das 14h
Onde: rua Tibiriçá, 50
 

Carnaval Shopping Iguatemi Ribeirão Preto
Quando: 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, 
a partir das 15h
Onde: Open Mall do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto 
 

Bloco Purpurina
Quando: 10, 11 e 13 de fevereiro, 
a partir das 15h
Onde: rua General Osório, 1292
 

Cortejo Maracatu Nzila Baque Angola
Quando: 10 de fevereiro, a partir das 16h
Onde: rua Espírito Santo, 2547
 

CarnaGroove: A Folia dos Ritmos
Quando: 10 de fevereiro, a partir das 17h
Onde: rua Américo Bíscaro, 21-85
 

Drag Folia: filhas de Carmen Miranda!
Quando: 10 de fevereiro, a partir das 20h
Onde: rua General Osório, 1292
 

Bloco Afoxé Omó Orùnmilá
Quando: 10 de fevereiro, a partir das 20h
Onde: rua Ludovico Bestell
 

Bloco Mané Gaiola
Quando: 11 de fevereiro, a partir das 10h30
Onde: rua Visconde do Rio Branco, 566 e 496
 

Carna Rock
Quando: 11 de fevereiro, a partir das 14h
Onde: rua Marcos Markarian, 377
 

Escola de Samba dos Embaixadores
Quando: 11 e 13 de fevereiro, a partir das 14h
Onde: rua Ribeirão Preto, 1111
 

Bloco Cavalo Manco
Quando: 11 de fevereiro, a partir das 14h
Onde: Praça Sete de Setembro
 

Um Amor Em Cada Bloco 
Quando: 11, 12 e 13 de fevereiro, a partir das 15h
Onde: rua Visconde do Rio Branco, 710

Carna João Rossi
Quando: 11 e 13 de fevereiro, a partir das 15h
Onde: rua Mascimo Bernardes, 524
 

Bloco Independência
Quando: 11 de fevereiro, a partir das 15h
Onde: Praça República do Líbano
 

Bloco do Zinho
Quando: 11 de fevereiro, a partir das 15h
Onde: rua Professor Felisberto Almada, 511-601


Bloco De Rua No Covil do Lobo
Quando: 11 de fevereiro, a partir das 16h
Onde: rua Piracicaba, 1825
 

Roda de Samba
Quando: 12 de fevereiro, a partir das 18h
Onde: Praça do Canhão 
 

Cortejo Cênico SAMPALHAÇAS
Quando: 13 de fevereiro, a partir das 10h30
Onde: rua Visconde do Rio Branco, 496 - 566
 

Carnaval de Rua com o Bloco do Fubá
Quando: 13 de fevereiro, a partir das 15h 
Onde: rua Pedro Giroto, 1.075
 

Tutubloco - Carnaval de Rua
Quando: 13 de fevereiro, a partir das 17h 
Onde: Praça Sete de Setembro 
 

Donabá com Fanta Konatê
Quando: 15 de fevereiro, a partir das 19h30
Onde: Teatro Municipal de Ribeirão Preto
 

Bloco do Fubá
Quando: 17 de fevereiro, a partir das 14
Onde: rua Professor Felisberto Almada 511-601 


Fotos: arquivo pessoal e Freepik

Compartilhar: